Sombras sobre Alamar - campanha de Burning Wheel

Finalmente arrancámos com a campanha Sombras sobre Alamar, usando o sistema Burning Wheel. É uma campanha de intriga e traições, cujo mundo vai sendo criado por nós, inspirado nas histórias de Robert E. Feist e em Midkemia. Para quem estiver interessado em acompanhar as aventuras das personagens e da linhagem do Duque Oderico, clique no link em baixo. Como nota adicional, decidimos usar nomes Portugueses (os Ingleses já estão muito batidos) para o reino de Alamar. Outros reinos terão a sua quota-parte de nomes inspirados em civilizações histórias. Por isso, parte da inspiração para o setting veio também da história de Portugal (embora muito vagamente). Divirtam-se.

Sombras sobre Alamar: https://www.obsidianportal.com/campaigns/shadows-over-alamar

"Thumbs up"

Dantes punhas-me a ler em Português, com nomes em Inglês. Agora pões-me a ler em Inglês, com nomes em Português! Laughing

Escolheste o Obsidian Portal por alguma razão em especial? A organização é mais fácil?

---------------------------------------------------------

"D&D" https://sites.google.com/site/kenafin2010/

Por várias razões. Já vinha analisando o site desde há algum tempo a esta parte e sempre o achei muito bom para organizar campanhas (incluindo áreas secretas a que apenas o GM tem acesso). As várias funcionalidades são também uma mais valia, desde áreas para os APs da campanha, a secções para personagens, um wiki personalizado e até uma área para colocar mapas, etc. Agora que uso o Hexographer, um excelente programa com uma versão gratuíta online, o site acomoda muito bem qualquer tamanho de mapa, ao contrário de um blogue que, por vezes, nos obriga a redimensionar os mapas.

A única desvantagem é ser em Inglês mas, como já descobri, há muitos fãs de BW por esse mundo fora (que não falam Português) e seria interessante partilhar a campanha com eles também. Por isso, na minha opinião, as vantagens suplantam em muito a única desvantagem. Já sei que têm planos para uma versão em Francês e em Espanhol, por isso qualquer dia poderão ter em Português. O único problema depois é traduzir aquilo tudo. Laughing

Parabéns! Thumbs Up Estão a jogar já com as regras todas ou vão assimilando-as conforme as necessidades?

O pessoal do https://bragarp.blogspot.com/ também emigrou para o Obsidian Portal e eu compreendo que tem muitas funcionalidades pensadas para aquilo que se considera que um mestre-jogo precisa, mas é pena perder-se aquilo que poderia ser mais uma fonte de conteúdos em português sobre RPGs e mais um ponto de contacto para portugueses que eventualmente procurem um grupo de jogo na internet.

Começo pelo fim:

Em termos de arranjar novos jogadores, os meus blogues nunca serviram para grande coisa. Normalmente contacto-os directamente quando aparecem aqui no Abre o Jogo ou por intermédio de outros que, não querendo jogar os meus sistemas, conhecem alguém que pode estar interessado. Podemos mesmo dizer que os meus blogues, e agora o Obsidian Portal, servem mais para o grupo em si do que propriamente para estranhos aos sistemas.

Quando ao Burning Wheel, estamos a assimilar as regras aos poucos. Aliás, o manual aconselha mesmo a ir introduzindo os vários sub-sistemas gradualmente. Até agora, temos-nos mantido no básico sem os quatro grandes sub-sistemas do jogo: Duel of Wits (conflictos sociais), Fight! e Range and Cover! (conflictos físicos), Circles (uma espécie de contactos no setting que os jogadores podem introduzir a seu bel-prazer) e Resources (os recursos monetários e não só que cada personagem possui).

A meu ver o Circles e Resources são quase indissociáveis do jogo base (apesar de poderem ser introduzidos mais tarde). Passo a explicar, o Circles é uma mecânica que permite aos jogadores (e não ao GM) introduzir NPCs na campanha. Quem é que eu conheço que pode fazer isto ou saber fazer aquilo? Isto vai mais além do que o mero blacksmith a quem os PCs querem comprar uma espada. Abrange coisas como: quem é que eu conheço na corte que favorece o meu ponto de vista? conheço algum mágico que me possa abrir um portal para a dimensão Y? Ou mesmo, conheço pessoalmente o rei? Claro que, como tudo em BW, existem consequências. Se os jogadores falham um lançamento para conhecerem alguém segundo os seus critérios, conhecem alguém sim, mas que lhes é oposto. Em breve a campanha está cheia de antagonistas introduzidos pelos próprios jogadores.

Os Resources são aquilo que permite aos jogadores adquirir coisas desde espadas a castelos. É um recurso abstracto que mede não apenas o dinheiro na bolsa, mas o crédito monetário, a capacidade de usar a reputação para pedir favores para adquirir algo, a capacidade de pedir emprestado, etc.

Claro que é perfeitamente viável jogar uma campanha sem introduzir qualquer um destes sub-sistemas quanto mais os conflictos social e físico (que podem ser resolvidos com um simples lançamento versus). Aliás, há grupos que admitem que jogaram anos sem tocar em qualquer regra para além das bases. A nossa primeira correu assim e foi muito boa. Enquanto os jogadores estiverem contentes com o que têm, enquanto não sentirmos a necessidade de introduzir outros sistemas, é como jogaremos.

Quanto à longevidade, o BW é muito bom para campanhas longas (o default). Todas as mecânicas encorajam isso (embora também seja muito bom em one-shots ou pequenas aventuras). Gosto principalmente de como a percepção que o resto do grupo tem do roleplay de cada jogador, lhes permite alterar mecanicamente as personagens. Mas isso fica para outra discussão, se quiseres continuar a falar disso.

Já está publicada a segunda parte da campanha Sombras sobre Alamar. O texto ainda tem que ser polido mas fica já a versão beta e qualquer coisa disponível para gáudio do público. Tongue out

Editado: (Devia ter incluido o link para o site. Aqui vai agora): Sombras sobre Alamar.