Skilgannon e Anders

Há muito tempo há Editoral Presença editava livros interessantes com a sua colecção Via Láctea. Com o passar dos meses, entretanto, parece que as obras realmente interessantes começaram a escassear e agora somente muito eventualmente aparece alguma coisa digna de nota.

Por outro lado, ainda mais eventualmente, surgem verdadeiras pérolas que merecem ser devoradas por qualquer leitor que goste a sério de Fantasia e por qualquer aficcionado em Jogos de Representação: O Lobo Branco e sua "continuação" As Espadas da Noite e do Dia, do autor David Gemmell são duas destas obras que merecem destaque.

Uma narrativa sem falhas com personagens que possuem que possuem consistência e que nem são completamente boas nem completamente más. Muito pelo contrário a personagem principal, Oleg Skilgannon, é um anti-herói exímio espadachim conhecido como "O Maldito" por ter realizado verdadeiros massacres enquanto o personagem secundário conhecido como "Druss, A Lenda" é um herói "Lawfull Good" com um lado negro que tem o imprecionante poder de atrair imediatamente a simpatia de qualquer leitor.

É claro que eu gosto particularmente de livros em que os personagems principais sejam já "high levels" e simplesmente passen por cima da grande massa "cannon folder" como se elas não existissem. Apesar disso é imprecionante como mesmo nos combates mais simples o autor consegue transmitir uma fluidez imprecionante.

Os livros deste autor são realmente um "must" que farão não simplesmente brotar mas sim jorrar idéias para aventuras de todos os jogadores que realmente gostem de cenários de fantasia e principalmente que gostem de personagens "over power".

Os livros passam-se num cenário de "dark fantasy" que originalmente posicionam-se temporalmente alguns milhares de anos no futuro depois de nossa civilização ter desaparecido. Entretanto a abordagem é única e somente no segundo livro é que vim a aperceber-me deste facto uma vez que simplesmente não há nada que a primeira vista se assemelhe a tecnologia.

Não há elfos, anões, gnomos ou dragões. Há sim excelentes espadachins com espadas almaldiçoadas, feiticeiras, demónios e criaturas meio humanas meio animais chamadas Ambígenos que dão o pano de fundo à trama. Foi ficar por aqui em relação a este livro pois o que espero mesmo é que todos experimentem por si só o prazer da leitura.

Aproveito também para escrever sobre outra excelente série que é a "Saga de Anders" dos autores alemães Helke e Wolfgang Hohlbeineditada pela Editora Nova Gaia. A Saga é também muito bem escrita e a personagem principal é um rapaz super dotado de 12 anos que se vê envolvido em uma trama que envolve cenários pós-apocalípticos, tecnologia futurística e também criatura meio-homem meio-animais que lutam todos os dias pela sua sobrevivência.

Para começar a encadernação em capa grossa com capa protectora dá uma qualidade extra à edição. Apesar do primeiro capítulo dar uma idéia errada sobre a história que faz o leitor pensar ser mais uma chata prosopopéia sobre crianças que se vêem envoltas em tramas de adultas e se saem bem no final logo o segundo capítulo dá outro tom à escrita enegrecendo o cenário.

Também há uma ambiquidade enorme entre as personagems e é difícil saber quem é bom e quem é mau. Na prática todos são bons e maus ao mesmo tempo. O próprio Anders que é a personagem principal acaba por demonstrar o tempo todo ser dominado por um sentimento de um egoísmo inerente a um rapaz que tem tudo e é filho de um pai que é um dos homens mais ricos do mundo.

Também vale muito a pena. Eu estou ansioso pelo terceiro livro que já deveria ter saído. Gostei tanto da série que toda vez que tenho que dar um presente para alguém dou o primeiro livro da quatrilogia. Quando sair o último livro estou a pensar seriamente em criar uma campanha a contar a saga da série.