Session Report: Twilight Imperium 3rd Edition + Shattered Empire

Como tenho a modos que andado a pensar em como fazer um report e tinha comprometido comigo mesmo em fazer este session report aqui vai, acho que dá para ter uma ideia do decorrer do jogo sem ter de saber as regras por inteiro e quem souber as regras percebe bem algumas situações =) e para mais acho que no espirito da LeiriaCon2009 fica bem este reportzito :p sem mais delongas aqui está a primeira tentativa (minha) de um report do TI.

Players:

Eduardo – Federation of Sol

Rodrigo – Clan of Saar

Luis – The Winnu

Pombeiro – Universities of Jol Naar

Diogo – The Naalu Colective

Eu – L1X1X Mindset

Após a explicação das regras e do entusiasmo demonstrado pelo Eduardo em aprender o jogo começamos o 1º turno. Como sempre este turno e basicamente dedicado a expansão dos nossos dominio, colonização de planetas e produção para expansão posterior, e assim foi com algumas desgraças pelo caminho todos conseguiram colonizar 1 sistema adjacente pelo menos.

A primeira confusão começou logo quando os Winnu usaram a carta de Trade e assim geriam o sucesso ou não dos trades entre as raças, após uma proibição de negócios que resultou numas ameaças e acordos traçados, rapidamente os Winnu perderam o poder e capacidade em gerir os trades e resolveram não impor restricções no inicio o que resultou em todos fazerem trade.

O turno prosseguiu sem grandes problemas.

No próximo turno todos continuaram a sua expansão e os Jol-Naar descobriam rapidamente os avanços tecnologicos no meio da sua expansão ainda ganharam mais uma tecnologia perdida num planeta. Notou-se no final deste turno o azar da Federation of Sol na sua expansão quando acabavam o turno com apenas 2 carriers e 1 ground force em cada planeta, tendo perdido todas as outras naves. Os Naalu aproximavam-se do homeworld dos Jol-Naar a fim de apanharam o wormhole, Clan of Saar moviam a sua base em aproximação de Mecatol Rex e os L1z1x chegavam perto de Mecatol Rex apanhando um artefacto.

Fazendo um cado o fast forward de 1 turno onde não aconteceu quase nada:

Federation of Sol – Não se expandiram mais e ficaram a reconstruir a sua frota perdida.

Clan of Saar – Expandiram-se em direccao a Mecatol Rex e na suas redondezas consolidando a sua posição ficando a espera.

The Winnu – Não se expandiram mais e começaram a fazer build up de frota ameaçando as fronteiras de Saar e dos Jol-Naar mas sem preocupações para ambos devido a acordos anteriores.

Universities of Jol-Naar – Expandiram-se ate Mecatol Rex e começaram a construção de frotas ameaçando a fronteira com os L1z1x e sem avançar sobre Mecatol.

Naalu Colective – expandiram-se pelo Wormhole, e começaram a construção de frotas no meio do território sem ameçar nenhuma fronteira mas perto o suficiente para se defender de todos os lados

L1X1X Mindset – Não se expandiram mais e começaram a sua construcção de frotas dividindo-se entre proteger-se da Federation of Sol e Universities of Jol-Naar.

Por este turno instalou-se uma certa guerra fria por todos, tavam todos a espera de um movimento de alguem para ficar fraco demais a fim de se decidir movimentos e não perder demasiadas frotas.

No próximo turno desgraça abate-se sobre o universo.

E neste caso abateu-se sobre os L1X1X Mindset. Criando a primeira guerra e contando já com mais tecnologias do que mtas raças juntas os Jol-Naar entram em força no território dos L1X1X, após uma dura luta e perdas para ambos os lados Jol-Naar saiem vitoriosos com os L1X1X a manterem o controlo do sistema e do artefacto, no mesmo turno os Saar aproveitam a distracção de ambos e deixando uma War Sun a fim de controlar um potencial avanço da Federation of Sol avançam sobre Mecatol Rex não tendo dificuldade em conquistar.

Com a pontuação de VP's bastante renhida os Naalu aproveitam a baixa força dos Jol-Naar no território L1X1X e atacam com a sua frota principal, isto é basicamente tudo o que teem excepto umas pequenas unidades que na conseguem entrar, com o bonus dado pelo warfares a vitória estava garantida mas mesmo assim ainda sofreram umas perdas.

Os Winnu sentindo que os Jol-Naar estavam agora enfraquecidos avançam sobre 2 territórios deles as defesas sendo minimas sao devastadas e os Winnu ficam bem perto do HomeSystem. Os Jol-Naar agora sem frotas quase nenhumas tentam refazer algo para voltarem em força.

Os L1X1X refazem a sua fleet mas após as rápidas mudanças do panorama geral desistem de tentar reconquistar o sistema por agora e ainda mantendo o planeta sobre seu controlo e portanto o artefacto continua a dar o seu bonus. Os Sol continuavam quietos no seu HomeSystem e nos territórios a volta construindo e aumentando a sua frota e mantendo as fronteiras bem protegidas.

Com o acabar da guerra fria os Winnu aproximam-se do HomeSystem dos Jol-Naar sem conquistarem os territórios por onde passam, se pensava-se que a desgraça tinha-se abatido contra os L1X1X foi porque ainda não se tinha visto o genocidio dos Jol-Naar.

Os Clan of Saar ao notarem o abandono dos Winnu aproveitam e entram em conflito com os Jol-Naar atacando as frotas e deixando a fronteira com a Federation of Sol mais desprotegida.

Os Naalu mantem-se em posiçao e consolidam as forças no sistema mas sem atacarem o planeta dos L1X1X, estes por sua vez continuam a recuperar as forças a fim de reconquistarem o seu sistema e resgatarem a space dock do blockade.

Os Jol-Naar agora tentam apenas sobreviver com o avanço de 3 raças sobre eles e de momento não tem frota e apenas algumas ground forces espalhadas nos planetas que ainda resistem.

A Federation of Sol continua com passividade a ver o desenrolar da acção e retrai-se de atacar alguém.

Sendo este o último turno e por ver que o fim se aproxima-se os Jol-Naar puxam a carta do Imperium Rex terminando assim o jogo e evitando a sua destruição mas com pena fazendo Kingmaking dos Clan of Saar (tambem já era tarde como tudo e ir pa cama 2 turnos mais cedo não era assim tão má ideia :P).

Mais tarde veio-se a saber (neste caso vim eu a saber no almoço do dia seguinte) que os Jol-Naar foram massacrados devido aos secret objectives das restantes raças e não apenas por terem umas 19 tecnologias ou mais lol :p

Infelizmente este report foi feito com tudo retirado de memória pois perdi a folha onde tava a escrever o relato mas tinha-me comprometido a fazer o report e aqui está ele, talvez um pouco mais fraco do que eu queria .

No fim do jogo ficou algo assim se bem me recordo (desculpem se tou em erro)

1º Rodrigo – Clan of Saar com 6 ou 7 pontos

2º Diogo e Eu – Naalu Collective + L1X1X Mindset

3º Luis + Pombeiro – The Winnu + Universities of Jol-Naar

4º Eduardo – Federation of Sol

(se entretanto achar a folha meto aqui a classificação correcta :p)

Acho que todos gostaram do jogo (impossivel haver algo contrário :p) mas mais importante foi o Eduardo ter gostado, sendo o novato, no jogo só foi pena ele não ter avançado para a guerra como os restantes mas ficou a promessa feita por ele que para a próxima não há amigos para ninguem hehe :p

Na realidade o jogo tava a correr bem naquele ambiente de guerra fria para todos, e efectivamente notou-se o Eduardo ser novato na coisa, pois um dos balanceadores do jogo é a ameaça constante de quem se vira para um lado e ver o outro vizinho a bater-lhe na porta dos fundos. Como o Eduardo nao se mexeu o resto é história. Mesmo assim a ser dizimado por todos os lados foi incrivel o que consegui aguentar. Peço a todos as minhas desculpas por ter acabado o jogo mais cedo, mas já nao me era possivel concluir em condições, e na altura estava com idéia q estava em segundo!! LOL!! No dia seguinte as minhas costas contaram outra história (foi das pancadas todas que ali levei LOLOLOL).

naquela primeira trade, eu a ameaçar que se não me deixa-se fazer trade pro proximo turno ia eu buscar o trade, e deixava toda a gente fazer trades menos ele!! Diplomacia ao mais alto nivel, guerra psicológica e económica em todos os niveis. Como sempre um jogo excelente, com companheiros com quem deu gosto de jogar.

E o Eduardo de repente a levantar-se (tipo 2 da matina!!) a ir à recepção pq nem sequer sabia ainda em que quarto estava hospedado!!! LOL

Ou eu a passar metade do jogo a tentar vender uma carta de acção!!! tipo leilão!!

O mais engraçado ainda e mais lucrativo foi aproveitarmos todos pra limar regras. é incrivel como isoladamente se fazem interpretações que quando nos juntamos verificamos estar erradas. Eu e o ricardo aprendemos algumas, corrigimos outras e demos tb a conhecer e a corrigir outras. qt mais nao seja por isto valeu o jogo!! E eram 5 da matina qd tudo acabou.

[quote=Firepigeon]naquela primeira trade, eu a ameaçar que se não me deixa-se fazer trade pro proximo turno ia eu buscar o trade, e deixava toda a gente fazer trades menos ele!! Diplomacia ao mais alto nivel, guerra psicológica e económica em todos os niveis. [/quote]

Vejo que essa táctica resultou tão bem como no nosso Diplomacy...

Pimba! Tongue out

Pois aquela primeira trade foi demais lolol nao tavam habituados a serem assim pressionados e logo a partida com escolhas dakela forma lolol foi mt bom, tentei dar a entender essa parte com:

rapidamente os Winnu perderam o poder e capacidade em gerir os trades e resolveram não impor restricções

mas se calhar na ficou mt bem explicito :p

lolol a do quarto foi bem fixe e tb curti quando construi a refinaria e ficaram confusos com a cena lol :p e é verdade sempre deu para rever as regras em algumas situações que os bonus dos planetas na tecnologia so servem se nao tiverem exhausted (dps de falar com o tiago afinal ja tinha jogado assim mas nao me lembrava Oo)

o jogo vale sempre por em cima da mesa :P

lol ainda nao sei como é que deixaram a alemanha ganhar :p ali a frança mm a jeito pa lhe cair em cima e faz acordo pa ficar em segundo lugar

tsk tsk shame hehe

(btw gostei imenso do diplomacy e nao o vejo como um jogo assim mt longo como isso Oo)

Nunca vi os Jol-Naar com o penalty na guerra safarem-se assim tao bem :p lol

acho que nao precisas de pedir desculpa por acabar o jogo ja era bastante tarde e pouco mais se iria fazer em 1 ou 2 turnos =) e de um certo modo ficamos tb aliviados de inda dar pa dormir alguma coisita :p

O Kaiser relembra o seu brilhantismo estratégico…diplomático!

:wink:

Uma das garantias que temos sempre quando começamos um TI é que aconteça o que acontecer, vai ser épico... e assim foi!

Acabei por ganhar com alguma sorte já que para além do Pombeiro ter acabado o jogo no momento certo, tive o Eduardo ao meu lado que se preocupou em demasia em fazer crescer o seu poderio militar sem nunca o ter posto em acção. Se ele se tem lançado em direção aos meus territórios, não teria sobrado muito...

Obrigado aos parceiros de jogo por um serão bem passado e em particular ao Dalim Thor por nos fazer recordar esse bom momento. A repetir...

sim com o TI nao falha hehe =)

so demorei mais tempo pq tive a procura da folha perdida e ontem tive sorte e nao tive nenhum trabalho pa fazer o que ajudou a adiantar bastante o report ^^

a repetir sem dúvida é so avisarem =)

[quote=DalimThor]lol ainda nao sei como é que deixaram a alemanha ganhar :p ali a frança mm a jeito pa lhe cair em cima e faz acordo pa ficar em segundo lugar[/quote]Em diplomacia, ninguém faz nada sozinho :)

sorte :p mas bem jogado =)

eu entro noutro e só avisarem =)

No Diplomacy não há sorte…para além da atribuição inicial de nações.

Tudo o resto é o caos organizado!

:wink:

https://www.boardgamegeek.com/image/434333

https://www.boardgamegeek.com/image/434343

quando é que fazemos uma jogatana assim pombeiro?? (tenho o prox fds livre :P)

É mesmo partir à descoberta!! LOL