Sfaera na revista Critical Hits

Nesse mês de Fevereiro a Critical Hits estará anunciando pela primeira vez um preview sobre o sistema Sfaera. resolvi postar aqui o que pode ser encontrada nessa revista pois deve esclarecer o conceito do sistema.

ficha verso

Introdução

O sistema Sfaera vem a ter um diferencial de ser um sistema básico e centrado na ficha o livro vindo a ser só um manual de instruções e acima de tudo um sistema VISUAL. E a ausência de contas em muitos casos exceto no calculo de dano dá uma maior idéia de imagens que números ao sistema. A intenção é criar um sistema rápido e estratégico.

Conceitos Básicos:

Atributos

O Sfaera como em muitos outros sistemas tem seus atributos, sendo eles: Mente, Força, Agilidade, Destreza, Sentidos e Saúde. Cada dois desses atributos dá origem a mais três atributos secundários ( exceto Saúde): Ataque ( Força + Destreza), Defesa ( Agilidade + Destreza) e Essência ( Mente + Sentidos), Esse último atributo secundário, Essência, consiste no poder especial do Avatar. Por exemplo a Essência de um guerreiro pode ser Coragem, ou de um Mago - Magia ou de um Padre – Fé.

Habilidades

Cada Atributo tem correlacionado a ele várias outras Habilidades por exemplo se um avatar precisar de fazer um teste para enxergar uma armadilha no escuro ele fará um teste de Sentidos pois uma das Habilidades de Sentidos é Visão.

Perícias

As perícias são como em todos os sistemas são aprimoramentos são aquilo que seu avatar apende com a vida por exemplo: Nadar, Desarmar uma bomba etc. O teste dela é feita no mesmo Disco de Julgamento dos Atributos. E a perícia vem para facilitar a vida do seu avatar. Por exemplo se ele tem que escalar uma parede Difícil, ele estaria testando o Atributo Força enquanto que com a perícia Escalar com RND ( Redutor de Nível de Dificuldade) [ -2] ele em vez de fazer um teste Difícil faria o mesmo teste com ND ( Nível de Dificuldade) Fácil, pois o ND caiu em dois saindo de Difícil, passando por Médio e ficando Fácil.

Conhecimentos

O “teste” de conhecimento funciona da seguinte forma. O Mestre julga que todos os que tem um determinado nível de sabedoria no assunto sabem daquilo. Por exemplo o Mestre poderia dizer “ Todos os Avatares que soubere um pouco sobre herbologia sabem que essa planta causa alucinações”.

Tipos de Testes inclusos no Sfaera

Testes de Atributos

Testes de Perícias

Testes de Conhecimentos

Testes de Atributo Vs Atributo

Testes de Atributo Vs Interpretação

O Combate

No Sfaera o sub-sistema de Combate favoresse tanto você ser um um guerreiro forte como rápido, pois se você é forte você dá mais dano e menos ataques porém se você é rápido dá mais ataques com menos dano por ataque. Um equilíbrio que tentamos encontrar e dar mais opção para os jogadores mesmo eles escolhendo a mesma Profissão. Isso foi conseguido através da criação da Velocidade-Base e das Velocidades de Ataque e Defesa. A escolha da arma influencia também em muito na resolução do combate. No caso de uma arma pesada dará um dano maios mas dará menos ataque enquanto que com uma adaga dará poucos danos com vários golpes e isso é apenas para adicionar estratégia ao sistema.

Vendo com o que se bate...

Uma inovação do Sfaera é adicionarmos cards representando as Armas, Armaduras, Ítens e Especiais ( magias em geral e e manobras especiais) e enquanto você desfere um golpe pode ver com o que está batendo e com o que está sendo atingido.

Acertando em um local especifico...

No Sfaera incluímos de forma simplificada partes do corpo a ser atingido, pois acreditamos dar ao menos uma boa idéia do que está acontecendo com novo Avatar ou oponente. As partes são: Cabeça, Tronco e Membros ( Pernas e Bracos).

Não tendo um nível para soltar uma magia...

Na real até há um Nível porém esse nível depende mais de seu avatar que o nível em si. O controle dessas magias existe pelo esgotamento do Avatar levando ele a exaustão ou desmaio. Pois cada magia ou especial são consumidos uma quantidade de Energia Espiritual.

A estrutura do sistema é dividida em:

Criando:

Ensina o jogador criar a ficha de seu Avatar/Personagem.

Jogando:

Ensina o jogador a usar a ficha como um sistema resolvendo testes de Atributos, Perícias e Conhecimentos.

Evoluindo:

Ensina o jogador a evoluir seu Avatar/Personagem. No Sfaera a evolução se dá por Treinamento ou Aprendizado. Quanto mais você usar uma perícia melhor seu Avatar será nela.

Obs: muito do que viram aqui de imagem não é a versão final mas estamos em quase fase final apenas estamos acertando a aparência do sistema. É para dar um gostinho do que estamos buscando.

Espero que tenham ao menos entendido o conceito básico do sistema no lançamento ficará muito mais claro vos garanto. Grato pelo apoio.