O sistema Sfaera está sendo desenvolvido por profissionais de areas de jogos, cinema e HQs. A idéia inicial é ter um sistema gráfico onde a ficha é o sistema e o livro acompanha apenas como manual de "Como jogar". O sistema é dividido em três Capítulos principais: Criando-Jogando-Evoluindo. O sistema pretende ser visual/gráfico por dois motivos: "uma imagem diz mais que mil palavras" e não queremos que os jogadores nem os mestres vejam números e sim imagens. Os únicos valores a serem realmente calculados são o dano pois não havia outra forma de fazer por enquanto. Algumas das novidades que deixará um sistema visual será o uso dos cards de armas/artefatos/magias/manobras especiais. Assim como nos exemplos abaixo.
O sistema vem sendo desenvolvido há alguns anos. Estamos em busca de parceiros e apoios. Estaremos lançando ele em no mais tardar julho. Atualmente ele conta com duas ambientações. Uma Òbice no Ceres e outra uma adaptação de Naruto e-book para distribuição gratis na net, como uma nova opção para o rpg do anime, esta adaptação sendo feito por Jeferson Kalderash. Mais info do sistema e da ambientação Óbice no Ceres use o links abaixos.
Espero que encontres nesta comunidade de jogadores de Língua Portuguesa e de Portugal um local para divulgares e desenvolveres esse teu projecto que me parece bem promissor.
A ideia parece ser interessante, elegante e graficamente apelativa. O esquema esférico para o sistema de resolução de combate está bem pensado e organizado. E o design das cartas do jogo do Naruto estão espetaculares e bem bonitas. Parecem mesmo um produto profissional que pelo que percebo é mesmo a vossa intenção como projecto.
Contudo do pouco que disseste do sistema não existe muito para comentar. Apelar ao lado visual e à facilidade de aprender um conjunto de regras são dois objectivos que se procura no Grupo de Designers de RPG do site, aqui (para qual te convido já agora, bastando te inscreveres!). O uso de cartas num RPG já foi considerado por nós como podes perceber pelo projecto do Rui, o Filth & Fury (aqui, aqui e aqui). O que estamos curiosos de ler é como é em mais detalhes esse Sistema Sfaera? Será que não nos podes revelar mais? Eu por mim já consultei todos os links que nos listaste e fiquei sem perceber como funcionaria o sistema Sfaera. Usa dados? Usa algum sistema de negociação? Usa marcadores como o Magic: the Gathering?
E só uma ressalva: existem várias maneiras de resolução de combate que não involvem cáculos de dano não sei é se será exactamente aquilo que procuram no Sistema Sfaera já que por exemplo o universo do animé Naruto de certeza que se focaria muito nas opções tácticas do combate em todo o detalhe possível.
De qualquer modo continua a informar-nos acerca do progresso do projecto e se precisaram de alguém para "rever" o texto para o adaptar melhor ao uso da Língua Portuguesa aqui por Portugal de certeza que arranjarão voluntários.
Ah! E se poderem dispensar os vossos designers/ilustradores para algum RPG feito por nós aqui pelo AbreoJogo, por favor façam-no! A arte que já vi do Óbice de Ceres está muito boa!
"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa
Vou fazer minhas as palavras do Mariano e dizer que de facto não há muito para comentar; a arte é interessante, a ideia é nova, mas o sistema como funciona?
Se puderes dar alguns exemplos da mecânica em acção, então talvez possamos comentar.
–~~–
To crush your enemies, to see them driven before you, and to hear the lamentations of their women.
-Noddy, Lord of Darkness
Faço minhas as palavras dos ilustres comentadores antecedentes :)
Além disso queria perguntar de que forma é que o sistema se adequa de alguma forma especial aos combates de Naruto - combates em que muito se passa que não se vê e em que o dano é mais uma questão psicológica do que outra coisa.
Entretanto, quero também dar os parabéns pela abordagem criativa, espero saber mais sobre vocês. Estavam a necessitar de alguma colaboração em algum aspecto?
Como perceberam o portugues meu e dos sistema é o Brasileiro. Gostei muito da acolhida calorosa aqui de Portugal. em termos ta sendo mais acolhedor que o Brasil. O sistema ainda não posso divulgar muita coisa pois os designers estão a todo vapor desenvolvendo a diagramação do sistema. Mas postarei mais novidades assim que forem chegando as minhas mãos.
Contudo do pouco que disseste do sistema não existe muito para comentar. Apelar ao lado visual e à facilidade de aprender um conjunto de regras são dois objectivos que se procura no Grupo de Designers de RPG do site, aqui (para qual te convido já agora, bastando te inscreveres!). O uso de cartas num RPG já foi considerado por nós como podes perceber pelo projecto do Rui, o Filth & Fury (aqui, aqui e aqui). O que estamos curiosos de ler é como é em mais detalhes esse Sistema Sfaera? Será que não nos podes revelar mais? Eu por mim já consultei todos os links que nos listaste e fiquei sem perceber como funcionaria o sistema Sfaera. Usa dados? Usa algum sistema de negociação? Usa marcadores como o Magic: the Gathering?
E só uma ressalva: existem várias maneiras de resolução de combate que não involvem cáculos de dano não sei é se será exactamente aquilo que procuram no Sistema Sfaera já que por exemplo o universo do animé Naruto de certeza que se focaria muito nas opções tácticas do combate em todo o detalhe possível.
De qualquer modo continua a informar-nos acerca do progresso do projecto e se precisaram de alguém para "rever" o texto para o adaptar melhor ao uso da Língua Portuguesa aqui por Portugal de certeza que arranjarão voluntários.
Ah! E se poderem dispensar os vossos designers/ilustradores para algum RPG feito por nós aqui pelo AbreoJogo, por favor façam-no! A arte que já vi do Óbice de Ceres está muito boa!
[/quote]
Olha sim concerteza gostaria de voluntários ao final do projeto para passar para o portugues de Portugal.
E quanto aos artistas eles trabalham profissionalmente e cobram pelos serviços. Mas se o projeto for interessante creio que sem problemas eles trabalhariam em algum outro projeto até de graça.
Vou fazer minhas as palavras do Mariano e dizer que de facto não há muito para comentar; a arte é interessante, a ideia é nova, mas o sistema como funciona?
Se puderes dar alguns exemplos da mecânica em acção, então talvez possamos comentar.
--~~--
To crush your enemies, to see them driven before you, and to hear the lamentations of their women. -Noddy, Lord of Darkness[/quote]
Quantoa a mecânica de jogo ela é bem simples.
Algumas coisas fikaram mais práticas para quem está mais acostumado com jogos de video-game mas jogadores de rpg acabam confusos no primeiros minutos ( na maioria das mesas testes). Creio que é por ele ser bem mais visual. Dêem uma olhada no Nível de Dificuldade "Fácil" seria bem sucedido no teste "Fácil" todo akele que obtivesse do numero 8 até o 20 em um D20. O Muito Dificil seria do 18 ao 20 isso se vcs usassem o atributo Ataque para um teste. se ao invés fosse um combate simplesmente jogariam o dado e verificariam se havia sído em "Falha", "Raspão", "Certeiro"ou "Fulminante" sendo que se vc acertasse um ataque "Certeiro" ( 14 ao 19 em um d20) faria o dano do ataque Certeiro (5)x[2] ataque de uma adaga então somaria com o ajuste de dano com arma corpo a corpo {+2} então o seu dano causado seria
Faço minhas as palavras dos ilustres comentadores antecedentes
Além disso queria perguntar de que forma é que o sistema se adequa de alguma forma especial aos combates de Naruto - combates em que muito se passa que não se vê e em que o dano é mais uma questão psicológica do que outra coisa.
Entretanto, quero também dar os parabéns pela abordagem criativa, espero saber mais sobre vocês. Estavam a necessitar de alguma colaboração em algum aspecto?
[/quote]
Como ainda não está pronta as cartas das magias ( ou justsus no caso) serão em cartas semelhantes as armas. com ilustrações dos efeitos da magias ( jutsus).
Sobre nós que você gostaria de saber.
Eu sou roteirista multimidia ( quadrinhos, cinema tv e jogos). Atualmente minha maior area de trabalho está sendo o cinema com o filme A Capital dos Mortos que é um longametragem com baixo orçamento. Já ministrei cursos e workshops e variso lugares.
O Diagramador, Geliard é um dos diagramadores que trabalharam para a Daemon, Beholder Cego e Tagmar 2.
O designer da ficha e cards, Fortunato é um excelente modelador 3d e designer de jogos eletronicos, já trabalhou para softhouses no Brasil, nos EUA, Inglaterra e China.
O Ilustrador, Silvio Costa é um dos melhores desenhista nacionais que eu conheci, trabalhamos juntos em alguns projetos arquivados e demos aulas na mesma Universidade Estadual de Londrina.
Contudo do pouco que disseste do sistema não existe muito para comentar. Apelar ao lado visual e à facilidade de aprender um conjunto de regras são dois objectivos que se procura no Grupo de Designers de RPG do site, aqui (para qual te convido já agora, bastando te inscreveres!). O uso de cartas num RPG já foi considerado por nós como podes perceber pelo projecto do Rui, o Filth & Fury (aqui, aqui e aqui)
[/quote]
Bom acabei de dar uma olhada no projeto do Rui, percebi que o projeto difere bastante da nossa proposta de sistema, no nosso caso os cards são apenas extenção das fichas ou do livro de regras. Bem interessante a proposta dele. porém não entendi direito o objetivo do "Jogo trifásico 2007" poderia me explicar melhor ou me passar um link para que me seja esclarecido alguns pontos.
O "Jogo Trifásico 2007" será o resultado final do desafio lançado no grupo de Designers - RPG aqui do site há já uns meses que pretendia incentivar o desenvolvimento de um RPG original que tivesse faseado em vários módulos, três, cada um deles uma evolução do outro quer em complexidade e nível de experiência com os jogos de RPG. Podes consultar o tópico original do desafio aqui. Alguns deles começaram a ser desenvolvidos numa secção à parte do site, aqui (o do Rui que te mostrei por exemplo). Na maioria dos casos apenas foram anunciadas as ideias gerais como por exemplo aqui, aqui e aqui.
Por acaso, se conseguires acabar o Sistema Sfaera RPG até ao prazo anunciado no desafio e este cumprir os requisitos tão bem que seja o vencedor mandaremos o prémio todo empacotadinho de avião para o Brasil. :D
"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa
Queremos poder fazer um RPG "revolucionário" em lingua portuguesa. Muitos dos sistema do Brasil tem referência de outros sistemas americanos. Queremos poder abrir as portas para ambientações NOSSAS. E por isso procurava um site como esse. Pois praticamente somo uma só nação ao menos falamos a mesma lingua. Só não sei se será facil publicar algo por ai mesmo tendo uma alta qualidade de imagens e conteúdo ( nos temos altas ambições). Se souberem de alguma editora agradeço. No caso após essa ambientação pretendemos abrir para novas ambientações com o sistema e creio que uma parceria Brasil-Portugal seria uma ótima idéia.
Bem a mecânica de jogo parece bem simples sim! Parecido com D20 mas com o suporte visual das cartas e daquele gráfico redondo com os números alvo.
Mas como se procede a resolução de conflitos entre personagens se não for em combate? Podes dar exemplos de situações de jogo?
As fichas de personagem são cartas também? E como pode o personagem evoluir? Existem características? Como pode o Mestre de Jogo criar armas/jutsus/equipamentos se todas estas são cartas? E os NPCs, podem ser cartas?
Responde às dúvidas que quiseres, pois é apenas a minha curiosidade a falar. ;)
Bem a mecânica de jogo parece bem simples sim! Parecido com D20 mas com o suporte visual das cartas e daquele gráfico redondo com os números alvo.
[/quote]
Bom cara não parece em NADA com D20 system se vc verificar o sistema ao todo ( que ainda está em fase de diagramação), No caso D20 se SOMA para ver se atingiu a CD, no caso do Sfaera nada se soma apenas se verifica se acertou as NDs Facil, (…) Muito Dificil ou Absurdo.
[quote=jrmariano]
Mas como se procede a resolução de conflitos entre personagens se não for em combate? Podes dar exemplos de situações de jogo?
[/quote]
Olha vou dar uma palinha mas duvido muito que seja claro pois o sistema é em sua maioria VISUAL como aqueles manuais de rpg como final fantasy etc.
Jogando Introdução
Testes:
Atributos Um teste de atributo ocorre quando um Jogador ou Mestre solicita um teste envolvendo um atributo ou alguma de suas habilidades. exemplo aki
Após isso o Mestre julga o ND entre os 5 para a ação, verifica os ajustes de Dificuldade baseado nos Status ( Vitalidade, Energia Espiritual, sob efeito de alguma magia que altera Status), dependendo do caso o Mestre pode considerar um Sucesso Automático ou uma Falha Automática ( veja mais adiante).
exemplo aki
depois o jogador efetua sua jogada de dado, rolando o D20 e verificando o resultado. Procura pelo resultado na linha numerada onde o número está em cor branca.
Exemplo aki ao encontrar verifique se tem algum “x” na linha abaixo dele.
Exemplo aki se não houver vá para o próximo passo. Se houver o “x” procure pelo valor do dado na mesma linha do “x” tanto para a direita como para esquerda até encontra-lo.
Dessa até a linha referente ao ND solicitado pelo Mestre. Se caiu fora do espaço reservado para o ND solicitado quer dizer que você foi mal sucedido no teste e se caiu dentro você foi bem sucedido e seu Avatar conseguiu realizar a proeza.
Sucesso Automático Todo aquela ação que seria realmente fácil de se executar e se ele não tiver muita preocupação na qualidade ou na demora que isso acarretará. Falha Automática Toda ação que seria impossível de ser feita. Por exemplo um Avatar levantar um saco de 100 kg com os dois braços imóveis ou amputados.
Perícias O teste de perícia funciona no mesmo esquema que o teste de atributo só que você verificará quanto o ND se tornará mais fácil, por exemplo: se eu tenho RND [-2] em uma perícia onde a ND solicitada pelo mestre seja Difícil, eu farei um teste como se o ND fosse Fácil pois ela foi deduzida em dois, se por um acaso fosse uma perícia que eu tivesse RND [-1] com a mesma ND solicitada pelo mestre, Difícil então eu faria um teste com o ND Médio pois o ND foi reduzida em apenas um. Mesmo que seu RND fosse -3 ou – 4 a sua ND seria Fácil pois nunca pode se considerar um Sucesso Automático quando há chance de falha. Não se esqueça que cada vez que for bem sucedido em um teste de Perícia anote +1 na NA da perícia testada. Por exemplo eu deseje nadar até o outro lado do rio farei um teste de natação, se for bem sucedido anotarei +1 na linha de Natação e na coluna NA que ficaria assim:
exemplo aki!! se outra vez vir a testar a perícia Natação e for novamente bem sucedido somarei o valor atual +1 que ficaria assim: exemplo aki!! Isso ocorrerá todas as vezes exceto em Sucessos Automáticos ou se o Mestre não permitir.
Atributo Vs Atributo Em um teste de Atributo Vs Atributo, primeiro tiraremos a Iniciativa, sabendo-se que o primeiro será o Avatar a Ativo, ou seja aquele que executará a ação e o outro Avatar será o Passivo, ou seja aquele que resistirá a ação. Agora veremos a diferença entre os dois Avatares, após saber a diferença dos Avatares no Atributo motivo do teste, aumente ou diminua o ND de acordo com a diferença, por exemplo se o Avatar Ativo tivesse +2 e o Avatar Passivo +1, então quer dizer que a diferença seria de 1 a favor do Avatar Ativo. Então para o Avatar Ativo ganhar precisaria do Jogador do Avatar Ativo ser bem sucedido em um teste Fácil. Sendo que o ND-Base é Médio e o 1 a favor faria esse ND cair para Fácil. Se ao invés de 1 a favor fosse 1 contra faria o ND subir para Difícil
Sucesso Automático É considerado um sucesso automático quando a diferença do Avatar Ativo para o Avatar Passivo excede o ND Fácil em 4 ou mais. Por exemplo o Avatar Ativo tem +4 e o Avatar Passivo -3, então a diferença a favor do Avatar Ativo é 7, sendo que se ele reduzir em 1 o ND-Base ( Médio) se torna Fácil, e ainda tem uma diferença entre Avatar Ativo e o Avatar Passivo de 6. Então em casos assim considera-se o Avatar Ativo como campeão sem se jogar dado. Mas se a diferença restante fosse 3 ou menos escara-se como Fácil para o Avatar Ativo e ele teria que rolar o dado e ver se foi bem sucedido ou não no teste.
Falha Automática É considerada uma falha automática quando a diferença do Ativo para o Passivo excede o ND Absurdo em 2 ou mais. Por exemplo o Avatar Ativo tem -3 e o Avatar Passivo tem +3, então a diferença entre eles é de 6 contra o Avatar Ativo, sendo que ele aumentando 3 subiria o ND para Absurdo, e ainda assim tem uma diferença entre Avatar Ativo e o Avatar Passivo de 3. O que daria ao Avatar Passivo a vitória sem rolar dado. Mas se a diferença que excedesse fosse menos de 2 encara-se como um teste normal e os NDs seriam como os demais citados acima e ele teria que rolar o dado e ver se foi bem sucedido ou não no teste.
Interpretação Vs Atributo O Jogador Ativo interpreta e o mestre julga qual o ND para o Jogador Passivo. Depois rola-se o dado normalmente como descrito no teste de Atributo acima. Por exemplo o Avatar do Jogador Ativo quer mentir para o Avatar do Jogador Passivo. O Jogador Ativo interpreta a mentira o Mestre julga qual o ND, no caso a mentira foi muito crível então o Jogador Passivo terá que ser bem sucedido em um teste de Mente ND Difícil.
Conhecimentos
O “teste” de conhecimento funciona da seguinte forma. O Mestre julga que todos os que tem um determinado nível de sabedoria no assunto sabem daquilo. Por exemplo o Mestre poderia dizer “ Todos os Avatares que souberem um pouco sobre herbologia sabem que essa planta causa alucinações”
Nós por aqui andamos à procura e com vontade de desenvolver um primeiro RPG em Língua Portuguesa para podermos editar no nosso mercado. Queremos mesmo investir monetariamente num projecto como esse apesar de não sermos uma editora, pois as editoras em Portugal não apostariam em tal investimento ou nem conhecem o tipo de produto de que estamos a falar.
Aqui por Portugal joga-se muito os jogos Americanos ou de Língua Inglesa, desde os mais comerciais aos menos conhecidos. Os jogadores por aqui conhecem muitos jogos de outros países, como os da Alemanha e da França e começam a jogar jogos dos mais diversos estilos além dos mais jogados, como Dungeon & Dragons ou World of Darkness. Contudo o RPG é quase desconhecido pela população, que prefere os videojogos, jogos de tabuleiro, jogos de cartas e de miniaturas quando se querem divertir ludicamente.
Os universos/settings (que vocês chamam de ambientações) de animé seriam um boa aposta aqui por Portugal porquê é um estilo de BD que têm muita popularidade. O universo de Naruto, se fosse legalmente licenciado, seria um grande sucesso pois a série têm muitos fãs, sendo quase o novo Dragonball.
Contudo também já vimos muitos projectos começar com muito entusiasmo e não irem além das intenções. Nesse caso os Brasileiros são mais bem sucedidos do que nós conseguindo criar/publicar RPGs e lancá-los no mercado!
Continuem com o projecto e mantenham-nos informados. De certeza que ouviram sempre comentários nossos! ;)
Engraçado vocês me deram uma idéia, Vocês tem um mercado praticamente virgem de RPG, no caso não sei oque vocês pensam mas temos uma ótima equipe, uma parceria entre nós seria uma boa mas uanto a desanimar isso não irá acontecer pois todos somos profissionais de areas diversas que nos unimos para montarmos um estúdio de RPG, então como esse projeto tem 4 anos de aprimoramento e evolução creio que não será nesses ultimos meses que iremos parar. Quando disse um sistema inovador a proposta dele é bem alta... teremos tabuleiro, cards e o principal RPG. Nosso intuito não é vender o sistema ele é só base de desenvolvimento de novos settings/ambientações. Com preços baixos e material bem intuitivo. Para voce ter idéia do tamanho do projeto, abandonamos todos nossos outros "stand bys" para nos focarmos nesse sistema. A nossa proposta seria lançar Naruto para nosso sistema para agregar valor ao nosso sistema " Olhe o poder do sistema Sfaera", ele será um "fanzine" sem interesse lucrativo, sendo disponbilizado em pdf, somentes os jutsus e as outras cartas que serão vendidas... mas ainda como zine.
Nosso verdadeiro interesse comercial é o Óbice no Ceres, assim como parceria com outros grupos que venham a desenvolver par o sistema Sfaera. Daremos suportes a adaptações pois a intenção do sistema é ser base pra outros produtos. Seria como um "engine" para novos jogos. Se ouverem novos jogos encima não cobraremos nada do livro o lucro é todo do(s) criador(es), apenas queremos a exclusividade das cartas em contra partida de sedermos o sistema que deve vir a ser o mais rapido bonito e robusto sistema ( esforço pra isso não falta).