Shiki- Campanha de Sengoku

Esta é a campanha do jogo Sengoku (um jogo hiper-detalhado sobre o Japão do século XVI). Ela é composta por 4 cenários que se passam ao longo de 16 anos (mas com intervalos de tempo que deverão ser preenchidos pelo GM como puder).

O começo é entusiasmante: são os homens de confiança de um daymio num castelo cercado e prestes a ser tomado de assalto e no momento em que vão cometer alegremente sepuku, são ordenados que fujam com o herdeiro do clã para este sobreviver e obedecem pesarosos… através das linhas inimigas; o ambiente é estilo Ran de Akira Kurosawa.

O segundo cenário centra-se à volta de uma intriga amorosa e diplomática com traições e possíveis suicídios (à semelhança de algumas histórias de Lone Wolf).

O terceiro é uma história de fantasmas e de busca do perdão, como o folklore japonês está cheio (ambiente estilo “contos da lua vaga”).

O último termina a campanha com batalhas épicas, e a possibilidade de vingança; o fim pode ser muito variável (mesmo que os jogadores vençam).

Impressão geral: os cenários são muito diferentes e abordam de facto géneros tradicionais para quem conhece o cinema/literatura japoneses; mas são bastante subtis e não são para todos os jogadores. A província onde se passam os acontecimentos é descrita em detalhe, e são apresentadas ideias para encher os anos intermédios (mesmo assim isso exige muito trabalho por parte do GM).

Pode-se jogar o jogo em modo histórico (mínimas alterações no primeiro cenário), mas isso estragaria o 3º cenário; um leve toque de fantasia nesta campanha torna-a de facto mais interessante.

A campanha pode ser facilmente adaptável a qualquer outro universo inspirado no Japão, já que as regras de base (sistema Fuzion) não são grande coisa.

Apesar de estar cheio de boas ideias, a sua concretização pareceu-me um pouco ligeira, feita de forma resumida; mesmo assim é bem melhor do que muitas outras campanhas que li (aliás, considero todos os suplementos de Sengoku são bons, só que infelizmente poucos).

Aqui está um jogo que gostaria de experimentar. Sengoku Junai - período dos Estados em guerra... adoro História japonesa. O meu período preferido é, indubitavelmente, a era Tokugawa; no entanto, gostaria de saber se este rpg se centra mais na fase Azuchi-Momoyama, ou no período Muromachi?

Centra-se na Azuchi-Momoyama (com os 3 grandes reunificadores), se bem que não custa fazer uma antecipação até às guerras gempei, ou ir mesmo ao séc. XIX pré-Perry, eles próprios o sugerem…