#segundadejogos [24-04-2023]

Aviso já que vou fazer batota e dumpar aqui uma ou outra semana em atraso :grin:

O por aí, têm jogado muito?

2 Curtiram

Não posso dizer que foi uma semana má… mas acho que soube a pouco.

1 jogo
Mais uma vez com o meu filho. O original já era divertido, este consegue ser ainda melhor. O entusiasmo do meu filho é capaz de manter este jogo na mesa mais algum tempo.

5 jogos
A solo para preencher o tempo entre umas atividades que estive a desenvolver fora do meu local habitual de trabalho. Um quebra-cabeças relativamente leve e que se espalha bem na mesa :smiley:

1 jogo
Joguei para uma das ligas no torneio que estamos a fazer em Viana. É um jogo que ainda não consigo encaixar bem e por isso fui cilindrado.

1 jogo
Outro jogo para o torneio de Viana. Não me valeu muito andar jogar algumas vezes antes já que rapidamente deixei de ser uma ameaça aos outros dois jogadores. Outro jogo que não consigo encaixar e que, sinceramente não me entusiasma muito. Não quer isto dizer que não ache que o jogo seja bom.

4 Curtiram

Além de ter jogado Orleans a 2 cooperativo e 2x o Mille Fiori, desde que fiz este jogo The Brambles, não tenho jogado outra coisa praticamente.

4 Curtiram

1 jogo, apenas. Falhámos na defesa da cidade.
Este é dos jogos que mais gosto e com as expansões torna-se num dos jogos com maior variabilidade.

2 jogos. Dei coça e levei coça. eheh
É um jogo engraçado. Não vale a pena esperarem um jogaço mas lá está: para aquilo a que se propõem é bem giro. Por exemplo: o setup é rápido o suficiente para jogar uma segunda vez num tirinho e isso é um ponto positivo que muitos jogos não têm. O Orléans, por exemplo, é o oposto.

1 jogo.
O pessoal do Beco dos Jogos desafiou-me na live, meti-me no carro e fui ter com eles. eheh
Não conhecia o jogo e confesso que fiquei assustado porque pensei que ia detestar o jogo mas a verdade é que fiquei com vontade de arranjar uma cópia para jogar com o meu pessoal. Bem giro!

4 Curtiram

Continua a campanha de Undaunted: Stalingrad. Mais dois cenários e no último, finalmente, os soviéticos lá conseguiram uma vitória.

Voltei também ao Revive. Consegui uma estranha vitória (sou notoriamente fraco a jogar estes jogos intrincados). Depois de uma primeira partida que serviu apenas para me adaptar ao jogo, neste fiz um esforço por me focar em apenas uma ou duas coisas e isso teve os seus resultados. Fiquei com melhor impressão do jogo, mas continua a ser demasiado “confuso” para o meu gosto.

Também experimentei o Akropolis que só tinha testado online sem grande foco. Está engraçado, mas para usar este tipo de peças, prefiro de longe o Taluva.

5 Curtiram

Trails of Tucana (x2)
Sendo o Flip & Write favorito cá em casa acaba por nunca ser jogado apenas 1 vez. Ainda continua por experimentar a expansão Ferry

The Manhattan Project: Energy Empire
Este saiu literalmente da estante da vergonha (ou das oportunidades, como prefiro) onde estava há cerca de 1 ano desde que chegou. Finalmente teve a oportunidade dele e só me arrependo do tempo que passou até o experimentar, está muito bom e espero jogar novamente em breve.

Nova Luna
Sendo fã assumida de Uwe Rosenberg, a família de 3 jogos (Nova Luna, Sagani e Framework) também mora cá em casa e acabaram por ser jogados uns atrás dos outros.

Sagani (x2)

Framework

The Quacks of Quedlinburg + The Herb Witches + The Alchemists
Não ia à mesa há algum tempo mas, sempre que vai, é jogado com ambas as expansões em simultâneo. É um push your luck genial e só não foi jogado 2 vezes por existência de outras tarefas para terminar.

6 Curtiram

Esta semana cá por casa jogámos apenas dois jogos, duas estreias.

Fae, uma reimplementação de Clans. Com acções muito simples, mas com alguma profundidade táctica (pode levar a alguma AP). Gostámos, sem dúvida para repetir em breve.

Jogámos também Canvas, simples e um puzzle engraçado. No entanto não me deslumbrou (expectativas demasiado altas talvez?), achei-o um pouco aborrecido. No entanto é simples e rápido o suficiente para lhe dar mais algumas oportunidades.

3 Curtiram

Qual é a variação do Nova Luna (antigo Habitats) que preferes?

1 Curtiu

Pergunta complicada porque gosto dos 3 de igual forma… :grin:
Se fosse sugerir apenas 1 para quem nunca tivesse jogado nenhum dos 3 sugeria com base nas preferências da pessoa: acho que o Nova Luna é o mais apertado, o Sagani é o mais flexível e o Framework é quase uma mistura dos outros 2 nesse aspeto.
Mas nunca jogamos o Habitats, consegues comparar com algum destes 3 @davcar?

2 Curtiram

Só joguei o Nova Luna e e tinha curiosidade de perceber as diferenças entre as várias “versões” :smiley:

1 Curtiu

O Sagani vai validando as tarefas das peças através de linhas (horizontais, verticais e diagonais) em vez de adjacências como no Nova Luna, daí ser muito mais flexível porque consegues colocar as peças a alguma distância e ainda serem válidas para as tarefas.

O Framework mantém as adjacências como no Nova Luna mas existem algumas peças com múltiplas cores válidas para as tarefas, então consegues continuar 2 conjuntos de cores diferentes com a mesma peça. E, em alguns casos, a tarefa deixa-te escolher entre 2 cores para um determinado objetivo, o que também facilita.

São os 3 muito parecidos, então quem gosta de um possivelmente gosta de todos. Mas para quem tenha um em casa, talvez não precise dos outros (apesar de por aqui termos os 3 e não pensarmos vender nenhum). :yum:

1 Curtiu

No Nova Luna só não gosto do facto de terem escolhido algumas cores parecidas, o que por vezes dá origem a confusões :angry:

1 Curtiu

Quanto às cores também já vimos “queixas” sobre vermelho vs castanho no Framework. A tua escolha segura nesse aspeto seria o Sagani: branco, laranja, verde e azul :grin:

1 Curtiu