Session Report 07: Twilight Imperium 3rd Edition + Shattered Empire

[img]https://images.boardgamegeek.com/images/pic50404_t.jpg[/img] + [img]https://images.boardgamegeek.com/images/pic134996_t.jpg[/img]

21-03-2009

6 players (Start order também)

Sara – Xxcha Kingdom

Helena – the Naalu Collective

Tiago – the Barony of Letnev

Pombeiro – Merchants of Hacan

Vasco – Embers of Muaat

Eu – The Winnu

Após uma troca de desafios entre o Pombeiro e o Vasco, sobre jogos a que não estão habituados a jogar ou fora da “comfort zone” que cada um deles está habituado, o Vasco aceitou o desafio e decidiram fazer um jogo de TI. Eu como adoro o jogo não iria deixar passar esta oportunidade e disse logo que entrava.

Sabádo, chegando um cado atrasado mas já com o tabuleiro montado para 5 pessoas, estavam a minha espera e de 2 pessoas que acabaram por não aparecer, fez-se uma recruta por ali e arranjaram-se mais 3 (Helena, Sara, Tiago) e voltou-se a refazer o tabuleiro para 6 pessoas desta vez (um dos melhores números para este jogo imo).

Enquanto o tabuleiro era montado encontrávamos o Vasco agarrado ao manual e os restantes a darem dicas e a falarem de estratégias.

Com o tabuleiro montado cada um recebeu a raça random e após isso foram atribuídos os lugares também random e as cartas de objectivo secreto, com algum choradinho pelo meio devido ás posições o jogo começou, fez-se o setup inicial pegou-se no Start Player e seguiu-se em frente sendo os Xxcha o Speaker e portanto a escolher primeiro a Strategy Card.

Como é habitual as cartas de Tecnologia\Trade\Leadership\Production desapareceram logo restando aos Embers of Muaat escolher Assembly e os Winnu a escolha dificil entre Warfare ou Bureaucracy ficando com Warfare. O primeiro turno como manda a tradição quando há pessoas a experimentar o jogo demorou um cadito e tb pouco aconteceu, cada um expandiu-se para um ou dois sistemas havendo várias trocas de tratados de não agressão e tendo os Winnu avançado para um sistema ao lado de Mecatol Rex graças ao Warfare. No Trade os Hacan dominaram e nem eram eles a ter a carta de Trade mas também nenhum trade foi rejeitado ou impedido de se realizar. E assim passou o turno sem grandes problemas.

No turno seguinte mais uma vez ocorre a expansão desta vez com uma troca de palavras mais digamos “duras” algum medo pelo meio mas sem grandes preocupacoes por enquanto. Foi feita uma construção de frotas por todos a fim de reforçar as forças e alguns ganham tecnologias novas pelos planetas que se juntavam aos Impérios enquanto outros perdiam naves e tropas, nomeadamente os Naalu que iriam tentar conquistar um planeta, com uma PDS de apontaria imbativel, durante a maior parte do jogo. Ainda não existiam Objectivos Publicos e a carta acumulava bonus.

A abrir as hostilidades encontravam-se os Letnev a pressionarem sobre o HomeWorld dos Naalu conquistando o sistema adjacente com um poder de fogo bem superior, aproveitando a abertura dos Letnev os Hacan caiem sobre eles do lado oposto aproximando do HomeWorld entretanto os Muaat a tentarem escolher um dos lados para atacar os Winnu ou os Hacan, recaiem sobre os Hacan após se terem virado contra os Letnev deixando o flanco desprotegido mas não desguardado.

O jogo progredia e estranhamente ninguém avançava sobre Mecatol Rex os Winnu controlavam 3 sistemas adjacentes a Mecatol, os Hacan controlavam 1 e os Letnev controlavam outro, os Naalu tentavam conquistar um sistema mas a PDS devia ter os melhores atiradores do universo e não conseguiam ficando apenas a controlar o 2º planeta do sistema. Entretanto os Xxcha avançam sobre os Winnu e conquistam o sistema adjacente ao HomeWorld, os Letnev retornavam da campanha contra os Naalu a fim de defender a sua pátria, os Hacan conseguem controlar um dos 2 planetas do HomeWorld dos Letnev, os Muaat retrocediam a campanha contra os Hacan e avançavam contra os Winnu, os Winnu por sua vez viravam-se contra os Xxcha pela ousadia de terem entrado no seu território e conquistado um sistema, os Naalu refaziam a sua frota e tentavam ainda conquistar o planeta que lhes destruia nave atrás de nave e tropa atrás de tropa.

Cartas de politica eram jogadas mas com cuidado, os Winnu controlavam o poder politico e só com esforços combinados de todos e que era possivel contrariar o poder de veto deles. Numa das cartas os Winnu destroiem PDS dos Hacan e dos Xxcha ajudando a iniciativa de combate dos Muaat e a sua própria contra os Xxcha.

Os Hacan a verem o HomeWorld ameacado pelos Muaat começam uma construção de frota no sistema a fim de bloquearem o seu avanço, os Muaat por sua vez a verem o flanco dos Winnu sem defesas começam a avançar sobre eles, nesta altura a frota já era composta por 2 WarSuns e estavam separadas. Os Winnu de forma a pressionar os Muaat avança para cima de uma Ion Storm que se encontrava adjacente ao HomeWorld deles e aguarda com uma pequena força de ataque mas com bastantes homens para conquistar o sistema. Os Hacan veem a oportunidade jogando uma carta (Light Deflector) avançam para o sistema adjacente ao HomeWorld dos Muaat passando pela frota que se encontrava ao lado do sistema deles e assim tomando conta do sistema e dos seus 3 planetas e assim fazendo o seu objectivo secreto.

Os Letnev tentavam a todo o custo recuperar a força para reconquistar o seu sistema, os Naalu tentatam ainda refazer a frota e avançar contra os Letnev e os Xxcha depois de perderem grande parte da frota numa batalha contra os Winnu tentavam refaze-la para proteger os seus sistemas.

Faltando pouco para o jogo acabar cerca de um turno ou 2 a pontuação estava mt estranha os Hacan e os Winnu encontravam-se empatados com 4 pontos e os restantes com 3 pontos, e mesmo assim ninguém ainda se aproximava de Mecatol Rex, chegando a um concenso decidiu-se terminar o jogo pois era preciso sair de lá pois ia fechar e assim por tie breaker os Winnu ganharam.

Observações finais:

Primeiro quero pedir desculpa por ter demorado tanto tempo mas falta de tempo e writer's block de como contar a história impediram de a acabar mais cedo.

Jogo mais estranho que joguei do TI, sei que não há 2 iguais mas haver um onde ninguém se aproximou ou tentou ir a Mecatol Rex é deveras estranho mas refrescante saber que ainda há surpresas por apanhar.

Demorou demasiado tempo pois tinhamos 2 jogadores que são bastante requisitados para explicar os jogos acho que falhou um cado por causa disso pois pareceu que se arrastou um pouco mas não causou muita mossa.

Adorei ninguem ter feito muito turtling houve guerras por todo o lado apenas precisavamos que o Tiago desse o primeiro passo :P

Houve ainda mais alguem a fazer o Objectivo Secreto só que esqueci de fazer apontamentos durante o jogo por isso isto veio tudo de memória por isso peço desculpa a quem foi, eu não fui e inda tou para ter um jogo de TI onde consiga fazer o Objectivo, mas teve perto mt perto mesmo.

Épico como sempre!!!

eu acho que numa das proximas convencoes o Twilight devia estar tb sempre montado e aberto numa mesa ao lado do Crokinole :P.. axo que é uma ideia a explorar :p

Tendo em conta que quem tinha objectivos de Mecatol eram a Sara e a ena e estavam ali bem pressionadas, foi normal ninguém ter ido lá.

Acho que este jogo me veio sublinhar a ideia de que prefiro jogar com os objectivos base e da expansão misturados. Quando tudo são objectivos militares há muita pressão sobre todos os jogadores o que na minha opinião foi a razão para haver tão poucos pontos no fim do jogo.

Quando a vitória sobe à cabeça...

.

[quote]Entretanto os Xxcha avançam sobre os Winnu e conquistam o sistema adjacente ao HomeWorld, Entretanto os Xxcha avançam sobre os Winnu e conquistam o sistema adjacente ao HomeWorld[/quote]

Não era o sistema adjacente lol Ainda tava um cado mais longe disso. Tinha de me tentar expandir para algum lado...

E foi só mesmo o pombeiro a conseguir o objectivo secreto. Tu não conseguiste o teu por causa das tais PDS do demo =D

O jogo foi engraçado, mas prefiro com mapas não pré-feitos. Acho que a disposição do mapa é que fez grandemente com que não conseguimos expandir muito, devidos aos espaços vazios/nébulas/asteroid fields, etc.

eu gostei a parte de ninguem tar a fazer turtling faz um jogo com um passo bem diferente agora se melhor dunno.. precisa-se de jogar de novo :p

Não vai ser tão cedo, mas sem duvida a repetir. A ver se da próxima continuo a fazer a brincadeira de atacar o Pombeiro e o DalimThor no mesmo turno....

Boa review Happy

foi o adjacente pq o outro era sem nada no meio de nos :p

so axo que com pre-feito nao ha alguem que beneficie mt com os tiles que recebe para por

eu avisei que era um erro virares-te contra 2 quando não tao assim mt ocupados :p

claro que nao vai ser neste encontro o proximo :p fica po outro ^^ :D

na é bem uma review mas tks :p ^^

Tens razão: boa session report...