#segundadejogos [28-08-2023]

Próxima ronda!

O que se jogou por aí desde a última #segundadejogos?

2 Curtiram

Nesta semana joguei um Nations com a malta de 6feira

Joguei com a famelga:

E joguei a solo para experimentar a nova variante que fiz para o nations e nations dice game:

2 Curtiram

Too Many Bones
Ao fim de algum tempo, finalmente regressamos ao Too Many Bones! Desta vez com Nugget e Duster a vencer contra Nobulous.

Barcelona
Mais uma excelente partida de Barcelona, desta vez com 3 jogadores. Deu para confirmar que flui muito bem quer seja a 2P, 3P ou 4P.

Oh My Goods!
Outro que já não jogava há algum tempo mas que é sempre bom voltar a ele. Cá em casa gostamos muito do jogo base e adoramos o Longsdale in Revolt. Agora falta dar início ao Escape to Canyon Brook.

Isle of Trains: All Aboard
Experimentado a 2 jogadores mas terá de ser jogado novamente para formar melhor uma opinião.

Mythic Mischief
Este é daqueles jogos que já sei à partida que vou perder ainda antes de começar mas está tão bom! Só faltava conseguir antecipar algumas jogadas do adversário para correr melhor para o meu lado, mas aí é defeito meu e não do jogo. :face_with_hand_over_mouth:

2 Curtiram

A quinta feira com o grupo foi dedicada a jogar com a filha, mulher e uma amiga que também estava a “controlar” o seu rebento…

É um jogo muito curioso. Levezinho e adequado a jogar com crianças. A cada jogada, temos que seleccionar uma das cartas disponíveis e escolher qual das “bordas” vamos usar para lhe pegar… Se do lado escondido tiver cactos, somos picados e não ficamos com a carta para nós, se não, fica a carta na nossa colecção. As cartas representam cactos com flores e no final ganhamos pontos por cada flor, por conjuntos de cartas de todas as cores e quem tiver mais cartas de uma cor ainda ganha mais alguns pontos.
Funciona, é divertido e a aleatoriedade quer das cartas disponíveis, quer da existência ou não de picos do lado oposto permite que as crianças tenham hipóteses de ganhar também.
Isto não torna o jogo completamente aleatório e permite que haja alguma racionalidade na escolha da carta a tentar apanhar para tentar os conjuntos e alguma gestão de risco… Aconselho se precisam de jogos para jogar com crianças com alguma frequência.

Já disse muito sobre este jogo e, como sempre, foi divertido e funcionou bem.

Este jogo já tinha passado pelo meu radar, mas nunca o tinha experimentado. Um encontro de amigos permitiu que o fizesse…
Está fixe. Lembro-me de o jogo ter tido algum “buzz” no ano do lançamento, mas entretanto quase desapareceu de listas e comentários… Suponho que seja o fruto menos agradável da enorme quantidade de jogos que sai por ano, mas pronto. É o que é. Acho que merecia mais reconhecimento e, honestamente, gostei mais do que o mais bem sucedido Great Western Trail do mesmo designer.
A mecânica de alocação das cartas e recuperação das mesmas, que o designer já tinha feito de forma semelhante no Mombassa, está muito interessante. Quando joguei Mombassa foi também a parte de que gostei mais.
O resto está bom também. Se puderem, experimentem…

No encontro mensal do grupo, tive o prazer de dar a conhecer jogos a algumas pessoas menos habituadas a isto, mas que estão com um projecto muito interessante de introduzir jogos no processo educativo numa escola profissional para tentar promover competências que não constam de nenhum currículo mas são de extrema importância, como a socialização, comunicação, pensamento estratégico, raciocínio lógico e tantas outras que os jogos de tabuleiro promovem…

Foi por onde comecei e joguei com eles. Os restantes ficariam só entre eles e não os listarei por isso… Este comentário é sobre o que eu joguei, não o que pus outros a jogar.

Com um iniciado na mesa, regressei a este título que, infelizmente jogo com pouca frequência e mal…

Foi uma segunda experiência, e a minha primeira a tentar ensinar o jogo. Acho que funcionou bem.

E também voltei a este clássico que me agrada sempre.

Foi uma boa semana…

2 Curtiram

Voltei a jogar Brass passados uns anos (foi quase uma redescoberta), matei saudades do Pax e experimentei o Rossio (só tinha jogado o protótipo) e o Star Realms.

2 Curtiram

Olá. Onde comprou o Barcelona? Procurei na Gameplay.pt e ainda não tem para venda.
Obrigado.

Olá, a Board&Dice teve o Barcelona em preorder no site deles o mês passado e comprei diretamente por lá (aqui). Neste momento já está mais caro e na altura veio com as promos de oferta.

1 Curtiu

Durante parte da semana passada fui dar uma volta de autocaravana com a família o que proporcionou serões dedicados a pequenos jogos de tabuleiro.

5x
A três. Continua a ser um jogo bastante divertido e que dá um imenso prazer em sentir o mais novo da família a fazer as suas continhas.

9x
A três. Já há já algum tempo que não jogávamos este set collections que de tão simples que é, dificilmente sai da mesa quando começamos a jogar.

1x
A dois. O miúdo adora este jogo e faz questão de ganhar. Mesmo depois de o já ter jogado várias vezes, continuo a achar que consegue dar prazer na medida certa. Talvez porque goste de jogos com “produção”.

1x
A três. Leve e porreiro, mas desta vez não pegou e apenas jogámos uma vez.

4x
A três. Adoro o jogo e é um que consegue tornar-se relativamente tenso já que facilmente qualquer pessoa percebe que qualquer decisão é importante.

4x
A três. Outro dos favoritos do miúdo. Divertido mesmo tendo pouca interação. Talvez demasiado longo para o que é.

3x
A três. Este é um dos orbigatórios cá em casa e que pode levar a momentos bem tensos. Sim, um push your luck que pode ter momentos bem interessantes de estratégia.

2 Curtiram