Session Report 03: Mare Nostrum

2/1/2009

Tiago - Rome

Sara - Greece

Helena - Egipto

Eu - Carthage

Começamos o jogo sem conseguirmos o 5º jogador que foi uma pena e portanto Babylon ficou de fora com as forças no seu territorio.

Jogo começou e todos se expandiram, e os lideres mantiveram o seu poder, no turno seguinte Roma vai mais longe e apanha tb o controlo sobre o comércio as restantes civs expandem-se mais um bocado.

Nos momentos seguintes Roma começa a criar exercitos e Grécia mostra-se ameaçada, Carthage começa a sua criação de exercitos e Egipto tb já com exercitos avança sobre os territorios de Babylon que com a falta de um lider mantem-se inalterada perante o perigo que avança.

Roma começa a atacar Grécia conquistando alguns territorios, Grécia tenta defender-se mas a rápida construção de exércitos por parte de Roma torna tal defesa ineficaz. Egipto continuava entretido com Babylon e Carthage começa a chegar perto das fronteiras do Egipto.

Grécia começa numa expansão a criar navios e afastar-se de Roma que consegue mas só ate certo ponto e perdendo mais do que ganha, Carthage a ver Roma a expandir demasiado começa a sua construção naval a fim de avançar sobre Roma e pára o seu avanço sobre o Egipto, este que por sua vez começou a fortificar as suas fronteiras criando exércitos e parando um pouco o seu avanço sobre Babylon. Roma ao ver a construção naval de Carthage inicia a sua própria construção naval pelas costas de Itália e reconstroi uns poucos exércitos pelo seu territorio a fim de evitar os ataques e manter-se como lider militar.

Nas trocas comerciais Roma sendo o lider consegue controlar livremente o mercado para a sua vontade e em algumas alturas incapacitando a Grécia de participar impedindo ainda mais a sua defesa contra o atacante.

A certa altura percebeu-se que Roma iria ganhar o jogo com as trocas e a falta de oposição e a sua facilidade em criar exércitos. E assim foi Roma rapidamente conseguiu os 4 Herois/Monumentos e ganhou acabando assim o jogo.

Há vários pontos que é preciso focar, devido a um setup inicial mal feito da nossa parte começou-se com poucas caravanas e cidades o que impediu a fuga da Grécia, e por si teve consequências algo graves. Babylon tb não estava bem (devido ao setup) mas dps foi alterada para a tristeza do Egipto. Também ficou na dúvida se o jogo estará realmente balançado com o bonus dado a Roma, mas para isso falta agora outro jogo experimental que esperemos que seja para breve ^^.

Penso que houve um pouco de sorte ali plo meio e talvez o facto de não conhecermos bem o jogo e de ter acabado um pouco mais rápido do que esperávamos (pelo menos que eu esperava) contribuiu para Roma conseguir avançar tanto em tão pouco tempo.

Penso que talvez este jogo tenha de ser mesmo jogado a 5 para ser equilibrado, no entanto noto um problema de runaway leader e o oposto com o jogador mais fraco a ficar cada vez mais fraco. Talvez com um melhor conhecimento do jogo (e todos os jogadores +- equilibrados) possa ser mitigado, mas foi a ideia com que fiquei.

Pela minha experiência, não há nada como 5 jogadores. Acho mesmo que o jogo só consegue atingir o seu máximo com o 5ºelemento.
Na última vez que jogámos começou a haver alianças entre os jogadores. Roma e grécia juntaram-se, contrariando a tendência natural dos primeiros jogos em que andam à pancada.
Já agora, aconselho vivamente a expansão.
Então se arranjarem o 6º jogador, o jogo fica glorioso.

eu quando joguei pela primeira vez (na primeira LeiriaCon :P) foi com 5 jogadores e pareceu-me bastante bom, e tb ja tinha dito que as coisas balanceavam mais com o 5º jogador parece ke nao mas faz diferenca :p

com a expansao nao sei pois nunca a experimentei.

mas axo ke a parte de runaway leader nao acontece assim tanto imo.

para melhor conhecimento do jogo joga-se again :P kando keres ^^ ? :D