me chamo Marcelo Rodrigues e sou brasileiro residente na cidade do Rio de Janeiro - Brasil.
Sou um dos autores do 1º RPG totalmente brasileiro que foi lançado no inicio dos anos 90. Tagmar foi grande RPG que chegou a fazer sucesso, mas no final dos anos 90 a editora que o publicava fechou e ele saiu do mercado.
Em 2004 obtive a aprovação dos demais autores para liberar todo o material do Tagmar para publicação e melhoria desde que não fosse para fins comerciais. Com esta autorização em mãos iniciei um projeto não comercial para renovação e atualização deste RPG de Fantasia Medieval. O projeto começou devagar mas em pouco tempo reunia através da Internet dezenas de colaboradores e em 2005 lançou a 1ª versão deste RPG, agora chamado de "Tagmar 2". O projeto vem prosseguindo e já disponibilizou para download gratuito em www.tagmar2.com.br, mais de 15 títulos incluindo:
Manual de Regras
Livro dos Reinos
Livro de Criaturas
Livro de Magias
Livro de Introdução à Ambientação
4 Aventuras Prontas
6 Guias dos Colégios de Magia
Toda esta coletânea tem sido uma excelente opção para quem gosta de um bom RPG de Fantasia Medieval e não pretende gastar quase nada.
Gostaria de saber se há pessoas interessadas em fazer uma versão mais adequada ao português de Portugal?
Estou também procurando pessoas que possam estar apoiando/participando deste projeto.
O Tagmar segue um modelo de licença aberta da CreativeCommons pela qual, ele pode ser copiado e distribuído livremente, DESDE que NÃO seja para uso comercial. Para entender este licenciamento veja os detalhem em https://www.tagmar2.com.br/Licenciamento.aspx. Uma coisa bem interessante é que a licença permite Recriação, o que dá direito da pessoa alterar o conteúdo a vontade.
Uma visão resumida do Tagmar é que ele é um RPG de Fantasia Medieval com inspiração direta das obras de J.R.R Tolkien. Ele possui um sistema próprio bem abrangente, sem ser complexo de mais. Mas Tagmar não é apenas o nome do RPG, mas é também o nome do cenário de campanha que estão muito bem descritos em vários livros, mapas e contos com mais de 200 páginas. Os detalhes do sistema de regras e da ambientação podem ser vistos no site oficial (www.tagamar2.com.br).
Um aspecto interessante é que Tagmar é um RPG feito por uma comunidade de RPGistas (não sei se este termos existe em Portugal... srsrsr), o que lhe concede uma capacidade de atualizações constantes com inúmeras novidades sendo disponibilizadas em PDF com download 100% Gratuito.
Com isto tudo estamos buscando o apoio dos jogadores de Portugal que possam estar interessados em fazer uma versão mais adequada ao português de Portugal e também procuramos pessoas que queiram estar colaborando na parte de desenvolvimento
Bemvindo ao AbreoJogo e espero que te sintas à vontade aqui por este nosso cantinho pois é com bom grado que temos entre nós um criador de RPGs em língua portuguesa e um um dos entusiastas do RPG além-mar no Brasil.
Aqui pelo AbreoJogo já há muito que se discute a edição/publicação comercial (ou não) de um RPG em língua portuguesa já que não existe simplesmente nenhum RPG à venda em Portugal na nossa língua e o consenso é de que este seria um primeiro passo necessário para vermos o nosso hobby crescer.
Tagmar II parece-me uma RPG de fantasia medieval consistente e com um historial de qualidade promissor e interessante. Certamente com alguma dedicação se conseguiria rever o texto dos documentos de jogo de modo a adptarem-se melhor à Norma Continental do Português (o de Portugal mesmo segundo a Linguística) e no espírito de comunidade teríamos aqui no AbreoJogo o espaço ideal para albergar os downloads gratuitos fundamentais a tal projecto.
Contudo tenho um pergunta e um esclarecimento a fazer:
Sei que Tagmar II foi publicado comercialmente no Brasil através da Daemon Editora apesar da licença da Creative Commons. Poderíamos também publicar comercialmente o Tagmar II em Portugal?
Aqui por Portugal a comunidade do RPG tem as suas particularidades: para o bem e para o mal o hobby é quase desconhecido por aqui, temos um número reduzido de jogadores que joga quase só jogos em Língua Inglesa pois consideram-na mais fidedigna e autêntica sendo a maior parte deles jogadores do grande jogo de fantasia medieval, o Dungeon & Dragons. A maioria das tentativas de tradução/criação de um RPG em Língua Portuguesa são encaradas com descrédito ou pura indiferença por razões óbvias e bem justificadas pelo historial do RPG em Portugal. O Tagmar II mesmo que revisto iria ter um adversário de peso no Dungeon & Dragons e outros RPGs de fantasia como o Exalted, Warhammer Fantasy Roleplay e outros que tais.
Espero de qualquer modo que o teu post neste site com essa excelente proposta venha pôr a mexer por seu com lado todos aqueles que são bem capazes de colaborar nesse projecto.
Boa sorte e bemvindo além-mar!
"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa
Realmente a edição por parte de Daemon Editora foi um caso especial e que até se critica se estaria ou não infringindo a licença. Note a iniciativa de publicar pela Daemon partiu por parte da próprio projeto utilizando-se de uma brecha no licenciamento. Isto foi possível porque a edição feita pela Daemon não foi propriamente comercial pois ela foi feita em caráter promocional para o Encontro Internacinal de RPG de 2006 e utilizou o processo de impressão digital onde pouquíssimas exemplares foram impressos. Ele foi vendida diretamente ao publico não tendo permissão de revenda (com lucro). Ou seja, ela na verdade fez apenas o papel de um escritório de impressão digital, conhecidos aqui no Brasil de “Bureau de Impressão”.
Estamos pensando em poder flexibilizar o licenciamento ou pelo menos deixar uma autorização mais explicita para as impressões sob demandas. Mas como os autores (e são muitos!!!) não recebem nada por seu trabalho, pois todo material é desenvolvido pelo por voluntários, ainda é uma decisão complexa de liberar para comercial sem haver pagamento de direitos autorais.
Não faço a idéia de quanto custa o D&D em Portugal, mas aqui no Brasil os 3 livros básicos custam quase R$ 250,00 o que um preço muito alto para os padrões brasileiros. Um dos pontos fortes do Tagmar 2 é exatamente o baixo custo. Outro ponto forte do Tagmar é sua ambientação que não deixa a desejar com nenhuma das tradicionais ambientações dos RPGs mais conhecidos. Inclusive todos os livros de ambientação do Tagmar são feito para não ter nenhuma linha de referencia a regras, o que permite utilização com qualquer sistema.
Bem... desde já deixo o convite aberto e fico a disposição para qualquer esclarecimento,
esse rpg tenho até a primeira versão dele que era um tanto quanto confusa mas com umas sacadas muito legal como atabela de resolução. Pq vc não nos passa um review para agente ter mais oque aavaliar.
Divulgação - Blog de Hobbista Visite o blog Miniatura em Tagmar https://www.miniaturaemtagmar.blogspot.com/ Blog de Pintura de Miniaturas de Fantasia Medieval e regras de RPG em sistema D20 do RPG Tagmar.