Ser-se pago para GM

Bem, já que ninguém ainda abriu o tópico, abro eu.

https://forum.rpg.net/showthread.php?t=289848

Basicamente, um empresário está a perguntar qual será o salário para pagar a um GM que vá trabalhar para ele.

O que nos coloca a questão, GMing poderá ser um trabalho?

Que consequências terá alguém que GM por trabalho?

Discutam, se faz favor.

Existe um problema que me apanha o olho assim de repente:
- Regra geral, para ter-se um "emprego" tem que existir algum tipo de qualificação para certificar a capacidade que essa pessoa tem para exercer o dito "emprego", pelo que se levanta a pergunta: quem qualifica os GMs e segundo que critérios? Freelancing... é uma opção.
Pelos vistos qualquer coisa em que se faz algo por dinheiro pode ser um emprego, se há quem jogue à bola por dinheiro porque não RPGs.
Consequências para o GM... não sei, para mim um GM é tão "bom" como o seu grupo de jogo, pelo que o facto de se pagar a um GM não significa "qualidade", esses conceitos são extremamente vagos e ambíguos para se aplicar em RPG.

Concordo com o que diz o Red. Numa suposta função de GM, o campo de acção é demasiado restrito e complexo para ser avaliado, ou seja, acho que nenhum empresário devia contratar alguém para lhe atribuir apenas esse trabalho.

O que faz sentido é, por exemplo, uma loja contratar alguém como GM, mas numa função alargada de promotor e organizador de eventos, demonstrador de produtos, vendedor, etc. Aí, não só pode ser necessária formação adequada, como o desempenho pode ser avaliado em termos de fidelização de clientes e de vendas por evento.

Acho que a Lady Entropy teve mais ou menos esta função na Arena Porto antes da loja ter sido downsized. Talvez ela queira comentar.

Olha, se fosse uma grande loja daria sim para custear um trabalhador para esta função, mas ele poderia exercer outrs tarefas dentro da empresa, não só mestrar. No Brasil isso seria impossível aja visto a alta carga tributária que te obriga a pagar um salário ao empregado e outro ao governo, mas nos Estados Unidos as leis trabalhistas são muito mais coerentes, e com certeza uma loja que mantivese um mestre a disposição de seus clientes teria um diferencial muito grande em relação a concorrência. Aqui na capital há uma loja de RPG que disponibiliza um espaço para jogadores de card games e RPG, só por isso ela já é a mais movimentada da cidade, e olha que sua localização é ruim e o espaço é pequeno.

Sê bem-vindo ao AbreoJogo e espero que possas trazer um pouco da perspectiva do outro lado do mundo à nossa comunidade de jogos. Instala-te e partilha a tua opinião, entusiamos e pensamentos connosco. :)

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

[quote=jrmariano]

Sê bem-vindo ao AbreoJogo e espero que possas trazer um pouco da perspectiva do outro lado do mundo à nossa comunidade de jogos. Instala-te e partilha a tua opinião, entusiamos e pensamentos connosco. :slight_smile:

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

[/quote]

 

 

Obrigado pelas boas vinda jrmariano. Sou apaixonado pelas belezas de seu país, e gosto sempre de conhecer novos mercados e noas opiniões sobre meu hobby, com certeza serei presença constante por aqui. Cool