Como tenho a modos que andado a pensar em como fazer um report e tinha comprometido comigo mesmo em fazer este session report aqui vai, acho que dá para ter uma ideia do decorrer do jogo sem ter de saber as regras por inteiro e quem souber as regras percebe bem algumas situações =) e para mais acho que no espirito da LeiriaCon2009 fica bem este reportzito :p sem mais delongas aqui está a primeira tentativa (minha) de um report do TI.
Players:
Eduardo – Federation of Sol
Rodrigo – Clan of Saar
Luis – The Winnu
Pombeiro – Universities of Jol Naar
Diogo – The Naalu Colective
Eu – L1X1X Mindset
Após a explicação das regras e do entusiasmo demonstrado pelo Eduardo em aprender o jogo começamos o 1º turno. Como sempre este turno e basicamente dedicado a expansão dos nossos dominio, colonização de planetas e produção para expansão posterior, e assim foi com algumas desgraças pelo caminho todos conseguiram colonizar 1 sistema adjacente pelo menos.
A primeira confusão começou logo quando os Winnu usaram a carta de Trade e assim geriam o sucesso ou não dos trades entre as raças, após uma proibição de negócios que resultou numas ameaças e acordos traçados, rapidamente os Winnu perderam o poder e capacidade em gerir os trades e resolveram não impor restricções no inicio o que resultou em todos fazerem trade.
O turno prosseguiu sem grandes problemas.
No próximo turno todos continuaram a sua expansão e os Jol-Naar descobriam rapidamente os avanços tecnologicos no meio da sua expansão ainda ganharam mais uma tecnologia perdida num planeta. Notou-se no final deste turno o azar da Federation of Sol na sua expansão quando acabavam o turno com apenas 2 carriers e 1 ground force em cada planeta, tendo perdido todas as outras naves. Os Naalu aproximavam-se do homeworld dos Jol-Naar a fim de apanharam o wormhole, Clan of Saar moviam a sua base em aproximação de Mecatol Rex e os L1z1x chegavam perto de Mecatol Rex apanhando um artefacto.
Fazendo um cado o fast forward de 1 turno onde não aconteceu quase nada:
Federation of Sol – Não se expandiram mais e ficaram a reconstruir a sua frota perdida.
Clan of Saar – Expandiram-se em direccao a Mecatol Rex e na suas redondezas consolidando a sua posição ficando a espera.
The Winnu – Não se expandiram mais e começaram a fazer build up de frota ameaçando as fronteiras de Saar e dos Jol-Naar mas sem preocupações para ambos devido a acordos anteriores.
Universities of Jol-Naar – Expandiram-se ate Mecatol Rex e começaram a construção de frotas ameaçando a fronteira com os L1z1x e sem avançar sobre Mecatol.
Naalu Colective – expandiram-se pelo Wormhole, e começaram a construção de frotas no meio do território sem ameçar nenhuma fronteira mas perto o suficiente para se defender de todos os lados
L1X1X Mindset – Não se expandiram mais e começaram a sua construcção de frotas dividindo-se entre proteger-se da Federation of Sol e Universities of Jol-Naar.
Por este turno instalou-se uma certa guerra fria por todos, tavam todos a espera de um movimento de alguem para ficar fraco demais a fim de se decidir movimentos e não perder demasiadas frotas.
No próximo turno desgraça abate-se sobre o universo.
E neste caso abateu-se sobre os L1X1X Mindset. Criando a primeira guerra e contando já com mais tecnologias do que mtas raças juntas os Jol-Naar entram em força no território dos L1X1X, após uma dura luta e perdas para ambos os lados Jol-Naar saiem vitoriosos com os L1X1X a manterem o controlo do sistema e do artefacto, no mesmo turno os Saar aproveitam a distracção de ambos e deixando uma War Sun a fim de controlar um potencial avanço da Federation of Sol avançam sobre Mecatol Rex não tendo dificuldade em conquistar.
Com a pontuação de VP's bastante renhida os Naalu aproveitam a baixa força dos Jol-Naar no território L1X1X e atacam com a sua frota principal, isto é basicamente tudo o que teem excepto umas pequenas unidades que na conseguem entrar, com o bonus dado pelo warfares a vitória estava garantida mas mesmo assim ainda sofreram umas perdas.
Os Winnu sentindo que os Jol-Naar estavam agora enfraquecidos avançam sobre 2 territórios deles as defesas sendo minimas sao devastadas e os Winnu ficam bem perto do HomeSystem. Os Jol-Naar agora sem frotas quase nenhumas tentam refazer algo para voltarem em força.
Os L1X1X refazem a sua fleet mas após as rápidas mudanças do panorama geral desistem de tentar reconquistar o sistema por agora e ainda mantendo o planeta sobre seu controlo e portanto o artefacto continua a dar o seu bonus. Os Sol continuavam quietos no seu HomeSystem e nos territórios a volta construindo e aumentando a sua frota e mantendo as fronteiras bem protegidas.
Com o acabar da guerra fria os Winnu aproximam-se do HomeSystem dos Jol-Naar sem conquistarem os territórios por onde passam, se pensava-se que a desgraça tinha-se abatido contra os L1X1X foi porque ainda não se tinha visto o genocidio dos Jol-Naar.
Os Clan of Saar ao notarem o abandono dos Winnu aproveitam e entram em conflito com os Jol-Naar atacando as frotas e deixando a fronteira com a Federation of Sol mais desprotegida.
Os Naalu mantem-se em posiçao e consolidam as forças no sistema mas sem atacarem o planeta dos L1X1X, estes por sua vez continuam a recuperar as forças a fim de reconquistarem o seu sistema e resgatarem a space dock do blockade.
Os Jol-Naar agora tentam apenas sobreviver com o avanço de 3 raças sobre eles e de momento não tem frota e apenas algumas ground forces espalhadas nos planetas que ainda resistem.
A Federation of Sol continua com passividade a ver o desenrolar da acção e retrai-se de atacar alguém.
Sendo este o último turno e por ver que o fim se aproxima-se os Jol-Naar puxam a carta do Imperium Rex terminando assim o jogo e evitando a sua destruição mas com pena fazendo Kingmaking dos Clan of Saar (tambem já era tarde como tudo e ir pa cama 2 turnos mais cedo não era assim tão má ideia :P).
Mais tarde veio-se a saber (neste caso vim eu a saber no almoço do dia seguinte) que os Jol-Naar foram massacrados devido aos secret objectives das restantes raças e não apenas por terem umas 19 tecnologias ou mais lol :p
Infelizmente este report foi feito com tudo retirado de memória pois perdi a folha onde tava a escrever o relato mas tinha-me comprometido a fazer o report e aqui está ele, talvez um pouco mais fraco do que eu queria .
No fim do jogo ficou algo assim se bem me recordo (desculpem se tou em erro)
1º Rodrigo – Clan of Saar com 6 ou 7 pontos
2º Diogo e Eu – Naalu Collective + L1X1X Mindset
3º Luis + Pombeiro – The Winnu + Universities of Jol-Naar
4º Eduardo – Federation of Sol
(se entretanto achar a folha meto aqui a classificação correcta :p)
Acho que todos gostaram do jogo (impossivel haver algo contrário :p) mas mais importante foi o Eduardo ter gostado, sendo o novato, no jogo só foi pena ele não ter avançado para a guerra como os restantes mas ficou a promessa feita por ele que para a próxima não há amigos para ninguem hehe :p