Spin-offs: The Endless

Bom, este aqui é tão óbvio que nem preciso de dizer nada, pois não? Ashamed

Qualquer roleplayer que já tenha lido a famosa colecção de Sandman Thumbs Up já deve ter pensado em qualquer coisa do género. Pergunto-me até se já não existirá um RPG não-oficial algures?

A ideia será - seguindo a linha já explorada por Amber e por Nobilis - cada jogador assumir o papel de um dos 6 ou 7 Endless. Para permitir maior liberdade de interpretação, parece-me melhor se não forem usadas nenhumas das personagens originais, mas sim uns Endless imaginados pelos jogadores ou num mundo alternativo (como explicado no livro "World's End"), ou num futuro/passado longíquo em relação aos eventos de Sandman.

Suponho que o sistema poderá ser tendencialmente diceless tendo em conta o nível de poder destas criaturas. Só para dar uma ideia do que eles potencialmente conseguem fazer, fica aqui uma lista do que se consegue perceber das suas capacidades só a partir dos dois primeiros livros (que reli recentemente):

• controlar completamente o domínio que está a seu mando
  • criar artefactos que guardam o seu poder
  • viajar entre dimensões
  • criar e controlar completamente a sua dimensão própria
  • invocar as Kindly Ones
  • transformar a aparência
  • saber o nome de qualquer humano comum
  • abrir qualquer porta vulgar
  • são mais rápidos e mais fortes do que qualquer criatura comum
  • podem ter poder sobre os mortos
  • podem controlar as mentes de humanos comuns
  • curar feridas ligeiras
  • chamar outros Endless
  • ter criaturas que agem através do poder do seu domínio
  • ...

Há também que ter em conta que são personagens consideravelmente difíceis de roleplayar com poderes bastante difíceis de adjudicar - pelo que seria um RPG com uma forte vertente narrativa. Em Sandman, muitas vezes nos apercebemos que não há limites para aquilo que pode acontecer, desde que seja dramaticamente apropriado e tematicamente enquadrado no ambiente descrito.

Na minha opinião, em todos os Endless se pode encontrar uma eterna tensão entre o seu imenso poder/responsabilidade e o seu lado "humano" como seres antropomorfizados e imaginados pela humanidade. Esta dualidade é um tema que os fãs da White Wolf já conhecem muito bem, mas que tem muito potencial e, neste caso, é levada a um nível bastante esotérico. No limite, o sistema poderia até usar só duas variáveis: uma que medisse o Domínio que o Endless contém e outra que medisse a sua Humanidade.

Mesmo assim, eu não diria que o nível deste RPG chegaria a ser desmesuradamente épico, pois parece-me que a tal dualidade também se reflecte na própria narrativa em si, ou seja: apesar de estarmos a falar de eventos que envolvem múltiplas dimensões desde o Céu até ao Inferno (e que várias vezes põem em risco o mundo tal como o conhecemos) Sandman centra-se constantemente sobre a caracterização das personagens e valoriza extremamente o ponto de vista individual de cada uma (veja-se, por exemplo, a história do dream vortex no livro "The Doll's House").

Assim sendo, parece-me um setting que seria obviamente interessante se possivelmente transposto para um RPG.