[quote=RedPissLegion][quote=JMendes]Hey, :)[quote=JMendes]da malta que só distingue um RPG do outro pelo setting que trás e que decide se vai gostar ou não de um jogo após ler o capítulo de introdução ao setting. Trágico mas real.[/quote]Só para esclarecer, isto em si é mau, pelo menos em minha opinião, porque é limitativo e distorcido.[/quote]Sou obrigado a discordar ctg neste ponto, mas o melhor é ser discutido noutro sítio. Afinal eu tb gosto de discutir gostos hehe.
[/quote]
Ok, antes de iniciar esta discussão só queria esclarecer dois pontos:
-Obviamente que o sistema importa (system does matter), caso contrário n tariamos a ter esta discussão;
-Tudo o que eu vou dizer é p ser discutido e provarado contrário, mais do que gostos gostava de discutir a funcionalidade da coisa.
O tema aqui em conversa baseia-se neste caso, li a introdução do setting do jogo Twilight 2000 e curti bué a coisa, pareceu-me fixe para divertir o pessoal numa campanha curta, ou até longa dependendo do decorrer das coisas. O problema apareceu qd começei a ler o capítulo das regras e criação de pesonagem, achei o conjunto de aleatoridade e aplicação de fórmulas uma coisa bué abjecta.
Instalou-se então a dúvida, ponho o jogo td no "lixo" ou posso aproveitar o setting e aplicar outras regras, de notar que aplicar outras regras n é necessariamente desenhar um jogo novo só p aquela história, pode ser mais simples e aplicar um GURPS ou transpor a história do jogo para outro sistema que goste mais.
Isto pode ser transposto para uma questão mais geral, se vejo um RPG q tem um setting bué fixe que me faz vibrar bué mas as regras metem bué nojo, tenho mm q mandar td fora e n voltar a pensar nisso e passar o resto da vida à procura do jogo perfeito que reuna setting e regras mais ao meu gosto? Ou posso simplesmente aproveitar a história do setting e aplicá-la noutro sistema de regras?
Isto parece-me lógico que n pode ser aplicado genéricamente a todos os jogos, se houver sistemas de "poderes" para os pcs a transposição torna-se 1000 vezes mais problemática, se forem jogos que se direccionam agendas criativas diferentes, mil e uma outras razões.
Já agora pode-se tb por outra questão, de que me vale um sistema de regras perfeito que me atrai imenso, se o setting for n me atrair de todo?
De qq maneira gostava de saber a vossa opinião sobre este assunto.