Boas…
Recetemente juntei-me a esta comunidade, pois quero-me iniciar (novamente) nos BoardGames…
Acabei de comprar o FORMULA D. a minha grande paixao sao os carros e corridas.
Jogos antigos da Majora deste tema tenho o ALTA ROTAÇAO, e o Velhinho FORMULA 1.
Alem destes tenho tambem o Cluedo, Monopoly, Petroleiros, Etc… Etc… Etc…
No PC gosto de todo o tipo de estrategia, simuladores e Tycoon.
Os unicos temas que nao gosto sao fantasia e aventura…
A minha grande questao é: O FORMULA D, dá para jogar em SOLO PLAYER?
Quais os melhores jogos para a vertente SOLO PLAYER?
Tenho uma filha com 7 anos e gostava de comprar um jogo nao muito pesado que de para jogar em familia… Alguma boa sugestao?
Obrigado um abraço a todos e desculpem lá a minha "NOOBICE" nestes temas…
Boas, conheço mas nunca joguei o Formula D para te puder ajudar.
Relativamente a jogos para "Solo Player" recomendo que leias este post:
https://www.abreojogo.com/forum/tabuleiro_e_cartas/2015/03/jogos_solo_opinões
Thks Joao ![]()
Olá!
Para responder às tuas perguntas, é preciso esclarecer o que entendes como solo. Há duas hipóteses. A primeira é quando um jogador joga um jogo simulando a presença vários jogadores, Neste caso, pões-te no lugar de cada jogador e jogas com o melhor que podes com as opções que ele tem nesse momento. Isto é possível com qualquer jogo que não tenha (ou tenha muito pouca) informação escondida. A segunda é quando o jogo tem mesmo regras para ser jogado a solo. Neste caso é como se estivesse a jogar contra o jogo e a tentar vencê-lo.
O Formula D pertenceria ao primeiro caso. Não conheço nenhuma variante solo mas toda a informação é visível. É um jogo bastante simples mas que eu acho muito divertado quando jogado com muita gente - idealmente 10 jogadores ou 5 jogadores com 2 carros cada. O jogo é um misto de gestão de recursos (os diferentes elementos do carro - pneus, suspensões, chassis, travões etc) e gestão de risco. O movimento depende do lançamento de diferentes dados. Na tua jogada, escolhes uma "mudança" (dentro de certos limites e eventualmente com certas penalizações). Cada mudança corresponde a um dado diferente, que te vai indicar quantas casas avanças no teu turno. Por exemplo, a 1ª mudança corresponde a 1 dado com 4 faces, com os resultados possívels a serem 1 e 2. A 6ª mudança é um dado com 30 faces, com os resultados possíveis a serem entre 21 e 30. O elemento decisivo no jogo são as curvas e os outros jogadores. Nas curvas és obrigado quase sempre a reduzir velocidade e a usar mudanças mais baixas - no jogo, a fazer a curva em mais do que um turno - sob pena de danificares seriamente o carro ou mesmo fazer com que ele "exploda" e seja eliminado. Pelo meio, tentas também bloquear os outros jogadores e obrigá-los a fazerem trajetórias menos eficientes.
Apesar de gostar muito do jogo, não sei se é a melhor escolha para jogo de família. Principalmente porque precisa de muita gente - só com 2 jogadores não tem grande piada. Eu não tive grande sucesso a introduzi-lo junto do meu filho mais velho, que tem 8 anos - e ele gosta de jogos. Mas posso deixar-te uma lista dos jogos - incluindo de corridas - que têm sido um sucesso cá em casa ao longo dos tempos:
-
Pandemic : o meu filho mais velho experimentou-o com 6 anos e continua a adorá-lo. Tem várias vantagens: um tema apelativo (parar uma epidemia), uma mapa do mundo com bom aspeto, mecanismos bem colados ao tema (parece mesmo que estás a ser submergido por ameaças que surgem de todos os lados) e é cooperativo. E agora até há uma edição em português.
-
Tales & Games: The Hare and the Tortoise : este é o favorito do mais novo, que o joga desde os 4 anos e meio (vai fazer 6 em Outubro). Os componentes são apelativos - é uma corrida entre a lebre a tartaruga mas onde entram também o lobo, o cordeiro e a raposa. Os mecanismos e objetivos são interessantes mesmo para adultos: ganha-se apostando num par (ou num trio) de concorrentes e os jogadores vão tentando fazer com que os diferentes animais se movam jogando cartas.
-
Camel Up : mais uma corrida, agora de camelos - o que também é popular com os miúdos. Como no anterior, ganhas através de apostas. Há apostas intermédias e apostas finais - neste caso, sobre o camelo que acaba em primeiro e sobre o que fica em último. Também um sucesso entre os adultos.
-
Mr. Jack : um jogo de dedução para 2 jogadores, onde o detetive tenta descobrir por exclusão de parte qual dos oito personagens é o Jack o estripador, enquanto o Mr. Jack tenta impedi-lo. Não sou grande fã, mas os miúdos adoram. Digo que o Mr. Jack é um mero ladrão e não o estripador, já agora.
-
Ticket to Ride: muito simples. Fazer conjuntos de cartas da mesma cor para reclamar linhas que ligam cidades. O meu filho mais velho joga-o desde os 6 anos.
-
Animal sobre Animal: um jogo de destreza, em que os jogadores tentam fazer uma pilha de animais de madeira. Os bonecos têm diferentes formas, o que torna a coisa mais difícil.
Divirtam-se!
Boas,
Eu hoje em dia só compro jogos que dêm para jogar solo e de facto o formula D é uma pedra no sapato, pois dá para jogar, mas nunca é a mesma coisa.
De qualquer das maneiras faz o seguinte, vao so site boardgamegeek.com e procura o formula D, nos foruns ou ficheiros há umas variantes solo. É experimentar.
Por outro lado, apesar de não ser grande fã de corridas e carros, tive tb vontade de arranjar um jogo desse género.
Há uns quantos jogos de carros (para mim o melhor é mesmo o thunder alley, mas tb tens o Formulado 90 e o automobiles mais fraquito segundo parece, mais light), mas que eu saiba só ha um que se joga adequadamente solo q é o Rallyman. Também tens o Rallyman Dirt mas é uma expansão muito cara e dificil de arranjar segundo sei.
Depois tens tb o Leader 1 que é de corridas, mas de ciclismo. Dá para jogar solo e tem pistas modulares, o que significa boa re-jogabilidade.
Para miudos e de corridas, tens o Monza.
Quanto a jogos solo, já que não gostas de fantasia, aconselho o robinson crusoe. Se gostares de cartas, podes entrar nos deckbuilders, como o aliens legendary encounters, que é muito bom mesmo. Mais "realistas", tens o agricola, p.e…
Jogos com miudos, eu sugiro o patchwork. É dirigido a 2 jogadores e tem um tema apelativo (fazer uma colcha com retalhos). As mecânicas são simples.
Mas vê este link p.e. https://boardgamegeek.com/forum/34/boardgamegeek/gaming-kids
Amigos…
Obrigado pelas dicas…
Acabei de comprar o Silent Victory, para me viciar num solo player…
Fiquei tambem fascinado com o B-29 Superfortress.
Para a familia agora estou indeciso mas já com alguns em vista…
Obrigado pessoal ![]()
dos que tenho na minha coleção e que te posso sugerir como bons\excelentes jogos solitário:
tens uma publicadora muito boa chamada Victory Point Games que faz jogos solitário excelentes:

Outros wargames muito bons:
Jogos curtos:
Euro\Temáticos\Fantasia:
Deck Builders:
Recomendação especial, melhor jogo solitário que joguei nos últimos meses:
+ 
Tenho mais alguns mas estes são sem dúvida os melhores jogos solitário da minha coleção, adicionando o Silent Victory com The Hunters a esta lista. Talvez o Pandemic legacy possa entrar nesta lista, mas ainda não comecei a campanha, por isso não posso opinar ainda.
Fantástico resumo do AndrePor, aqui estão os melhores jogos para se jogar a solo!!!
Apenas acrescento algumas notas:
-O Ottoman Sunset tem um irmão gémeo, Hapsburg Eclipse.
-O Robinson Crusoé irá ter em breve uma evolução, esperemos, chamada The First Martians.
-O Pandemic Legacy, pelo que tenho visto poderá não ser um bom jogo para quem se inicia e também não atingirá todo o potencial na vertente solo, julgo que seria preferível começar com o Pandemic “normal”, perceber como o jogo funciona, “domá-lo”, evangelizar um grupo de amigos e só depois avançar para o Legacy. O AndrePor escreveu Talvez o Pandemic legacy possa entrar nesta lista" e eu concordo, talvez possa mas…
-Antes de fazeres passar a tua carteira por momentos agonizantes:p vê vídeos para perceberes a mecânica do jogo e NAO leves em muita conta a opinião final de quem faz a review,estuda bem os jogos e dedica-te a um ou dois antes de aumentares a coleção. Não sei se é o André ou o MusePT mas um deles tem uma fantástica narrativa no bgg dos seus gameplays de alguns destes jogos.
-Para jogares com a tua filhota recomendo o Ticket to Ride, Flash Point, Pandemic e da uma olhadela nestes jogos que considero serem underated mas muito bons para jovens jogadores: Happy Pigs e El Gaucho.
-Para terminar, existem os COIN Series. Tem uma mecânica fantástica mesmo a solo mas acredito que não cativem uma criança de 10anos e o inglês será uma barreira! Os jogos são caros, exigem algum estudo, o gameplay ronda os 180m ou mais…mas quem gosta, gosta mesmo muito. (Andean Abyss, A Distant Plain, Cuba Libre, Falling Sky, Liberty or Death, Fire in the Lake, etc)
concordo, o Pandemic Legacy convém explorar um pouco antes, se achares que é algo que vais gostar, podes sempre comprar o Legacy e jogar várias vezes o jogo base Pandemic sem revelar nada do modo campanha.
Para jogar em família\solo também recomendo o Forbidden Island, funciona sempre bem solo e com crianças. Versão mais simples do Pandemic, mas bastante desafiante.
E ainda com a vantagem de existir uma edição em Português de Portugal, o que facilita a integração de jogadores mais novos. ![]()
Ilha Proibida. (Forbidden Island)
Esqueci-me de mencionar que o Mage Knight também tem uma reimplementação: Star Trek Frontiers
Muito Obrigado a todos.
Entertanto já tenho 4 jogos em mente e que vao ser os meus proximos:
-Ilha Proibida
-Pandemic
-Tiket to Ride
-(Um tipo o Silent Victory, mas de avioes bombardeiros)
Muito obrigado a todos pelas dicas…