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Por vezes, há qualquer coisa que vejo na televisão, nos filmes, nos livros ou nos jornais que me faz pensar:
"Ei, se calhar isto até dava um RPG."
O título "Spin-offs" vai servir para eu assinalar estas ideias sem muito nexo no meu blogue. Curiosamente, para primeiro exemplo escolhi uma que me tem surpreendido com o seu potencial e com a facilidade em que pensei nas regras.
Este primeiro spin-off foi inspirado em fontes de cultura japonesa e anime. O Shinigami é uma personagem de encarnação japonesa que aparece em várias histórias de maneira diferente.
Neste caso, a minha inspiração é bastante épica e despretensiosa e encontra-se em animes como o famoso Bleach, Yami no Matsuei e Mirage of Blaze. Isto significa que, apesar de toda a carga emocional que se pode aproveitar de histórias com fantasmas, este jogo não seria para ser levado assim tão a sério. No entanto, existe o potencial para, em determinadas cenas, combates espetaculares serem também dramas avassaladores.
Não queria vos estar a cansar com uma explicação de regras, por isso preferia antes falar do que é que eu curto nesta ideia, tal como se formou na minha cabeça. Pode-se dizer que há vários pressupostos de como eu costumo jogar que este sistema põe em causa:
Stats?
Um RPG em que os "atributos" ou "capacidades" de uma personagem resultam de tudo o que é a sua personalidade, ou seja, sendo o protagonista um espírito, ele é uma encarnação antropomórfica da alma que ele representa. Isto é possível através da utilização de stats deliberadamente ambíguos, ou seja, dotados de grande simbolismo, podendo assim representar simultaneamente mais do que uma só coisa.
XPs?
Um sistema em que o roleplay de cada personagem faz, cena a cena, evoluir os seus stats - as suas traits de personalidade - de acordo com o seu comportamento.
Limites?
Regras em que os stats conseguem traduzir por números, da mesma maneira, tanto as características de um mero mortal, de um espírito poderoso ou de um deus.
Indiferente?
Um RPG em que grandes combates poêm em jogo a própria maneira de ser de cada personagem, pondo em risco não só a sua vida, mas as suas convicções.
Complexo?
Um sistema rápido em que os stats dependem directamente da intensidade do roleplay da personagem.
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Tudo isto e sem ainda um único segundo de playtesting para o comprovar :) Enviei uns mail a uns amigos, mas foi pouco o feedback. É um RPG bastante específico para um tema bastante específico. Se alguém quiser saber mais, mande-me um mail para o [email protected] que eu respondo com uma explicação alargada.
Entretanto, fiquei também com um certo spin-off depois de ter visto o segundo Pirates of the Caribean :) mas esse passou-me depressa. Talvez fale sobre outra ideia para a próxima, a ver se me saiem da cabeça.
Estou também a trabalhar num projecto mais sólido para um RPG, mas estou com dificuldades em escrevê-lo numa linguagem que queria que fosse acessível a qualquer pessoa. Naturalmente, que darei notícias quando puder postar uma versão completa.