#segundadejogos [08-05-2023]

Mais uma ter… ahem#segundadejogos :sweat_smile:

O que se jogou por aí?

3 Curtiram

Pois é. Levaram-me outra vez para um beco escuro e meteram-me a jogar jogos de tabuleiro.
O escolhido foi o Carnegie que estava na minha to play list há bastante tempo e devo dizer que não desapontou. O jogo é bonito e joga-se bem. É daqueles jogos com um ritmo bom, a começar devagarinho, com as ações a parecer que não se faz nada mas depois começamos a fazer mais e mais e a perceber onde está a estratégia. O confronto entre jogadores é suficiente sem ser demasiado.
Mais um aprovado!

------------ EDIT ----------------
Pois foi! Também joguei ao Lama! Um clássico de fim de noite.

------------ /EDIT ----------------

Se alguém quiser ver-me fazer jogadas de caca só para entalar os outros:
(só aconteceu uma vez e nem reparei o quanto ia lixar - pensei que era só um pouco)

4 Curtiram

Bem além de ter ido ao beco escuro com o Jotta e jogar o Carnegie e Lama, também joguei a solo:

ERA Medieval Age
Deckula
Noch Mal
Onirim
The Brambles
Nations Dice Game

4 Curtiram

Para contrastar com o tópico da semana passada que foi recheado de jogos, esta semana só vos apresento um mas que durou umas boas horas.

Frostpunk: The Board Game
Nunca joguei o video game para poder comparar mas, apesar de ainda só ter jogado uma vez, posso dizer que o board game está muito muito intenso (e muito muito bom!). Jogamos a 2 jogadores e não chegamos vivos ao final do primeiro cenário mas não acredito que jogando a 3 ou a 4 fosse ficar mais fácil. O jogo é mesmo para ser difícil e aí é que está o desafio… Para primeira jogada acho que poderia ter sido pior, ainda conseguimos sobreviver durante 10 rondas, incluindo 2 tempestades.

4 Curtiram

Também joguei Carnegie pela 1ª vez, a 3. Mesmo com o caveat de não ser muito a minha onda, não desgostei… mas também ainda não convenceu. O interplay das escolhas acções e alguma pressão na construção estão engraçados, mas no geral achei demasiado confortável. Ainda assim quero ver se repito esta semana a 4, para tirar a teima :eyes:

1 Curtiu

Frostpunk é fantástico! Também ainda não conseguimos ganhar o 1º cenário. Da última vez sucumbimos ao “Inevitável” já com o final à vista, foi um golpe duro :smiling_face_with_tear:

2 Curtiram

Que tal o Deckula? Vale a pena PnPar isso? :eyes:

Por aqui sentimos que ainda nos vamos manter no primeiro cenário durante algum tempo mas não resistir já com o final à vista deve ser do pior que pode acontecer. :no_mouth:

É engraçado, tem alguma rejogabilidade, a complexidade é baixa, joguinho rápido para 10 minutos. Se tiveres um método simples e sem grandes custos vale a pena.

1 Curtiu

Na semana passada, o That’s not a hat continou a demonstrar a sua natureza de filler adequado a ambiente familiar ou de festa. 6 partidas na semana passada.

Também o Pistas cruzadas resulta bem nesses ambientes e as 4 partidas da semana passada são prova disso.

Coisas mais “carnudas”…

O regresso ao Taj Mahal depois de 5 anos correu muito bem.

A estreia para mim do Darwin’s Journey foi interessante. Mais uma vez, é um jogo intrincado e complexo com muitas relações entre os vários aspectos do jogo que não é a minha praia. Normalmente a primeira partida destes jogos, para mim, é fraca. Estou mais interessado em observar as várias mecânicas do que em ter uma performance competitiva e costumo estar algo desinteressado a meio do jogo. Numa próxima partida, já estarei mais focado em tentar jogar bem.

Já agora, como é que se fazem os links para os jogos no BGG aparecer numa caixa “separada” como está na resposta do @joaojotta ? Acho que já fiz isso uma vez, mas não me lembro como…

5 Curtiram

Em vez de inserir hiperligação com título opcional, basta colar o link como texto no comentário.

https:// boardgamegeek .com/boardgame/237182/root (sem os espaços, claro) resulta no exemplo abaixo:

1 Curtiu

Obrigado.

Devo ter feito isso da outra vez e depois tornei-me perfeccionista… :stuck_out_tongue:

Uma semana com uma boa colheita :slight_smile:

1x
Finalmente terminámos um jogo que esteve em cima da mesa vários dias. Foi arrumado, mas o mais novo quer voltar a procurar artefactos…

20230503 Playing Terraforming Mars

3x
Todas a solo. Voltei a pegar nele porque é um dos próximos jogos de um torneio que temos em Viana. Está sempre no meu top e como já não o jogava à perto de 3 anos fazia com que por vezes não me sentisse confortável com essa afirmação. No entanto ao voltar a jogá-lo senti que o lugar dele continua bem seguro. Não é o melhor jogo do mundo (nem tenho conhecimentos para dizer qual seria), no entanto comigo funciona de uma forma super oleada. É uma horinha onde consigo alhear-me de tudo com mecanismos que gosto e num tema que adoro.

6x
No torneio em Viana. Ganhei todos excepto o último…

2x
Finalmente consegui experimentá-lo. Confirmo que é divertido e que com o grupo certo é o garante de um bom bocado bem disposto. Não é propriamente um estilo de jogo que procure, mas também não recuso uma boa sessão.

4x
No mês passado oferecemos este jogo e o Millions a um colega do meu filho. Foi a desculpa para o desenterrar e jogá-lo em família para o meu filho aprender e assim mais tarde ensinar o colega. É um jogo simpático e que consegue cativar o suficiente para ser jogado várias vezes. No entanto fico sempre com a sensação que há algo errado quando todas as opções que temos numa determinada altura são más. Talvez algo que tenha sido corrigido na nova versão.

20230507 Playing The Isle Of Cats

2x
Uma das vezes com o meu filho e outra com ele e a minha companheira. Gosto do jogo mas demora imenso tempo para o que é. Na segunda vez retirei o draft (sim, sou um herético) e a coisa melhorou um pouco. Curioso, achei mais piada assim já que além de demorar um pouco menos, obrigou-me a utilizar uma estratégia que dificilmente iria utilizar se tivesse acesso ao draft. Provavelmente iremos adoptar esta house rule em casa.

3 Curtiram

@lbaixinho foi realmente uma boa semana de jogos. Quanto ao The Isle of Cats, retirando o draft jogaram como? Com cartas aleatórias do baralho?

Gostando muito do Clank e tendo adorado o Clank Legacy estou muito curiosa com esse Clank Catacombs (e com o novo Clank Legacy 2)… E ainda não experimentei o Clank In Space.

1 Curtiu

@ritajesus Em cada turno cada um biscava 7 cartas, escolhia as que queria (pagando os peixes) e descartava o resto.

Além do Clank, apenas joguei o In Space. Na altura não achei grande piada, mas as condições não foram as melhores. Numa Leiria Con e aprender a jogar.

1 Curtiu

É só colocar o link do BGG que ele faz automaticamente. Tens é que dar o enter, não podes escrever à frente do link.
(desculpa a demora mas não tinha reparado antes)

1 Curtiu