#segundadejogos [05-06-2023]

Que tal de semana lúdica?

E qual o balanço do 1º semestre? Algum jogo já na calha para melhor do ano?

2 Curtiram

O encontro semanal do Grupo de Boardgamers do Porto coincidiu com o dia da criança e por isso levei a pequenita ao encontro e ela jogou

com pessoal que estava por lá.

Já comigo, pudemos jogar o

e a estreia para ambos foi interessante.
De alguma forma, a natureza legacy do jogo tinha-me escapado. Talvez ainda o junte à colecção pois ela achou piada ao jogo…

No sábado, o grupo regressou a uma tradição que sofreu bastante com os anos da pandemia. O nosso pic-nic lúdico… É um dia excelente em que se pode jogar bastante, conviver, comer e desfrutar do ambiente campestre.

Também é quase obrigatório nestes eventos para mim e este ano voltamos a poder gozar do prazer que é jogar Maria.

Deu também para duas partidas de

que já não jogava havia imenso tempo… É um jogo que me agrada, mesmo com a possibilidade de ser desequilibrado e algo caótico.

Pude ensinar e jogar

duas vezes, curiosamente com a cópia que vendi. É um excelente jogo rápido de controlo de área com regras simples e decisões interessantes.

Já mais pela noite brinquei um pouco com

e o dia concluiu-se com um

em que ficamos a um ponto da pontuação perfeita!

Uma boa semana, sem dúvida!

3 Curtiram

Mais uma semana sem jogatana! :no_mouth:
Quanto ao balanço do primeiro semestre, ainda faltam 24 dias… :face_with_hand_over_mouth: … mas para já o grande candidato a surpresa do ano vai para o Frostpunk, sem grandes dúvidas.

1 Curtiu

Certo, mas isto tem de ser quando me lembro, ou não seria improvável derrapar para Setembro :joy:

Um dos melhores que joguei este ano é o Imperium: The Contention, mas já é de 21. E agora que penso nisso não tenho jogado muita coisa recente, as minhas maiores expectativas estão no Stationfall :eyes:

1 Curtiu

Ainda não consegui jogar nem Maria nem GtR. Ando para PnPar o 2º, mas já sei que vai ser uma trabalheira :smiling_face_with_tear:

Já acabámos a campanha do Dorfromantik, o constante desbloquear de tiles e objectivos está muito giro! Perto do final acaba por se sentir meio repetitivo, e confesso que agora que (praticamente :sweat_smile:) batemos o score máximo não tenho grande vontade de o puxar. Still, as 16 ou 17 partidas valeram bem a pena.

Wavelength é sempre tempo bem passado :slightly_smiling_face:

Para jogo do ano, olhando apenas para as coisas que só experimentei pela primeira vez este ano, destacam-se:

Undaunted: Stalingrad - 5 plays
First Published 2022
Undaunted: Stalingrad, Osprey Games, 2022 — front cover (image provided by the publisher)

Um wargame com sistema de campanha, completamente possível de reiniciar e repetir, num dos cenários mais extremos da segunda guerra mundial, seria sempre um candidato.
Para já, as 5 partidas foram boas experiências e a progressão interessante. A forma como são implementadas as mudanças resultantes de cada batalha está muito bem engendrada.
A narrativa escrita para os cenários não é fascinante ou particularmente artística, mas a que resulta do jogo em si é muito curiosa.

East India Companies - 2 plays
First Published 2023
East India Companies, HUCH! / R&R Games / Atalia, 2022 — front cover

Em económico curioso que me deixou a pensar sobre como funciona o seu mercado e formas de o explorar…

Horseless Carriage - 2 plays
First Published 2023
Horseless Carriage cover

Um Splotter tem sempre que ser, pelo menos, considerado para este tipo de escolha…
Neste caso, tendo duas partidas analógicas e três em modo online, não sei se terá chegado o meu limite. O Bus é o meu jogo preferido da Splotter, em grande parte por permitir muita interação entre os jogadores. Neste Horseless Carriage, parece-me que o foco principal está na construção da fábrica, um puzzle espacial que até é interessante, mas que começa a cansar-me… Veremos.

Revive - 2 plays
First Published 2022
Box cover

A primeira partida deixou-me pouco animado, mas a segunda já foi bem melhor pois já tinha mais condições para escolher um rumo e planear à volta disso. Está bom, mesmo sendo um jogo algo intrincado e com aquela coisa algo aborrecida que se vulgarizou de termos acções e micro-acções encadeadas e termos também facções assimétricas para dar “variedade” ao jogo… Prefiro facções simétricas e que sejam as decisões dos jogadores a trazer a variedade, mas pronto…

Virtù - 1 play
First Published 2022
Virtù, Super Meeple, 2021 — front cover (image provided by the publisher)

Este teno que experimentar de novo, mas a partida que fiz agradou muito…

Cat in the Box: Deluxe Edition - 1 play
First Published 2022
Cat in the Box: Deluxe Edition, Bézier Games, 2022 — front cover (image provided by the publisher)

Uma interessante variação sobre os jogos de vazas. Espero poder voltar a jogar algumas vezes para avaliar melhor.

Sniper Elite: The Board Game - 1 play
First Published 2022
Sniper Elite: The Board Game cover

Está fixe. Um dos melhores jogos de movimento escondido que já experimentei. Talvez um pouco mais demorado que o desejável, mas isso só com mais partidas se pode avaliar bem…

3 Curtiram

Não conheço o The Contention mas o Stationfall também me parece ter muita pinta, esse gostava de eventualmente experimentar :wink:

A responder com praticamente uma semana de atraso, o que dá logo para perceber que a disponibilidade não foi a mesma.

1x
O miúdo andava há um par de tempo a pedir para jogar e pronto. É divertido mas a quantidade de “poderes” diferentes faz com que seja sempre um martírio aprender ou reaprender.

1x
A solo. Na verdade comecei-o no domingo e apenas acabei no dia seguinte, o que faz que não seja inteiramente correto colocá-lo nesta semana.
À semelhança do Terraforming Mars, adoro a experiência mas neste caso não o acho tão temático.

2 Curtiram