#segundadejogos [15-05-2023]

'bora!

O que foi à mesa esta semana?

2 Curtiram

Semana apenas com jogos a solo e em família.

4x
A solo. Vai continuar por aqui mais algum tempo. Para já sem qualquer expansão, depois, quem sabe :smiley:

3x
Ofereci o jogo à minha filha e na semana passada deu para experimentar em família. Deu para jogar 3 vezes numa esplanada enquanto a comida não chegava. Muito divertido e, como sempre, o mais novo foi quem adorou mais.

5x
4 a solo, 1 em família. Continua a ser habitual… o que vale é que é pequenino e, neste momento, segue-me por todo o lado. Na mesa é que se torna enorme…

4x
A solo. Outro que vai comigo para qualquer lado. No entanto já é preciso mais atenção quando vai à mesa.

1x
Em família e está a ser um sucesso. Eu apenas joguei uma vez, mas em casa foi jogado mais algumas vezes pela minha companheira e pelo miúdo.

3 Curtiram

A semana passada não deu tempo nem para um joguinho! :sob:
(e esta vai pelo mesmo caminho… até à RiaCon)

1 Curtiu

Uma semana com menos quantidade, mas jogos mais pesados…

Voltamos a pegar na campanha deste jogo para cumprir mais uma missão. Os alemães continuam em vantagem neste cerco. Desta vez, focaram-se mais em eliminar as unidades soviéticas que permitem explorar o terreno e isso impossibilitou que estes tivessem condições de conseguir as condições de vitória. Nem lhes faltava muito, mas optaram por retirar pois a alternativa seria uma batalha de atrito, com as consequentes baixas, para tentar impedir o avanço alemão.

Foi jogado uma vez para fazer algum tempo a ver se mais malta se juntava a nós… Continua a ser bem recebido.

Apareceu mais um conviva e então avançamos para o meu Splotter preferido. Três não é o número ideal de jogadores e eu joguei horrivelmente mal… Mesmo assim, este é um jogo que me dá sempre gozo jogar.

Num outro dia levou-se este à mesa para, desta vez, conseguir jogar uma partida completa. O jogo está muito curioso, tem coisas bastante originais e oferece decisões interessantes.
No fim da partida fiquei com algumas questões… A relação entre os mercados onde se compra e vende parece que pode ser limitadora, mas também pode ser que isso seja resultado da acção dos jogadores, e aí torna-se bem mais interessante. Também a importância da parte do mercado accionista me pareceu poder levar a que seja mais interessante a um jogador gerir mal a sua empresa, desde que as outras subam bastante e ele consiga ir comprando acções dessas… Especialmente porque quando os jogadores compram acções de companhias, esse dinheiro não vai para a companhia em questão.
São coisas a observar mais atentamente numa próxima partida.

5 Curtiram

Hmmm… Então os links para o BGG não ficaram “destacados”?

No meu caso colo apenas o url, sem criar link, sem nada.

1 Curtiu

É isso… Compliquei o que é simples, como de costume.

1 Curtiu

Além de ter jogado estes na noite de 6feira com o pessoal:

também joguei a solo a minha mais recente aquisição, um jogo de Tony Boydell muito interessante que vem na linha do Fish, Farewell, Forever, um jogo de “deck deconstruction”, em que o objetivo é terminar sem cartas.

3 Curtiram

Aleph Null é excelente, das cenas mais frescas que joguei o ano passado! Fez-me ir atrás do Lux Aeterna, e embora tenha gostado achei menos interessante, mesmo com a pressão do timer.

Por deck deconstruction, gosto muito do Abandon All Artichokes - simples e joga-se em 20min mesmo a 4p

2 Curtiram

Ultimamente tenho jogado mais a solo. Deixo o jogo montado na mesa e vou jogando uns turnos:
The LOOP x4 (a insistir nas missões da expansão. Consegui a primeira no nível mais difícil a segunda é bem mais desafiante.)
Arnak x2 (descobri o jogo, porque claramente não percebi nada ao jogá-lo no BGA)
Ark Nova (não ligava muito ao jogo até experimentar o modo solo no BGA, agora gosto e não o quero jogar de outra maneira)

A vários jogadores apenas alguns jogos curtos:
Caldera Park x2
Splendor
Isle of Skye
Blitzkrieg
Mandala Stones
Innovation + Echoes of the Past

3 Curtiram

Onde arranjaste o Aleph Null? Está na minha mira há imenso tempo e não me aparece em nenhum lado a preço decente…

Tenho curiosidade em experimentar o East India Companies embora tenha lido opiniões muito divergentes.

Vale a pena experimentar. É fácil perceber que haja opiniões divergentes.

Como disse, o jogo tem coisas interessantes e originais, mas ficou ali uma dúvida sobre o equilíbrio de algumas coisas… Mas enquanto se joga é fixe.

1 Curtiu

Encomendei na Meeple stuff do Gil a 28€, mas já vi a venda no grupo de telegram, não sei se ainda lá anda.

Ark Nova no BGA? Em alpha?

Sim, está em alpha há dois meses.

1 Curtiu