Como alguns já sabem, estou em Portugal como turista e tenho mais 1 mês até voltar para o Brasil.
Fui a vários encontros e já estou viciado e decidido a levar vários jogos para casa (pois no meu país não é possível comprá-los, só por importação, mas sai muito caro).
Assim, gostaria da opinião de vocês sobre quais jogos levar. Meu grupo é composto por 4 jogadores regulares, mais uns 4 que vez ou outra jogam.
Pretendo compra de 5 a 8 jogos, de diferentes temas e mecânicas, pensei em alguns possíveis títulos, e todas idéias são bem-vindas.
Provavelmente escolherei 1 jogo dentre as categorias abaixo (essas são as que lembrei):
Worker placement: Agricola (já comprado), Caylus, Stone Age, Pillars of the Earth.
Auction: Princes of Florence, Ra.
Negotiation: Chinatown.
"Ameritrash": Fury of Dracula, Last Night on Earth.
Tile Placement: Carcassone.
Cooperative: Pandemic, Shadows over Camelot, Ghost Stories
Area Control: El Grande, Shogun.
Card Game: Dominion.
Wargame: Twilight Struggle, Conflict of Heroes, Memoir 44, Battlelore.
Worker placement: Agricola (já comprado e bem comprado)
Auction: Princes of Florence, Ra. Não sou grande fã do género. Considera também Modern Art e For Sale, se quiseres ir para os mais light.
Negotiation: Chinatown. Considera o Santiago e o Diplomacy
Tile Placement: Carcassone. Lost Valley, Metro. Não gosto do Carcassone
Cooperative: Pandemic, Shadows over Camelot, Ghost Stories. Battlestar Galactica ou Space Alert
Area Control: El Grande, Shogun. Ou San Marco, Liberté. Não gosto do Shogun
Card Game: Dominion. Race for the Galaxy também tem fãs valentes. Nunca joguei nenhum deles.
Wargame: Twilight Struggle, Conflict of Heroes, Memoir 44, Battlelore. Tide of Iron, Hammer of the Scots, Crusader Rex, Command & Colors: Ancients (que me atrai bem mais que o Memoir ou o Battlelore)
"Descobre-se mais sobre uma pessoa numa hora de jogo do que num ano de conversação" - Platão
Worker placement: Agricola (já comprado), Caylus, Stone Age, Pillars of the Earth.
[/quote]
Do que tens aí em Worker Placement, eu escolhia o Pillars para início. E preferia o Le Havre ao Agricola, mas como já compraste este, fica assim. Outra hipótese é o Tribune.
Auction... Nunca joguei Princes, por isso abstenho-me um pouco aqui. Sugiro Modern Art para veres também. Mas com o RA vais bem.
Negotiation. Bohnanza (também para as cartas). Nunca joguei Chinatown. Um hipótese par um leilão "invertido" No Thanks!
Ameritrash não sei o que é... Desses dois só conheço um e achei que morria ao fim de três ou quatro partida e é o Fury of Drácula.
TIles? Carcassonne... Não há muito que inventar aqui.
Cooperativos... Aconselhava-te a ver o Lord of the Rings.Em qualquer caso, não jogues nenhum deles muitas vezes seguidas. O burn-out factor em cooperativos é elevado.
Area control: El Grande seria a minha escolha. Mas ficar sem o Shogun é difícil... Tenta ver também o Louis XIV. E o Domaine...
Card game: Blue Moon (só para dois). Tichu (só para quatro). Net Runner (podia ter sido o melhor CCG de sempre...). Meuterer. Land Unter... há tantos! Mas os dois primeiros não deixam ficar mal.
Wargame: A ver... Commands & Colors: Ancients. Manoeuvre.
Há muitas mais coisas para aconselhar... Samurai, Ingenious (falta-te um abstracto aí), Fast Flowing Forest Fellers (também te falta um jogo de corridas)...
Assim de repente... é isto. Boa sorte e espero que comeces um núcleo lá pelo Brasil.
Worker placement: Agricola (já comprado), Caylus, Stone Age, Pillars of the Earth. (eu teria recomendado um desses 2, para mim o agricola tem muito sofrimento! :p)
"Ameritrash": Fury of Dracula, Last Night on Earth. (não experimentei o Fury, no entanto se queres um ameritrash a sério e gostas de sci-fi não poderia recomendar outro que o Twilight Imperium 3rd Edition, no entanto é carote e comprar sem o experimentares é um bocado à louco)
Tile Placement: Carcassone. Samurai (Se queres mesmo ir por um dos carcassonne, recomendo então o Hunters & Gatherers que é bem mais fixe do que o Carcassonne normal sem expansões)
Cooperative:Pandemic, Shadows over Camelot, Ghost Stories. Space Alert ou se gostares de Lovecraft Arkham Horror (este sendo também ameritrash)
Area Control:El Grande, Shogun. Sem dúvida o El Grande, é O jogo de Area Control. ainda não tive oportunidade de experimentar o Shogun mas também me parece bom.
Card Game:Dominion. Também recomendo o Race for the Galaxy, é um pouco mais díficil de aprender pois usa muitos símbolos (que depois se tornam bastante intuitivos), mas é bastante mais profundo em estratégia que o Dominion.
As categorias que não mencionei ou não gosto delas ou pouco joguei delas (portanto de pouco vale a opinião).
Pillars of the Earth, é o melhorzinho desses 3 que faltam.
Ra. Definitivamente Ra. Melhor jogo de leilões que existe, rápido, simples e divertido. Felix, The Cat In The Sack também é bem bom e barato.
Chinatown é um dos melhores jogos de negociação pura do mercado. Se queres algo com um tema de economia bem forte, adiciona Container ou Wealth of Nations.
“Ameritrash”: Fury of Dracula, Last Night on Earth.
Last Night On Earth com a expansão Growing Hunger. Muito bom o jogo. Mas podes ir para algo melhor. Arkham Horror com as expansões. Isso sim é um jogão. A Touch Of Evil é também algo a considerar, tal como o Starcraft com expansão.
Ya, boa escolha.
Adiciona Red November e Space Alert á lista. Ghost Stories e Pandemic são os melhores.
Shogun.
Ou esse ou o Race For The Galaxy.
Tide Of Iron ou Conflic of Heroes.
Aconselho-te também o Through The Ages se gostas do jogo de PC Civilization, o Chicago Express se gostas de comboios, Ingenious ou Blokus como jogo abstracto, Powerboats como jogo de corrida.
podes resolver o problema com td e arranjas o Twilight Imperium + exp matas logo umas 5 categorias de uma so vez :P
fora isso acho que o mais importante e veres primeiro o que se adapta ao teu grupo de jogo e ao que preferem ter em cima da mesa.
Auction: o Ra e bastante bom
Negotiation: chinatown é mt bom mas se nao se importam com "backstabbing" e gostam entao o Intrigue bate todos os pontos mm
Ameritrash: Twilight Imperium se gostam de jogos 4x este e dos que se assemelha mais e é dos melhores jogos pa mim
Tile Placement: Carcassone é optimo
Cooperative: eu escolheria o Space Alert em vez de qq um desses senao o shadows (nunca joguei o ghost stories) o pandemic corre o risco de ficar "stale" passado um tempo
Area Control: o Shogun ou o Samurai se preferem um pouco mais de politica o Liberté
Card Game: Dominion é optimo e com as promessas de expansoes so deve aumentar ainda mais a replayability
wargame: Memoir 44 e battlelore sao bastante bons mas o meu conhecimento e algo limitado nesta area =)
Worker placement: Agricola (já comprado), Caylus, Stone Age, Pillars of the Earth. Caylus - nunca joguei mas ao que sei é um jogo que puxa mesmo muito pela mente, obrigando a planear jogadas à frente, e onde não há sorte e só a experiencia vale, basicamente ganha sempre quem tem mais experiencia a não ser que ande a dormir. Stone Age - dependes demasiado de teres bónus das cartas para ganhares, mas é um jogo sempre simpático de se jogar. Pillars of the Earth - joguei 2 vezes e não consigo gostar do jogo, é tudo um pouco sem sabor, acho que tens melhores escolhas.
Auction: Princes of Florence, Ra. Ra é um jogo que muitos podem não entender a essência do jogo e passar ao lado. Mas é bom se gostares de leilões. Princes of Florence parece uma boa escolha mas não me parece que seja um auction game.
Negotiation: Chinatown - sempre uma óptima escolha, dado não haver o Traders of Genoa no mercado.
"Ameritrash": Fury of Dracula, Last Night on Earth - vale mesmo sem expansões. Muito parecido também tens o A Touch of Evil que oferece um pouco mais de complexidade e modo competitivo ou cooperativo, tu é que escolhes.
Tile Placement: Carcassone - sim mas diria com as 2 primeiras expansões, só a caixa base não é tão interessante.
Cooperative: Pandemic, Shadows over Camelot, Ghost Stories - Vai pelos 2 últimos que são muito bons. O interesse pelo Pandemic esvai-se rapidamente. Space Alert também seria uma boa aposta.
Area Control: El Grande, Shogun - sim ao El Grande, Shogun acho muito longo e maçudo, não é fácil por isso na mesa a jogar.
Card Game: Dominion - sem dúvida, mas nesta categoria há muitas boas hipóteses: Condottiere, Saboteur, Tichu, Munchkin, No Thanks, 6 Nimmt
Wargame: Twilight Struggle, Conflict of Heroes, Memoir 44, Battlelore - todos estes são bons mas diria que o Twilight Struggle é um must de se ter. Ou o 1960 para algo parecido mas um pouquinho mais light.
Outras recomendações: Yspahan, In The Year of the Dragon, Battle Line, Neuroshima Hex, Imperial, Metropolys, Brass, Tribune, Samurai.
Como alguns já sabem, estou em Portugal como turista e tenho mais 1 mês até voltar para o Brasil.
Fui a vários encontros e já estou viciado e decidido a levar vários jogos para casa (pois no meu país não é possível comprá-los, só por importação, mas sai muito caro).
Assim, gostaria da opinião de vocês sobre quais jogos levar. Meu grupo é composto por 4 jogadores regulares, mais uns 4 que vez ou outra jogam.
Pretendo compra de 5 a 8 jogos, de diferentes temas e mecânicas, pensei em alguns possíveis títulos, e todas idéias são bem-vindas.
Provavelmente escolherei 1 jogo dentre as categorias abaixo (essas são as que lembrei):
Obrigado a todos!
[/quote]
Em relação a jogos de Action prefiro o Modern Art ao Ra...