Star Wars: Rebellion - Análise

Aquilo não é uma Lua…É um jogo! :dizzy:

Breve descrição:

Os jogos da Fantasy Flight são conhecidos pela capacidade de nos drenar a carteira, em ciclos intermináveis de expansões, esticando ao máximo a, já de si limitada, capacidade de justificar os gastos em momentos de diversão.
Neste caso concreto, temos um surpreendente entrega, na forma de toda a trilogia original de Guerra das Estrelas, numa única caixa, sem promessas de expansões (embora ela exista), sem necessidade compras adicionais.
E, o que é ainda mais surpreendente, é que conseguiram capturar a essência, experiência e sentimento da trilogia original.
Aqui iremos participar nessa saga, quer do lado da “heróica” rebelião, quer do lado do “sinistro” império.
Este é um jogo assimétrico mas que permite, idependentemente das hipóteses (“Nunca me digam as hipóteses!”) a qualquer dos lados sair vitorioso.
Neste jogo um lado domina o Império, procurando incessamente pela localização da base rebelde, de forma a destruir de uma vez por todas a resistência.
O outro lado segue a resistência, nas suas tentativas de unir sistemas à sua causa, levando à derrota do império através da união das populações e, efetivamente, sabotagem dos planos do Império.
Os caminhos para alcançar os objetivos são diversos, com características próprias a cada um dos lados.

Número de jogadores e escalonamento:

Este é claramente um jogo para 2 jogadores. Permite, através de uma ligeira modificação abarcar 3 ou 4 jogadores, o que até proporciona outra perspetiva do mesmo, mas na essência ele brilha mesmo quando jogado da forma como foi desenhado.
Existem algumas opções online para permitir jogar solo mas, na minha opinião, perde a sua fluidez e dinâmica.

Duração:

As nossas sessões duraram entre hora e meia a 2 horas, não muito longe do definido na caixa.
Este é um jogo para uma boa parte da tarde, com decisões estratégicas a serem tomadas e deliciarmo-nos com o lento conquistar da galáxia…(Sim, eu jogo com o Império!)

Componentes:


As miniaturas são impecáveis, ideiais para colocar no tabuleiro e planear as nossas deslocações e incursões/conquistas.

No combate o tabuleiro, que na verdade são dois tabuleiros juntos, ainda assim pode tornar-se algo pequeno, necessitando de um dos muitos tabuleiros de batalha disponíveis no BGG para optimizar o mesmo. Afinal, nele está uma galáxia inteira (a metade explorada para ser concreto).
A única falha apontada por muitos é a inexistência de um mapa para registo dos sistemas sondados para se conseguir planear os próximos movimentos de procura pela base rebelde.
Mais uma vez, existem vários deste ficheiros disponíveis no BGG, criados pela comunidade.

Integração temática

Sem dúvida um dos jogos mais temáticos que já joguei. Tem um início e um fim. Tem histórias de personagens que se deslocam pela galáxia a concluir missões e a opor-se às ações de outras personagens/jogador. Tem combates, vitórias e derrotas. Tem a estrela da morte e a destruição de sistemas inteiros, como se as vozes de milhares de pessoas se silenciassem num instante.

Este jogo é Star Wars.

Rejogabilidade

Se nos abstrairmos do tema, este jogo é um excelente jogo de guerra, assimétrico, com objetivos bem definidos e várias formas de os alcançar. Ceio que terá uma rejogabilidade boa, com poucas hipóteses de gerar cansaço dos jogadores.

Este jogo é para mim?

Se és fã de Star Wars, nem precisas de estar a ler isto para saber que este jogo é para ti. Se tens afinidades por simulações de jogos de guerra a um nível mais global e estratégico este jogo também marca alguns pontos pela sua fluidez e dinâmica.
Se abominas Star Wars ou se um jogo mais complexo e tematicamente integrado neste universo não te atrai existem outras opções disponíveis…

Custo/Benefício

Aqui custa-me dizer a verdade mas, devido à inflação recente, este jogo subiu de preço quase 100% em relação ao valor que dei por ele no seu lançamento. É um peso pesado no bolso do português médio e requer pensar muito bem se este é aquele ovo de ouro que queremos ter na mesa/estante. Ao mesmo tempo é um jogo que passará, sem dúvida, no teste do tempo e que encontraremos a regressar à mesa com alguma regularidade.
Cabe a cada um decidir.

Pontuação:

Mais informações:

Star Wars: Rebellion (BGG)

5 Curtiram