Sou um colecionador?

Quem me conhece, para além de saber que gosto de estar com amigos a jogar jogos de tabuleiro, sabe que sou um colecionador.

Recentemente vi um vídeo que achei interessante e que partilho aqui: Table Talk - Am I A Collector? - YouTube

Este vídeo levou-me a visualizar uma foto com as compras que fiz no primeiro dia em que tive o privilégio de participar na feira de Essen (em 2010)

From gallery of tmgd

Aqui vai um resumo destes mais de 30 jogos:

  • Totemo - do autor do Snowdonia é um jogo com tabuleiro em pano e componentes bonitos em madeira que gosto de ter na minha coleção
  • mapa Power Grid - tenho todos os mapas e só me falta jogar o último mapa que saiu e 2019 (Middle East/South Africa); Power Grid é um dos meus jogos favoritos
  • K2 - um corrida bem temática; joga-se bem
  • Day&Night - não era para mim
  • Santiago - um bom jogo para 5 jogadores
  • Tikal - faz parte da triologia (com o Méxica e o Java); é um bom jogo com regras simples
  • Navegador - jogo do Mac Gerdts em que o final do jogo continua sem me convencer
  • San Francisco Cable Car - jogo simples com uma caixa enorme para o jogo que é
  • Ingenious Travel edition - já não tenho esta versão; tinha também comprado a versão normal (Genial) e essa é suficiente
  • Go West - joguei uma vez e nem me recordo de como é o jogo (mas pela nota que lhe dei será um jogo médio)
  • Saint Peterburg + expansão - após comprar a nova ediçao KS esta foi embora; acho que é um bom jogo e a "nova" edição trás uma variante interessante
  • König von Siam - um jogo curioso para 3 jogadores do autor do Maria editado pela Histogame (que editou o excelente Maria), sendo o autor Peer Sylvester responsável (junto com o autor Richard Sivél) mais tarde pelo jogo Wir sind das Volk
  • Glen More - uma bela compra que fiz (ainda por cima versão inglesa) e que acabei por mandar embora quando soube que ía haver uma nova edição com alterações (sendo que agora é um jogo com uma caixa gigante)
  • Ca$h 'n Gun$ - jogava-se mas não era o meu genero; já não está na coleção
  • La Città - joguei uma vez e fiquei com boa impressão; está na lista para voltar a ser jogado este ano
  • Genial - um excelente jogo; simples, bons componentes e com boa interação
  • Norenberc - fez parte da compra em pacote que fiz da editora; jogo médio
  • 7 Wonders - uma boa compra para um jogo que permite 7 jogadores; já lhe juntei algumas expansões (algumas que penso nem as ter ainda experimentado)
  • Manila - jogo engraçado que acabou por servir para uma troca que fiz dois anos depois em Essen pelo Bus (com o autor do jogo Lady Alice)
  • Grand Cru - edição caixa de madeira de um jogo médio (que nada tem a ver com o Vinhos)
  • Bang the Bullet - voltei a jogar no ano passado e não é o meu genero de jogo; coloquei à venda aqui no AoJ
  • Resitencia - para mim melhor do que os lobisomens mas ainda assim… é o que é…
  • Haggis - caixa bonita; acredito ser um bom jogo de cartas para fazer vasas mas que nunca o consegui explorar bem; talvez um dia
  • Triumvirate - o 3º jogo do pacote; joguei algumas vezes e deixou-me sempre com a sensação de que há ali um bom jogo mas que lhe falta qualquer coisa
  • Rattus + expansões - não era o meu genero; já foi
  • Rio de la Plata - aqui está um jogo que gostei bastante mas que teve demasiados problemas com a qualidade das regras e com o tempo de jogo muito enganador (tempo de jogo 90m? não creio.); entretanto teve uma nova edição
  • Dominant Species - adorei o jogo mas já há demasiados anos que não o jogo; entretanto comprei a nova versão Marine e foi uma desilusão; tenho de o voltar a jogar para saber se ainda gosto do jogo ou se já é algo do passado
  • Key Market - continua a ser o meu favorito da série Key e está assinado pelo autor; durante vários anos um jogo dificil de arranjar (haviam sido produzida uma edição limitada de 900 cópias); entretanto houve uma segunda edição quase igual que por colecionismo e por gostar mesmo muito do jogo acabei por comprar; tenho esta cópia da primeira edição à venda aqui no AoJ
  • Leonardo da Vinci - está na coleção mas já não me recordo de como é o jogo
  • Khan - fez parte do pacote e é um jogo médio
  • After Pablo - um jogo sobre tráfico de droga?! uma versão com componentes quase de protótipo muito dificil de encontrar pois apesar de várias vezes ter havido rumores nunca teve uma edição a "sério"
  • Inca Empire - para mim o melhor desse pacote da White Goblin Games e jogo pelo qual na altura tinha mais curiosidade em experimentar (sendo uma reedição do

    Tahuantinsuyu)
  • First Train to Nuremberg - reedição de um outro jogo e foi dos poucos jogos que joguei nesse ano em Essen (enquanto fazíamos uma noitada para levarmos um amigo ao aeroporto); não terá sido com a minha cópia pois a mesma ainda esta selada; recordo que gostei do jogo
  • expansão para o A la Carte - jogo de fazer panquecas/crepes e de os arirar ao ar com as frigudeiras; jogo "parvo" do autor do Die Macher!!
  • Carson City - gosto deste jogo mas há muito que não vai há mesa; esta versão acabou por ir embora e adquiri uma outra versão do jogo
  • Hazienda - um bom jogo com regras simples (ao nível do Ticket to Ride)
  • Planet Steam - um belo jogo que já tive oportunidade de jogar algumas vezes; a minha cópia nunca foi utilizada e esteve selada até há bem pouco tempo (em que a resolvi abrir)

Há por aí mais colecionadores de jogos de tabuleiro? Se sim, acreditam mesmo que vão conseguir daqui a alguns anos ter tempo (e vontade) para jogar esses jogos todos? cheekydevilsmiley

 

E também já vos aconteceu comprarem muitos jogos de uma só vez? Isso aconteceu porque estavam em Essen (ou em alguma feira/evento de jogos), apanharam mega promoções, resolveram "investir" forte na compra de alguns jogos que já há muito andavam atrás, muitos Kickstarters na mesma altura, … ? angel

Sim, sou um coleccionador.



Acho que quase todos chegamos a esse ponto mais tarde ou mais cedo. Mesmo que seja um colecção pequena e muito "racional", há sempre um ou outro título que está lá porque é "especial"…



Também fiz uma compra alargada quando estive em Essen… Até "obriguei" a minha mulher a comprar uma mochila para a roupa para eu poder meter jogos na sua mala!

Mas acho que foi só essa… As primeiras encomendas da Alemanha, lá pelos inícios da colecção foram um pouco mais numerosas e volumosas, mas depois o ritmo foi abrandando e já comecei a incluir só um ou dois nas encomendas de grupo por aí.



Kickstarter nunca me agradou muito. Penso que só utilizei quatro vezes… Gloomhaven na segunda edição e que ainda não iniciei, Forged in Steel que acabei por vender sem nunca o jogar, Pax Pamir segunda edição que já joguei algumas vezes e, mais recentemente, a expansão para o Path of Light and Shadow que ainda não chegou.



Já agora uma nota, o König von Siam era editado pela Histogames, mas o jogo não é do Richard Sivel mas do Peer Sylvester e anda agora no mercado como The King is Dead: Second Edition.

1 Curtiu

A grande questão é "e se fosse hoje, quantos desses jogos comprarias ?"

Seguramente que muitos dos jogos que tenho não considero brilhantes (até porque para mim isso são exceções) mas também não desgosto deles (esses tipicamente tento despachar). Mas um dos motivos porque compro muitos dos meus jogos é simplesmente porque os quero experimentar. E depois se não os achar maus para poder diversificar acabam por ficar na coleção. Faz parte winkashamed

Lembro-me de fazer encomendas da Alemanha em que chegavam à empresa dois e três caixotes enormes cheios de jogos! Parecia aqueles filmes de Natal com muitoa distribuição de alegria/presentes! laugh

Quanto ao KS evito mas vão sempre aparecendo jogos que me interessam (novos ou reedições) e acabo por não resistir zombie

Obrigado pela correção ao König von Siam. Já editei o post yes

Quem tiver gostado de ver o vídeo sobre "Table Talk Back - Am I A Collector?", o mesmo teve uma continuação que pode ser vista aqui: Table Talk Back - Am I A Collector? - PART 2!

Podcast "De Billy a Besta" - AQUI