Spiel des Jahres 2009 para o "Dominion"

Dominion

Amado por uns, odiado por outros, este é o jogo do ano!!!

A noticia no original [url=https://www.spiel-des-jahres.com/cms/front_content.php?idcatart=464&id=557]aqui[/url]

[url=https://www.google.pt/reader/shared/00602237311482859423?hl=en]Google Reader Shared Itens[/url]

Era de esperar ou ganhva o dominion ou o finca. pena e o dominion se tornar num ccg daki a uns tempos :p

Apesar de gostar do jogo, para mim, o Spiel des Jahres não tem peso absolutamente nenhum. Aquilo devia ser renomeado: "Gateway do ano".

@dalimthor

Não sei se é CCG mas penso que o Agricola é que é o rei do "collectible qualquer coisa":

https://www.boardgamegeek.com/geeksearch.php?action=search&objecttype=boardgame&q=agricola

As cartas do Dominion pelo menos conseguem ser obtidas por todos (inclusive as promos por um preço baixíssimo), já as "raras" de Agricola quase só podem ser arranjadas no mercado negro.

--

Not a Cylon, nope, very bright green in fact.

[quote=Tiago]

As cartas do Dominion pelo menos conseguem ser obtidas por todos (inclusive as promos por um preço baixíssimo), já as "raras" de Agricola quase só podem ser arranjadas no mercado negro.

[/quote]

Arranjas quase tudo aqui: https://lookout-games.de/Schaufenster/

Mas sim, o coleccionismo neste jogo já vai por aí além. Nem falo dos bonequinhos fimo.

unica coisa que se colleciona é os bonekinhos de fimo :D

no dominion duvido que se fique por apenas 1 expansão lol

Já vai sair outra em Essen

nem sabia dessa :p

rest case in point :p

[quote=DalimThor]

nem sabia dessa :p

rest case in point :p

[/quote]

Por mim expansões é tudo bem desde que não "saltem a catapulta".

A beleza dos jogos de tabuleiro é que não somos obrigados a comprar as expansões (como nos referidos CCGs) para continuar a jogar.

Mas já reparei que há um "ódio" generalizado a expansões de jogos de cartas (porque ficam "como magic") quando há exemplos de flagrantes jogos que já saltaram a catapulta há muito tempo e nisto não há mestres maiores que a Fantasy Flight e a Days of Wonder. Diria que a série Ticket to Ride (sim, eu sei que são mais "versões" que "expansões") já saltou tanta vez da catapulta que até alterou o continuum espaço-tempo.

--

disse pena na falei em ódio, se queres continuar a adicionar coisas ao que digo tás a vontade, de qq forma dificilmente tenho ódio a um jogo que costumo jogar e gosto mas isso tb é lá ctg lol

nos ccg's como nos jogos de tabuleiro como em td só se compra pq se quer (a não ser o selo do carro que isso é mm obrigatório) :p

[quote=DalimThor]

disse pena na falei em ódio, se queres continuar a adicionar coisas ao que digo tás a vontade, de qq forma dificilmente tenho ódio a um jogo que costumo jogar e gosto mas isso tb é lá ctg lol

nos ccg's como nos jogos de tabuleiro como em td só se compra pq se quer (a não ser o selo do carro que isso é mm obrigatório) :p

[/quote]

Por isso é que falei em generalizado, não em particular. Estava a falar dum sentimento que parece que muita gente sente (pelo que leio no BGG e por conversas nos encontros), se é o teu ou não, não sei mas foi o que me fez lembrar.

Obviamente que nada é obrigatório (nem o selo do carro, mas p'ra isso tinhas de ter uns "conhecimentos" mais à frente), mas normalmente quem se mete nos CCGs quer acompanhar a "evolução" do mesmo faz parte do jogo, nesse sentido é uma parte integrante do jogo. Claro que é possível comprar apenas o que se quer e jogar de outras maneiras menos dispendiosas, mais vai um pouco à tangente do objectivo maior dos CCGs: "milk the cow". :D

--

E eu tenho uma "expansão", sem ligações comerciais, para os fãs do Dominion:

Discworld Retheme: Great A'Tuin and Promo Set Annotations

https://www.boardgamegeek.com/thread/419554

Isto sim parece-me giro! Algo nunca visto: Dominion com uma verdadeira história e personagens por trás!

Não há nenhum de vocês coleccionadores e habilidosos que queriam fazer este tema e convidar-me para jogar? Eu posso ir contando as histórias, com as milhares de piadas secas e o humor (relativamente) negro do Terry Pratchett.

Prefiro bem mais isto que o original ou o dos zombies... imprime lá vá, que eu jogo Happy

[quote=Tiago]

Obviamente que nada é obrigatório (nem o selo do carro, mas p'ra isso tinhas de ter uns "conhecimentos" mais à frente), mas normalmente quem se mete nos CCGs quer acompanhar a "evolução" do mesmo faz parte do jogo, nesse sentido é uma parte integrante do jogo. Claro que é possível comprar apenas o que se quer e jogar de outras maneiras menos dispendiosas, mais vai um pouco à tangente do objectivo maior dos CCGs: "milk the cow". :D

-[/quote]

E quem se mete nos boardgames, e quer acompanhar a sua "evolução" também tem de comprar as expansões, otherwise deixou de seguir a evolução do seu boardgame!

[quote=Crashburner]

E quem se mete nos boardgames, e quer acompanhar a sua "evolução" também tem de comprar as expansões, otherwise deixou de seguir a evolução do seu boardgame!

[/quote]

Diria que num CCG é o meta-game e a constante evolução do mesmo, ou seja a mudança permanente do ambiente de jogo, uma das características chave, que acho inversa às características do jogo de tabuleiro onde normalmente se quer um ambiente mais ou menos estático para não ser preciso um conhecimento exaustivo do jogo de maneira a ser competitivo.

--

se vires como a malta do Porto estuda para jogar Brass não dirias isso :P

Eu não estudo para jogar... Vou para lá e faço umas experiências! Depois o pessoal passa-se porque estrago o jogo todo!

Em relação a esta questão, não tem a ver com acompanhar a evolução ou não.

Os CCG são isso mesmo (Collectible Card Games) a parte do coleccionismo está logo na génese do produto. Além disso, o modelo de negócio de quem edita estes jogos é baseado no lançamento regular de expansões. Nos jogo de tabuleiro não é (ainda) tanto assim. Começam a aparecer sinais de jogos mais ou menos híbridos que têm essa componente logo à partida (Dominion) e também tens os jogos em que não param de sair expansões (Carcassonne), mas creio que a maioria continua a ser pensada como jogo isolado. Se há sucesso, podem surgir expansões, mas os jogos normalmente não têm logo à partida essa intenção. E quando têm nota-se e há muito quem abdique do jogo por isso mesmo... É frequente veres posts no BGG a falar do aspecto de "sorvedouro de dinheiro" que pode ser o Magic e outros. Já não vês tanto isso por exemplo em relação ao Carcassonne. As expansões não são tão necessárias como isso e há mesmo quem prefira os jogos na versão standard.

[quote=Mallgur]

Os CCG são isso mesmo (Collectible Card Games) a parte do coleccionismo está logo na génese do produto. Além disso, o modelo de negócio de quem edita estes jogos é baseado no lançamento regular de expansões.

[/quote]

Apesar de concordar com quase tudo do teu post tenho de vir fazer de advogado do diabo dos CCGs; apesar de estes serem entendidos logo a partir do seu design para um formato coleccionável penso que muitas vezes é a falta de imaginação dos jogadores, e se calhar muitas mais vezes a sua casmurrice, que não permite jogar estes jogos com um número limitado de packs. Existem várias maneiras de re-draftar o mesmo conjunto de cartas e portanto extrair muito "sumo" dum número limitado de cartas.

--