Session Report: Civilization

No domingo passado (ontem) meio "spur of the moment" iniciamos um jogo de civilization a 3 escolhemos as civs sendo elas Illyria, Africa e Creta ou seja dado o mapa começamos assim com um bom espaço entre nós mais a Africa do que as outras 2:

Eu - Africa

Hugo - Creta

Helena - Illyria

é de notar que era td jogadores novos ao jogo excepto eu com 1 jogo anterior lol..

Inicialmente comecou td pacifico expandiu-se td sem se aproximarem das fronteiras uns dos outros a Creta foi a primeira a fazer uma construcao naval e desembarcou na grecia ate que nasceram as primeiras cidades na historia do mundo, uma cidade africana nas margens do mediterraneo, e uma cidade de Illyria no limite do mundo conhecido.

Seguidamente nasce outra cidade africana tb nas costas do mediterraneo, nasce outra cidade de Illyria e finalmente nasce a primeira cidade Creta na sua ilha inicial, ao mesmo tempo a frota naval de africa é criada enquanto Creta domina os mares ja com 3 frotas, Illyria continua a sua expansão por terra.

Neste momento já todas as civilizações se encontravam na early bronze age a chegar a late bronze.

Entretanto conforme os turnos foram passando as calamidades começaram a acontecer, a primeira ocorreu em Creta quando um vulcão entrou em erupção e destruiu 2 exercitos(nada de grave), em seguida a Creta de novo afectada por um flood mas sem efeitos visto que todo o seu territorio se encontrava bem acima do esperado nivel das aguas, a Creta levou de novo com a terceira calamidade que foi a fome (no caso de 3 jogadores os outros 2 ate perderam mais que a Creta). A quarta calamidade iria calhar nao na Creta mas na Africa travando assim o seu avanço na itália, e apesar de só ter levado uma calamidade foi mais destrutiva do que todas as da Creta tinha levado até então.

As calamidades foram rodando calhando a fome desta vez na Illyria mas já com todos prevenidos com bons abastecimentos não ocorreu nada de significativo, em Africa as coisas não iam bem pois ia levando com todas as Civil Wars que apareciam tendo sempre acontecido quando tentava colonizar a itália. Mas dps desgraca afinal sempre aconteceu quando Illyria desvasta o mundo com a fome e ao mm tempo recebe a epidemia pelas maos de Creta desvastando todos os territorios,

reduzindo Illyria a 3 cidades e Creta recebe uma civil war e com 4 cidades e com os taxes altos desgraça acontece de novo no inicio do proximo turno, Africa baixa os impostos com a Coinage e fica com mais tokens em stock, Illyria nao consegue pagar os impostos em nenhuma cidade e Creta falha o pagamento de uma, Africa aproveita a oportunidade e fica com o controlo de 4 cidades num turno e sem problemas cria a oitava cidade no mm turno gastando 12 colonos.

o mapa do mundo é virado ao avesso, Africa encontra-se agora com cidades espalhadas por todo o lado, Illyria tenta repor-se na sua gloria antiga e recomeça a construir as suas cidades e Creta tenta repor a sua populaçao as civilizações estagnam na entrada da Late Iron Age e ja so restam espaços para 3 Civics em todas as civilizações.


(tivemos de parar aqui pq segunda trabalhava-se, foram 4h de jogo apenas e tamos bem perto do final, a 3 noto que se o jogo perde um cado nas trocas mas mm assim ainda ha uma pequena guerrita, o mapa ta bem adaptado para 3 jogadores sem duvida o que obriga a confrontos apesar de ainda nao terem existido excepto minor skirmishes.

Ate agora é um saldo positivo de todos os jogadores mm com 2 falhas que tivemos mas que por ter sido o primeiro jogo resolvemos de maneira friendly e sem custar mt ás civs que afectava)

EDIT e Final de jogo:

Ontem continuou-se e acabou-se o jogo foram apenas mais 45min pq na nos tinhamos percebido de quao perto tavamos do fim lol senao nunca teriamos parado :p

Entao para comecar vou fazer um ponto de situacao de cada civ de como tinham ficado.

Illyria - controlava a parte superior do mapa e italia(que ganhou numa/varias civil wars de Africa) era constituida por 3 cidades e alguma populacao dispersa e tentava recuperar a sua forma antiga

Creta - dominava a grecia e basicamente a parte toda da costa dakela zona contava com 5 cidades e procurava maneira de se expandir e arranjar população

Africa - contava com 4 cidades espalhadas em territorio Creta e Illyrico e outras 4 pela parte norte de Africa, uma populacao algo reduzida para manter as 8 cidades todas e ocupava toda a parte de Africa + sicilia

recomeçamos entao o jogo.

primeiro turno Creta começa com movimentações militares a fim de retomar a cidade que Africa controla no meio do seu territorio, Illyria tenta repopular o seu territorio e criar mais 1 cidade, Africa move-se a fim de criar a nona cidade na parte norte de africa e movimenta-se para expandir na italia. Creta consegue destruir a cidade Africana . Em seguida disastre acontece mais uma vez e em Creta ocorre uma guerra civil e uma pequena faccao passa pa as maos de Illyria que sofre com um flood no norte de italia

Illyria em seguida fortalece Italia contra o avanço de Africa, Creta volta a construir a cidade destruida de Africa e Africa constroi finalmente a nona cidade. Em seguida desastre mais uma vez, fome volta a aparecer no panorama mundial e Illyria sofre com isso mais uma vez perdendo muita populacao, Africa escapa tendo as suas granaries cheias e Creta sofre pouco com isso conseguindo achar um pouco de grain.

Illyria enquanto se aproximava da sua gloria apanha com a epidemia e todas as cidades sao reduzidas, Africa mantem-se imune sendo ela a causadora da epidemia e Creta salva-se perdendo apenas 3 unidades devido a um gesto de bondade de Illyria.

Africa apos a epidemia que afecta as outras 2 civs consegue a Civic necessaria para ultrupassar os 1200 pontos (Democracy) e quando a AST é alterada percebe-se que no proximo turno ganharia . E assim foi a historia escrita...

agora sim ta completa a historia :P

Nada como um bom joguinho de Civ. Mas acho que voces iam gostar mais com a expansão Advanced Civ, torna o jogo muito melhor.

ja da primeira vez que joguei disseram o mesmo .. mas inda falta arranjar para experimentar :p talvez daki a uns tempitos =)

Embora o Advanced seja caro, acredita que vale mesmo a pena. Torna o jogo em algo muito mais diferente e divertido, mais desafiador. Para mim Civ e Adv Civ são duas experiências completamente diferentes, com preferencia para o Adv Civ.