#segundadejogos [01-05-2023]

'bora antes que seja 2f outra vez :joy:

O que foi à mesa a semana passada?

2 Curtiram

Foi uma semana com muitas partidas, embora as mais numerosas sejam de um jogo que demora menos de 5 minutos em média.

5 partidas de That’s not a hat!… Quase não é um jogo, mas pronto. Lá se jogou 5 vezes numa semana!

Tive também a oportunidade de ensinar o Hive e jogar 4 vezes. É sem dúvida um dos grandes clássicos dos jogos modernos.

O grupo combinou fazer um “campeonato” de Heat: Pedal to the metal. Três corridas com todos os módulos. Começamos 5 jogadores humanos, mas um foi substituído por um bot na segunda corrida. Correu-me pessimamente, mas é uma experiência gira… Não sei se o módulo dos patrocinadores não será “excessivo”, mas é algo a verificar numa próxima experiência.

O Palaces of Carrara tem ido à mesa nos últimos tempos e é o jogo que recebi na última Math Trade que tem tido mais uso.

E voltei a jogar The Pillars of the Earth 9 anos depois da última partida que tinha feito. E o jogo continua a ser bom…

Já agora, encaixando na conversa sobre o plástico nos jogos, desta lista só o Heat tem plástico em quantidade significativa. Os outros, tirando o insert do Pillars, só o têm actualmente nos sacos que guardam os componentes…

3 Curtiram

Participei no torneio de Carcassonne e no fim ainda deu para um Chakra e um TEN.

De resto fiz “só” uma partida de Twilight Imperium.

1 Curtiu

Por falar em math trade, o teu Auf Achse já foi à mesa quatro vezes. Gosto bastante do jogo :smiley:

2 Curtiram

:grinning:

Exactamente as mesmas do Palaces of Carrara.

Sim, o jogo é fixe. Tenho pena de não o ter jogado mais vezes…

1 Curtiu

Fim de semana calmo:

Engraçado. Pensei que fosse mais fraquinho mas o jogo tem a sua piada. Gostava de repetir porque é daqueles jogos em que quanto mais jogas mais percebes em que investir.
Ainda assim, aprovado para jogo rápido.


Continua a ser dos meus favoritos.
É daqueles jogos que se comparam sempre com outros. No caso, com o Raiders of the North Sea. Mesmo autor (co-autor no RotNS, autor no RoS). Curiosamente, toda a gente que me fala disso diz que gosta mais do RotNS mas diz também que nunca jogou o RoS. :rofl:
Finalmente tive um feedback de quem jogou os dois que diz que o RoS vale mais a pena pois é como que o RotNS com expansões mas numa embalagem mais pequena e mais barato sendo que o RoS até tem uma coisinha a mais. Assim sendo…


E este, por fim. Desta vez dizemos uma pequena alteração às regras para adaptar melhor a 3 jogadores já que se não o fizéssemos as rondas terminariam num instante se assim quiséssemos.

Levei uma coça, desta vez… ui!

3 Curtiram

Uma semana também calma onde uma ida ao A Jogar É Que A Gente Se Entende com o meu filho deu para animar alguma coisa.

3X
Duas a solo e uma vez com o meu filho. Continuo a achar o jogo um bom exercício.

1X
Com o meu filho que continuar a adorar o jogo. Foi o primeiro que jogámos no café, quase como um aquecimento.

2X
Já o tinha jogado há uns bons anos e estava na ideia que era mais complexo. Talvez porque tenho jogado Space Base no BGA e pensava que eram mais parecidos. De qualquer forma o miúdo adorou e quis repetir.

2X
ehhh, o jogo parece-me interessante e o aspeto é bastante bom. No entanto não conseguiu fazer clique e julgo que se perde nos imensos jogos da mesma gama. Foi agradável o suficiente para repetir, mas temo que vá cair no esquecimento se não for convidado para jogar mais vezes.

1X
Jogado um pouco à pressa. É giro e consegue ser interessante na profundidade de um conceito simples, quase infantil. Um que gostaria de repetir com mais calma e, talvez, mais gente.

3 Curtiram

Por acaso também gosto muito do Carrara.

Se um dia quiseres voltar a jogá-lo também se combina :slight_smile:

1 Curtiu

Spoiler alert: o update da próxima segunda não vai apresentar tanta variedade quanto este! Está a ser uma semana complicada de trabalho, tanto que até venho fazer aqui o update quase na segunda-feira seguinte…

Darwin’s Journey (x2)
Foi a primeira (e segunda) vez que o joguei e estou com um sabor agridoce em relação a este. Estava com as expectativas muito elevadas mas parece que preciso de uma terceira jogada a ver se resolvo estes mixed feelings. Jogamos a 2 jogadores e senti um aperto enorme em relação ao dinheiro e à capacidade de fazer ações. Depois jogamos a 4 jogadores no mesmo dia e foi uma experiência, sem dúvida, muito melhor!

Terraforming Mars
Um jogo que dispensa apresentações e que é sempre uma maravilha de levar à mesa. Já não jogavamos há algum tempo mas sabe sempre bem voltar a ele, especialmente assim em 3D porque o tabuleiro final fica com muito bom aspeto.

Marvel United
No dia dos super heróis o Daredevil e a Elektra deram luta ao sr Kingpin e foram bem sucedidos, mas não esteve fácil.

Woodcraft
Foi uma primeira partida que deixou vontade de uma segunda para breve. Apesar de ao início ter ficado logo sem blueberries e de ter tido uns primeiros turnos muito poucos produtivos, de repente a coisa lá desbloqueou e teve um final muito equilibrado. Ainda consegui construir uma gaming table!

Atiwa
Mais um jogado pela primeira vez e está fantástico… Nada que não esperasse de um Rosenberg mas ainda gostei mais do que já contava.

Revive
Para não variar dos anteriores, foi a primeira vez que foi jogado e está muito bom. Acho que vai ser daqueles jogos que, mesmo que perca, me vou divertir a jogar. Para a próxima espero evoluir mais nas tracks do tabuleiro individual mas estava a gostar da parte da descoberta no tabuleiro principal e não dá tempo para tudo.

Oranienburger Kanal
Para terminar bem, o último foi mais um jogo de Uwe Rosenberg jogado pela primeira vez e do qual gostei bastante. Dos 2 do mesmo designer experimentados de fresco gostei mais do Atiwa mas este surpreendeu mais.

6 Curtiram

Bites é fantástico! Praticamente tudo o que procuro num filler. Só peca pelo setup moroso, mas ainda assim quero experimentar Double Bites - o dobro da comida! - pelo menos uma vez :smile:

2 Curtiram

Por isso referi que gostaria de experimentar novamente. Realmente, o setup daquilo é um pouco para o exasperante. Sinceramente passaria ao lado a montagem daquela espécie de pódio.

1 Curtiu

Ora aqui está uma semana bem produtiva e com vários jogos que quero experimentar.
Curiosamente voltei esta semana ao Terraforming Mars e fiquei surpreendido… (a contar no próximo episódio desta série).
Quando ao Darwin’s Journey, sempre o joguei a 3 ou 4, por isso posso não ter sentido as dificuldades que falas.

1 Curtiu

@lbaixinho quais os que gostavas de experimentar? :slightly_smiling_face:
Quando jogamos Darwin’s Journey a 4 jogadores também não senti nada como na experiência a 2. Da próxima vez a 2 cá por casa logo vejo se foi problema meu por ser a primeira vez que o estava a jogar, ou se é mesmo algo do jogo (esperando que não porque gostei a 4).

1 Curtiu

Mage Knight, principalmente. Ainda fiz uns joguinhos de Codenames Duet com a cara metade e o clássico Feast for Odin que não pode faltar. Ando à espera de quórum para uma boa sessão de Rising Sun.

1 Curtiu

Woodcraft, Atiwa, Oranienburger Kanal e Revive. :smiley:

2 Curtiram

Chegou agora o Woodcraft. :sweat_smile:
Já tinha mas vendi porque encomendei a dobrar. :man_facepalming:
Menos mal: vendi ao mesmo preço que comprei e fiz alguém feliz.

1 Curtiu

Faz lá um vídeo de explicação!

2 Curtiram

Estava a pensar nisso…

2 Curtiram