Segunda Semana "Leia um Livro de RPG em Público!" Comemora o Aniversário de Gary Gygax

[quote=www.theescapitst.com]A SemanaLEIA UM LIVRO DE RPG EM PÚBLICO' (Read RPGs in Public) é um evento que acontece 3 vezes por ano, durante as semanas dos dias 4 de março, 27 de julho e 1° de outubro. Durante essas semanas, RPgistas são encorajados a pegar os livros de regras que mais gostam, sair de casa e lê-los em público - no ônibus, na cafeteria, no almoço, no parque, ou em qualquer lugar (contanto que não atrapalhe as atividades no trabalho, escola, igreja etc.).

Qual o motivo dessa campanha?

O objetivo é tornar nosso hobby mais visível. Sair do porão, fazer com que mais pessoas tenham contato com o RPG. Algumas pessoas vão ficar curiosas e acabar perguntando o que você está lendo, o que te dará a oportunidade de explicar o que é o hobby. Algumas delas podem se interessar o suficiente para querer experimentar. Antigos RPgistas podem ver você lendo e lembrar dos bons momentos que tiveram jogando, talvez até voltem a jogar.

Que livro eu devo ler em público?

A escolha é sua. Pessoalmente, eu gosto de escolher livros com capas chamativas, que prendam a atenção de quem passa. A arte na capa da maioria dos livros de RPG costuma ser incrível, quando você Le um deles em público, alguém certamente vai fazer um comentário.

Você também deve tentar escolher livros mais ‘agradáveis', ‘digeríveis'. Pessoas que não estão familiarizadas com o hobby podem não achar graça em títulos como ‘Kill Puppies for Satan' ou ‘Kobolds Ate My Baby'. Evite livros que vão ofender as pessoas ao redor - NÃO LEIA ‘DEMON: THE FALLEN' NA IGREJA. Claro que esses livros são divertidos e não fazem mal a ninguém, mas não vão ajudar a divulgar o RPG.

Por que três semanas? Por que não só uma?

O problema com eventos anuais é que há muito tempo entre uma edição e outra. Se você perder uma, terá que esperar o ano inteiro pela próxima. Já que a semana ‘LEIA UM LIVRO DE RPG EM PÚBLICO' é um projeto bem simples e sem custos, por que não três semanas?

Mas por que essas três semanas?

Nos Estados Unidos, em 2008, 4 de março foi proclamado o ‘Dia do Mestre' (GM's Day - Game Master, não General Motors), coincidentemente, foi o mesmo data em que faleceu Gary Gygax, co-criador do Dungeons & Dragons. 27 de julho era o aniversário de Gygax, e 1° de Outubro é o aniversário de Dave Arneson, o outro co-criador de D&D.

Por que a semana ‘LEIA UM LIVRO DE RPG EM PÚBLICO' é um evento especial? Não posso fazer isso quando eu quiser?

Claro! Faça o tempo todo! Seria incrível! O motivo deste evento é encorajar os RPgistas a tornar o hobby mais visível, responder perguntas que as pessoas que não conhecem o jogo possam ter e gerar interesse para que eles queiram jogar também.A campanha existe para motivar os RPgistas a divulgar o hobby, se ao invés de três semanas durar o ano todo - ou, ao invés de ler, as pessoas decidirem jogar em público - melhor ainda!

Mas eu já leio livros de RPG em público!

Ótimo! Continue assim!

Eu li um livro de RPG em público e você não vai acreditar no que aconteceu! Quer saber?

Claro! Mande um e-mail contando a sua história para RPGadvocate arroba gmail.com
Também envie fotos e não se esqueça de me avisar se eu posso divulgar sua história no Escapist Blog.

Além de ler um livro de RPG em público, como eu posso divulgar essa campanha?

É só colocar um link para essa página no seu blog ou site. Você também pode usar o banner abaixo.

Se você tiver conta no Facebook, participe da Facebook page for Read an RPG Book in Public Week. Ou no Twitter, comente com seus seguidores sobre a Semana ‘LEIA UM LIVRO DE RPG EM PÚBLICO' e não se esqueça de usar a hashtag #readrpgs.


Obrigado por participar![/quote]

Se participarem, não se esqueçam de pôr aqui as fotos! Happy

Vejam aqui o primeiro evento que já aconteceu este ano.

Eu ando a ler o Player’s Handbook de D&D 4a ed, em preparação prá campanha de Dark Sun. :slight_smile:



–~~–

Em breve coisinhas novas!

Líder inconsciente do ultra-secreto grupo anti-D&D (mas só na edição 5.3)

Eu ando a ler o livro de L5R 4th Edition, já vou no Book of Fire.

P.S.: Visualmente o livro tá LINDO!

Actualmente estou a acabar de ler The Masks of Nyarlathotep, essa brilhante campanha para Call of Cthulhu, e a prepará-la para jogar em Agosto. Mas sinceramente, ler rpgs na rua é coisa que faço amiúde já que ando sempre com um livro desses debaixo do braço seja onde for.

Eu estou a reler o Mouse Guard e vou começar a ler o Dresden Files (Your Story). São dois belos livros para mostrar em público.

Não é bem livro a serio mas ando a ler o Quickstart para Battlestar Galactica para experimentar pa semana.

após isso não sei bem o que pegar para experimentar.

… algures em viagem entre a Bélgica e a França! :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Boas, já ando aqui no abreojogo a uns tempos, mas ainda só me envolvi nos jogos de tabuleiro, gostaria se saber mais um pouco sobre livros de RPG, a minha experiência neste tipo de livros limita-se aos livros de Aventuras Fantasticas de Ian Livingstone. Por onde devo começar, que livros devo arranjar, que material necessito para entrar neste mundo dos livros de RPG.

Cumprimentos

Olá André e bem-vindo a estas andanças!

Assim logo de repente podes sempre carregar no separador aqui em cima que diz “Ajuda” e escolheres o sub-menu que diz “Sobre os jogos de RPG”.

Tens lá um F.A.Q. e alguns outros documentos de interesse.

De resto tudo depende dos teus gostos pessoais, tempo disponível, número de potenciais jogadores (e os seus gostos deles) e orçamento que tens disponível.

Se puderes clarificar esses pontos de certeza que te podemos ajudar mais facilmente. :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Oi, Pedro! Como disse o jrmariano, podes encontrar aqui os artigos de introdução aos RPGs que os membros do abreojogo têem escrito ao longo dos anos. Também te posso sugerir este primeiro episódio que gravei para o meu podcast, o Jogador-Sonhador.

[quote=AndrePOR]Por onde devo começar, que livros devo arranjar, que material necessito para entrar neste mundo dos livros de RPG.[/quote]Com a experiência que já tens sobre jogos de tabuleiro, imagina que alguém te apresentava essas mesmas questões para começar a jogar boardgames. Se calhar, perguntavas-lhe de que coisas é que gosta, né? Se curtisse guerra e fantasia medieval, mostravas-lhe talvez um Battlelore. Se gostasse de comboios, um Ticket então. Se gostar de muita interactividade e tiver algum tempo disponível, Settlers seria uma hipótese. Por outro lado, se não gostar de negociação e quiser um jogo que termine mais depressa, há sempre um Carcassone.

Assim, quanta mais informação nos deres, mais te podemos tentar aconselhar. Entretanto, se puderes encontrar alguém que já jogue RPGs perto de ti ou se puderes aparecer num dos eventos que vão sendo aqui anunciados no abreojogo, podes experimentar uma sessão e ter um gostinho do que são estes jogos.

Boas, eu tenho algumas ideias destes livros, tenho muitos livros do D&D, warhammer,dresden files e mais alguns em formato digital, e já dei um espreitadela em alguns deles, mas é tanta informação em tantos livros que para quem não conhece muito, parece uma grande confusão. De qualquer maneira D&D e Warhammer parecem os meus favoritos assim à primeira vista.

Quais são os livros que devo começar a ler, os Core books claro, e depois em termos de aventuras devo ir de seguida em relação aos que sairam, ou não tem uma ordem especifica?

Olá Pedro,

Quanto a Warhammer não te posso dar grande ajuda, quem percebe mais disso é o Mariano. Qunato a D&D posso dizer-te que já joguei as edições 3.5 e 4, sendo que, na minha opinião, a 4 é muito mais intuitivo e fácil de começar a jogar, por isso aconselho-te leres pelo menos o Player Handbook, para ficares com uma ideia de como o jogo funciona.

Ainda num ambiente de fantasia medieval tens outro jogo que gosto bastante, The Shadow Of Yesterday e que está disponível à borla e é bastante mais leve em termos de regras do que WFRGP ou D&D4.

Tens ainda mais leve do que estes todos Wushu Open, é apenas um sistema que tenta trazer bastante acção para o jogo mas sem mundo definido, mas no fim do livro trás um exemplo do jogo a ser aplicado ao universo de fantasia medieval.

De resto se tiveres oportunidade de ir a um encontro nacional, ou algum regional de Lisboa ou do Porto, avisa que tens sempre pessoal por essas bandas que te pode encaminhar melhor.

Já agora fica a nota que vão ser feitas em breve demonstrações do novo mundo de D&D4, Dark Sun, em Coimbra e no Porto.

Boa sorte e qualquer ajuda que precises é só postar :)

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

[quote=AndrePOR]Quais são os livros que devo começar a ler, os Core books claro, e depois em termos de aventuras devo ir de seguida em relação aos que sairam, ou não tem uma ordem especifica?[/quote]Tal como acontece com os manuais mais longos dos jogos de tabuleiro ou dos wargames, ás vezes um gajo já não sabe se está a ler para jogar ou já a ler só por ler, pois há livros que se tornam entediantes pela grande quantidade de regras que têem para explicar. Tendo em conta este tópico, é certo que todos nós gostamos de ler livros mas, nos caso dos RPGs, é concerteza com o intuito de os jogar.

Assim, os livros de RPG não são propriamente uma colectânea de Aventuras Fantásticas que é para ser lida de uma ponta à outra, de facto não têem necessariamente uma ordem específica. Tu lês os Corebooks para entrares dentro do esquema e depois deves jogar para sentir como é que tudo funciona (ou jogas uma sessão com alguém que te explique tudo, mesmo antes de precisares de ler os livros).

Depois de jogares é que deves procurar outros livros que vão ao encontro daquilo que queres fazer em sessão. No caso de D&D, poderás estar especialmente interessado nas aventuras se quiseres desempenhar o papel de DM mas, se estiveres mais interessado em explorar as muitas opções de criação de personagem como jogador, poderás preferir, por exemplo, o Player's Handbook 2 ou 3. Eventualmente, se gostares mesmo de RPGs, vais querer ler tudo e experimentar ser tanto DM como jogador.

Em relação a Warhammer, acho que a caixa principal já tem practicamente tudo o que precisas, mas o jrmariano poderá nos elucidar sobre as opções adicionais que já existem. Entretanto, podes ouvir uma nossa conversa sobre o novo Warhammer no episódio 11 do Jogador-Sonhador.

Portanto, gostas de fantasia medieval em geral ou de algum género em particular? Mais estilo Lord of the Rings ou Game of Thrones? "Feiticeiro da Montanha do Fogo" ou "A Cidade dos Ladrões"? Warhammer consegue ser muito diferente de D&D e, além das outras opções que o Red apresentou, também tens o Dragon Age e o Mouse Guard que são dois RPGs deliberadamente pensados para quem está a dar os primeiros passos neste tipo de jogos.

Quanto a D&D podes ir já lendo umas coisitas para te ires iniciando nessas andanças pois a editora já disponibilizou em PDF a primeira aventura publicada que inclui um resumo das regras. Podes sacá-la nesta página (a segunda e a terceira a contar de cima): https://www.wizards.com/dnd/TryDnD.aspx

Se puderes esperar um pouco até Setembro a editora do D&D vai lançar uma linha especial para introduzir novos jogadores chamada Essential e começa já com o Starter Set (https://www.wizards.com/dnd/Product.aspx?x=dnd/products/dndacc/244660000)

Além de ser barata pelo vídeo que vi parece bem apetrechada para se começar da melhor maneira pois introduz as regras passo a passo recorrendo a uma aventura linear com opções tipo Aventuras Fantásticas. Ao fazeres escolhas o texto sugere-te classes de personagens e valores de características.

Além do Starter Set vão sair mini-suplementos para os monstros e para o Mestre de Jogo.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

O que eu gostaria muito era mesmo de experimentar com alguém que já soubesse as regras e me pudesse encaminhar, mas infelizmente não conheço ninguém, nem sei onde posso encontrar aqui na zona (Nazaré). Outro problema que tenho é falta de pessoal para jogar, mesmo com os jogos de tabuleiro tenho dificuldade em formar um grupo de pessoas que joguem com regularidade.

Em relação aos temas, não sou muito esquisito, mas penso que os meus temas favoritos deverão ir ao encontro daquilo que eu gosto mais de jogar em RPG's no PC, Elder Scrolls, Diablo, Witcher, Star Wars. Mas penso que se o livro tiver uma boa base, posso jogar qualquer tema.

Nesse aspecto estás como eu que moro em Almeirim e não existe mais ninguém que jogue por aqui. Quando é que apareces por cá? :stuck_out_tongue:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Star Wars tem o seu próprio RPG, e para os outros (Diablo, Elder Scrolls) eu sugeria Dungeons and Dragons. Witcher seria perfeito para Mage: Dark Ages, ou mesmo Hunter: Dark Ages.

___________________________________________

"Sete Dias de Criação"