Foram anunciados os nomeados para a o prémio Spiel des Jahres 2018, o mais prestigiado prémio de língua alemã (e possivelmente do mundo) para jogos do tabuleiro.
O Spiel des Jahres é um prémio atribuído desde 1979 por um juri de críticos provenientes da Alemanha, Áustria e Suiça. A explosão no número de jogos tabuleiros publicados nos anos mais recentes levou à criação de duas categorias - o Kennerspiel des Jahres para jogos mais complexos e o Kinderspiel des Jahres para jogos para crianças - mantendo-se o Spiel des Jahres como o prémio para jogos para toda família.
Azul, sensaborão.
The Mind, é uma atividade divertida para experimentar uma vez e não é sequer um jogo.
Luxor, não joguei, mas parece-se muito com o velhinho Cartagena.
Para o Kenner… Nenhum deles me despertou qualquer interesse depois de pesquisar.
As minhas escolhas?
Para famílias - Rajas of the Ganges, Ethnos, Viral e Dice Forge.
Para gamers- Gaia Project, Gloomhaven e Gentes.
Não joguei alguns que poderiam entrar aqui:
Anachrony; The Godfather: Corleone’s Empire; The Expanse; Lisboa; Too Many Bones; Lords of Hellas, Pioneer Days, Calimala, Clans of Caledonia, etc… Sim ainda me falta jogar muitos
Sem ofensa, mas acho que as críticas e sugestões alternativas que para aqui vão dão a entender que não conhecem ou não percebem bem os critérios deste prémio… Há certamente por aí muito jogo melhor que os 23 nomeados/recomendados, mas não estão sequer a concurso por causa das limitações à consideração para o prémio…
Não conheço os critérios, nem sequer quero conhecer.
Como disseram para se dar umas dicas para jogos mais recentes, tive a ousadia de dar os meus gostos de assumido amador.
Não pretendo tomar o lugar de nenhum juiz doutorado em jogologia. Já tenho profissão, este é apenas o meu hobby que uso para me descontrair e divertir.
Não fiquei ofendido, mas gostava de conhecer as tuas escolhas. É que dar opinião é lixado, não é?
Não te estava a criticar a ti ou a ninguém em especial - estava apenas a chamar a atenção para o facto de o Spiel de Jahres ser um prémio com várias particularidades (entre as quais os jogos terem que estar disponíveis em alemão e à venda nesse mercado no mês das nomeações) que fazem com que certos títulos nem sejam postos a consideração. Dessa forma, não faz grande sentido (para mim) criticar por não nomear A ou B em vez de X ou Y. É como protestar por o Prémio Camões não premiar autores que não sejam de língua portuguesa.
Quanto às minhas escolhas, sinceramente não tenho muito a dizer. Dos 23 jogos referidos só conheço o Azul e o Clank!, que aquando da sua saída me pareceram claros candidatos ao Spiel e Kennerspiel, respectivamente, independentemente de gostar mais ou menos deles. Noto talvez a falta de um Bärenpark, de um Decrypto ou mesmo de um Dragon Castle (que julgo cumprem todos os critérios), mas de resto não tenho nada a acrescentar.
Quanto à questão dos critérios das nomeações para o SdJ, no blog BoardGameGeek News foi abordado este mesmo assunto (até parece de propósito;-) ), e realmente as explicações fazem todo sentido:
Eu concordo que estes jogos, tirando o Azul, que considero bastante interessante e adequado para os critérios do Spiel, não são nada de especial. A verdade é que estes prémios, na minha humilde opinião, são demasiado empolados internacionalmente! Primeiro, são um prémio alemão e não internacional, como o comprova o critério que enunciáste acerca da edição em língua alemã…
Segundo, se verificarem com atenção a nacionalidade da maioria dos "designers" e "publishers", não restarão muitas dúvidas!
Mais ainda, sinceramente, levanta-me muitas questões um prémio no qual um só designer (de entre tantos milhares) aparece com 3 jogos nos nomeados, sendo que dois deles na categoria, teoricamente, dedicada aos jogadores mais experientes (Kennerspiel) apresentam, de acordo com o BGG, um nível de complexidade bastante baixo (mesmo comparando com alguns dos nomeados para o Spiel des Jahres)! Claro que sei que este indicador no BGG tem o valor que tem, mas ainda assim…
Assim sendo, e concluindo o raciocínio, não considero que o juri do Spiel des Jahres esteja errado ou tenha feito um mau trabalho ao escolher estes jogos, considero, isso sim, que estão erradas as pessoas, principalmente os jogadores experientes, que atribuem uma relevância tão superior àquela que estes prémios efectivamente merecem a nível internacional!!! Para mim, passam-me completamente ao lado.