Hey, :)
The Phantom Strikes Again. (Que é como quem diz, lá vem o chato do Mendes mandar vir...)
Ya, queria pedir desculpa antecipada por este post, o qual eu tentei em vão não fazer parecer paternalista ou insultuoso...
[quote=The_Watcher]1- Quantas sessões vai durar a campanha, aproximadamente?[/quote]
Esta é possivelmente a única pergunta não adversarial das seis, embora seja também algo vazia. Queres expandir em quais as respostas que te agradariam?
[quote=The_Watcher]2- O jogo vai previligiar o quê? Combate, interacção socio-politica, ou enigmas?[/quote]
Estas alternativas pressupõem Gamism à força toda. O que é que o GM pode responder se estiver a pensar em levar a coisa mais para o Narrativism ou Simulacionism?
[quote=The_Watcher]3- Vai haver rail-road ou não?[/quote]
Dor! Espero que nunca ninguém responda que sim abertamente a esta pergunta. "Vais jogar sozinho?" "Vou, mas vocês podem vir e assistir." Esta pergunta só tem um propósito, que é atira-la mais tarde à cara do GM. "Ouve lá, no início da campanha, disseste que não ias fazer railroad. Qual é a tua?"
[quote=The_Watcher]4- É preciso haver um background extenso ou algumas linhas servem?
5- Até que ponto um background criado para as personagens vai ser incluido na campanha?[/quote]
Estas duas perguntas são a mesma coisa. "Senhor GM, importa-se que eu também tenha algum input no jogo?"
[quote=The_Watcher]6- Vai haver alguma alteração ás regras originais que eu deva saber?[/quote]
Mais dor. "Não, todas as alterações que eu fiz são coisas que tu não deves saber."
Nestas perguntas todas, eu noto o padrão de alguém que está farto de ser apanhado nas curvas em jogos disfuncionais e está a tentar despistá-los antes de se meter neles. Ou seja, a questão subjacente não é, será que temos gostos comuns, mas sim, será que este GM não vai ser outro anormal que me vai chatear a cabeça.
Bom, vou dizer isto outra vez: há mais nos RPGs do que a maior parte dos gamers pensa. :)
[quote=The_Watcher]Haver uma historia escrita e fazer-se rail-road são duas coisas diferentes. Um GM pode seguir uma historia criada por ele sem nunca impor eventos aos jogadores como num rail-road.[/quote]
Desculpa lá, mas eu nem sequer consigo compreender o que é que isto quer dizer. Como é que é possível "seguir uma história" sem "impôr eventos"? Ou não temos a mesma definição de história, ou não temos a mesma definição de seguir.
[quote=The_Watcher]Pode ser algo como uma historia paralela que se está a passar mesmo ao lado dos jogadores e que os influencia minimamente.[/quote]
Panic alarm!! Espera, portanto, tu estás a falar de coisas que só acontecem atrás do screen? Consideras realmente que essas coisas fazem parte do jogo? Malta, um elemento imaginário só faz parte do jogo se fôr partilhado. As coisas que o GM diz e faz secretamente podem ser altamente divertidas para ele, mas não fazem parte do jogo. O universo é fictício. Logo, o que eu não sei, não existe!
[quote=The_Watcher]Rail-road é levar com essa historia na cara e não poder fazer nada contra isso.[/quote]
For reference:
Railroading: Control of a player-character's decisions, or opportunities for decisions, by another person (not the player of the character) in any way which breaks the Social Contract for that group, in the eyes of the character's player.