#segundadejogos [13-03-2023]

Bem, às tantas ou me baldo ao compromisso ou pelo menos mudo-lhe o nome :sweat_smile:

E tenho de perguntar: vale a pena continuar a duplicar aqui?

Claramente não está a pegar, e quem não consegue participar no facebook também não o está a fazer aqui.

De qualquer maneira esta semana estamos on! O que jogaram por aí?

4 Curtiram

Troyes (2010)

Este fim de semana foi tempo de jogar um clássico. Um clássico que eu adoraria gostar mais mas com o qual nunca me dou bem. Não consigo atinar com a estratégia certa para o jogo e quando tenho rolls destes então… SETE dados, TODOS a baixo de 4!!!
Fica complicado.
Uma nota para a arte do jogo que eu gosto muito. Sei que muitos vão dizer que está datada mas eu gosto.

7 Curtiram

Mais uma semana calma. Devo estar a guardar-me para Leiria :smiley:

Imperial Settlers: Empires of the North
Várias sessões a solo que o jogo é rápido e uma em família. O meu filho prefere a versão original…

Clank!
20230312 Playing Clank
Mais uma sessão em família e o raio do jogo consegue mesmo ser divertido quando temos alguém na mesa (o meu filho) que está a viver intensamente a aventura!

4 Curtiram

Sou apenas uma pessoa no meio de muitas que potencialmente usam o fórum mas gostei da possibilidade de ter este tópico aqui por não seguir conteúdos no facebook. Lá nunca participei no tópico mas aqui ainda não falhei uma semana - nem que seja para dizer, como nas últimas semanas, que as mudanças não têm permitido que os jogos vão à mesa e vir espreitar o que mais se tem jogado :stuck_out_tongue:

Quanto a manter este tópico no fórum acho que tudo depende da vontade da malta participar, mas isso é como em qualquer outro tópico (o que já tem vindo a ser falado por aí) e é apenas a minha opinião :slight_smile:

4 Curtiram

Viva
Só agora é que reparei no que escreveste. :sweat_smile:
Estou como a @ritajesus e, para ser honesto, nem sei ao que te referes com “participar no facebook”. Sei o que é mas nem sei onde o faria.
Para ser honesto, tiro quase sempre fotos para partilhar na conta do Instagram do canal mas desde que começaste a fazer isto aqui que tiro também para partilhar aqui. Aliás: esta do Troyes nem foi para o Instagram, ainda.
Continua ou alguém vai ter que pegar mas eu acho que tu pegas bem. :rofl:

4 Curtiram

Olá.

Continua a colocar aqui.
Não sou pessoa de fotografar habitualmente os jogos que jogo. E não participo em redes sociais que exijam login/registo para ver conteúdos.

Assim, posso dizer o que joguei na semana passada:
Azul a 4 com duas pessoas novas no hobby.
East India Companies que não conseguimos acabar porque o espaço onde estávamos teve que fechar.
O jogo promete… Não é tão inovador como o outro design do mesmo autor (Virtù), mas é um económico interessante.

6 Curtiram

Tenho seguido este tópico com atenção, permite-me conhecer jogos que para mim são novos (alguns já entraram na minha wishlist). Sendo um newbie fico um pouco intimidado em partilhar o que tenho jogado (será que é uma espécie de monopólio?), mas por interesse próprio, para que o tópico permaneça vivo, aqui vai a minha contribuição (ainda sem fotos).

Cá por casa estamos muito condicionados e com pouco tempo para jogar, tendo um bebé, demasiado trabalho e sem família por perto. Por isso eu e a Inês iniciámos os jogos rápidos (< 45 minutos) na hora de almoço, isto quando o meu teletrabalho coincide com a folga da Inês e a creche da Ofélia.

Assim esta semana foram dois almoços dois jogos:

  • Odin’s Raven não sendo um grande jogo não desagradou completamente e terá outra oportunidade, isto porque o jogo consegue, por vezes, fazer com que te sintas inteligente e isso é um reforço emocional para um casal cansado. O busílis está na gestão das cartas de Loki, no entanto assim que estas se esgotam ficas entregue à sorte do baralho e o jogo torna-se desinteressante;
  • Nova Luna este gostámos bastante, principalmente o mecanismo de escolha de tiles na moon wheel que determina qual o próximo jogador. Um tile mais “forte” faz com que avances muito na roda sendo que o próximo jogador será o que está em último.

Prometo que na próxima semana tirarei fotografia(s) para partilhar convosco, isto se algum jogo acompanhar algum almoço.

7 Curtiram

Bem eu joguei uns quantos:

  • Troyes a 4 - um jogo que já tinha muitas saudades de jogar, um dos favoritos (sim, joguei com o Jotta), também jogamos o LAMA (tem de ser)

  • Pocket Master Builder - acabadinho de chegar, uma partida a solo para testar, mecanismo de gestão de recursos engraçado

  • Dragons of Etchinstone - jogo solo Pnp que construi recentemente, um top 10 dos print & play, jogo que dá para jogar inteiramente na mão apesar de preferir jogar na mesa, tem um pouco de DNA do mage knight, incrível quantidade de decisões e possibilidades em apenas 18 cartas, altamente recomendado

  • Pergamon - para entrar 2023 SoloMode Design Contest criei um modo de campanha para o woodcraft assim como uma variante solo para o Pergamon, que também tem modo campanha e sistema de criação de cenários aletório.

Eu aqui a testar a minha variante a solo do Pergamon:

Se alguém tiver curiosidade em experimentar algumas das variantes que eu criei, este tópico tem todas as que criei até agora.

5 Curtiram

Sendo um newbie fico um pouco intimidado em partilhar o que tenho jogado (será que é uma espécie de monopólio?)

Completamente injustificado… Quer o Odin’s Ravens, quer o Nova Luna são bem melhores que monopólio e excelentes escolhas. Eu gosto bastante do primeiro. O segundo está giro, mas mais ou menos no mesmo estilo, prefiro o Patchwork.

Para dois, com uma duração semelhante, e especialmente se o tema vos interessar, o Lord of the Rings: Confrontation é excelente. Está um pouco difícil de o encontrar no mercado, mas há-de voltar certamente…

3 Curtiram

Obrigado @Mallgur.

Temos que experimentar o Patchwork, acho que a Inês iria gostar muito (uma curiosidade, ela adora botões, quando encontra algum que gosta costuma pregá-los na roupa ou usá-los para algum objecto decorativo).

Fantasia faz parte do nosso gosto literário e já “visitámos” Middle-earth algumas vezes (mas apenas através dos livros e do cinema). O LoTR: Confrontation é de facto muito difícil de encontrar. Já procurei também outros jogos dentro do tema, mas acabo sempre por me deparar com dois entraves, o preço e a complexidade.

1 Curtiu

Obrigado pelo esforço! E podia perfeitamente ser Monopólio, parte da ideia disto é mesmo incentivar o pessoal a explorar e a sair da zona de conforto lúdico, seja ela qual for :slightly_smiling_face:

Há muito que ando curioso com o Odin’s Raven, até porque não conheço muitos outros jogos de corrida só para 2 jogadores. E aquele “manipular que me dá jeito agora, mas ver se consigo desmanipular antes que dê jeito ao outro” parece-me muito interessante.

Só joguei o Nova Luna um par de vezes, e gostei. Mas estou com o @Mallgur, o meu rondel temporal favorito continua a ser o do Patchwork. O puzzle espacial do Nova Luna é sem dúvida mais original, mas o que me vende completamente aos botões são… os botões - fazem do Patchwork um económico [levezinho] disfarçado!

Aproveito e deixo uma seleção eclética de jogos rápidos que gostamos muito a 2 aqui em casa:

  • Mandala → O meu jogo de cartas predileto, chutou toda uma concorrência fora (entre eles clássicos como o Jaipur, Hanamikoji, e até o Lost Cities). Salvou-se o Arboretum, que também é excelente a 2.

  • Rival Realms → Um puzzle zen e meio solitário, mas que mostra bem o forte dos designs do Alf Seegert - preparação para turnos cheios de combos. Os outros dele são bem mais interactivos, mas também mais complexos - o Haven é bem giro, e o meu jogo favorito para 2 neste momento é o Illumination.

  • Dorfromantik → Tem sido um vício autêntico o sentido de progressão da campanha! Não sei se tem pernas para se aguentar depois, mas dado que vamos ficar perto das 20 partidas já dou a aposta como ganha.

  • Solenia → Pickup&Delivery simples, onde as interações subtis importam! Além de que fica um mimo na mesa.

  • Agricola: All Creatures Big&Small → Vive à sombra do original, mas prefiro esta versão mais rápida e mais focada. Além de que sacia a vontade de tratar da palha e de bicharada em 25min.

  • Watergate. Um tug of war absolutamente genial, com o caveat de que as primeiras partidas se esticam facilmente para além dos 45min.

  • The Light in the Mist → Não sei se a recomendação mais difícil ou se a mais fácil desta lista, dado que é inteiramente dependente de gostarem de puzzles de lógica que exijam raciocínio lateral. Se sim, estes fazem-se acompanhar de uma boa narrativa; caso contrário nem vale a pena seguir o link.

Tenho mais uns quantos que acho que merecem ser partilhados, mas ficam para outro dia :grin:

3 Curtiram

@ritajesus @lbaixinho @joaojotta Reconheço claro todo o esforço, sem isso não teria sequer sobrevivido até aqui!

A minha reticência vem da comparação com o nº de partilhas que existem do outro lado (que também têm vindo a cair, para ser honesto), e do o esforço menor que, e isto é total culpa minha, dedico à publicação aqui. Mas continuamos então, até porque ocasionalmente tem aparecido malta nova, com sorte vai-se fazendo disto hábito :slightly_smiling_face:

E agora as jogas da semana passada, num literal ctrl+c ctrl+v e antes que seja 2f outra vez:

E ainda macacada galore com Durian, sem foto.

3 Curtiram

Que belo conjunto de jogos, isso é que foi uma semana bem preenchida! :stuck_out_tongue:
De todos, o que estamos mais curiosos de experimentar aqui por casa é, sem dúvida, o Dorfromantik!

1 Curtiu

No Odin’s Raven o interessante é mesmo isso, tudo o que fazes para te beneficiar ou prejudicar o adversário pode potencialmente se voltar contra ti (beneficiar o adversário ou prejudicar a ti). Além disso as cartas de Odin são bastante limitadas (acho que são apenas 8, duas de cada tipo), é muito tentador usar e esgotar as cartas demasiado cedo; aliás, ficámos com a sensação de que precisava de talvez mais um ou dois tipos de cartas, no entanto precisa de ser jogado mais vezes para termos a certeza.

Muito obrigado pelas recomendações. Da tua selecção apenas conhecemos e temos o Solenia . Já joguei a solo uma vez para aprender e será de certeza um dos próximos a ser jogado a dois. Os outros estão a ser excelentes surpresas e muitos já foram parar à minha wishlist (principalmente o The Light in the Mist - Exit foi durante um tempo o nosso vício).

Quanto ao Agricola, nunca o adquirimos porque o original parecia-nos demasiado complexo e o Family Edition demasiado simples. O All Creatures Big&Small talvez seja mesmo o mais adequado (big+small/2=medium).

1 Curtiu

Acho que não deves fazer comparação entre as várias plataformas. Servem perfis diferentes e a sua coexistência deve ser pacífica.
Cheguei a responder algumas vezes aos teus tópicos no Facebook, mas devo ter falhado uma ou duas vezes e o algoritmo entendeu que não estava mais interessado e, portanto, deixou de mostrar o tópico. De qualquer forma cada vez utilizo menos o Facebook e as coisas vão passando. Prefiro este ambiente mais arrumadinho e onde sinto que tenho mais controlo do que vejo.

2 Curtiram

Pergunta legítima pois as coisas poderão ter mudado um pouco:
Quão fácil seria, agora, ir procurar esses posts que falhaste?
A minha experiência diz-me que é muito complicado (ou, pelo menos, trabalhoso) porque a plataforma tende em enterrar as coisas mais antigas ou que estão a morrer.
Claro que a plataforma não sabe (ou não deveria saber) que não faz sentido ir responder aos que se jogou naquela semana um mês depois mas poderia ser outro tipo de coisa.

1 Curtiu

Penso que as pesquisas no facebook melhoraram, no entanto não irá ser isso que me irá fazer visitá-lo mais amiúde. Apenos o utilizo para partilhar posts do meu blog (dedicado a LEGO), responder a um ou outro comentário ou conversa que me enviam por lá.

1 Curtiu

Tenho que conhecer esse blog.
Depois vais ter tempo para me mostrar e falar sobre ele. :face_with_hand_over_mouth:

1 Curtiu

No Facebook é só procurar pela tag #segundadejogos dentro do grupo. A ordenação é manhosa, mas chegam-se a 2+ anos de entradas. Aqui será melhor ainda assim

Não discordo, mas a métrica não deixa de ser útil. E embora neste caso o esforço adicional seja mínimo, sinto que (pelo menos por agora) isto ainda sofre com a divergência.

Mas sim, podia ter feito uma pergunta diferente, ignorando a comparação: se estas entradas acrescentam valor para quem participa - tanto activamente ou como consumidor.

Como estou convicto que sim continuamos, até pela saúde do AoJ.