Talisman 4th Edition - Back from the past

Agora q a GW anda a chorar-se que anda a perder dinheiro (ou mais correctamente, que não ganha tanto qt gostaria) chegou à conclusão que tinha coisas boas enfiadas pelos cantos que até dão dinheiro, eis que se decidiram a renascer um dos Boardgames mais miticos de sempre: Talisman 4a Edição, passados que são 13 anos sobre a última edição do mesmo!!!

A ver vamos se este velhinho levará uma lavagem de cara suficiente para o colocar a par com jogos mais recentes neste género, uma vez que a sua coroa foi perdida. É já a partir do dia 20 de Agosto que começam a aceitar pré-orders, e podem descobrir mais numa entrevista aos autores por aqui.

Eu até percebo pq o fizeram, mas acho de muito mau gosto que alterem um post sem darem cavaco ao autor, do pq da alteração do mesmo. Chama-se educação!!! Já não é a primeira vez.

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

…mas, não alterando o conteúdo, formatei-o de forma a que não ocupassse quase por completo a página principal - algo que já tem sido feito a todos os artigos que a ocupam nas últimas semanas.

De qualquer forma, devia ter-te mandado uma mensagem a dizer isto, tens razão. Não era minha intenção ofender, pelo contrário.

O Rick é que está aqui a levar na cabeça, mas não fez nada que eu não faça todos os dias, há dois anos e meio. Aliás, eu é que sou o responsável pelas alterações em 99% dos casos… mesmo quando muitas vezes alguns dos meus elfos ajudantes faz uma primeira alteração funcional e mínima (como neste caso), depois venho eu e faço em cima disso uma série sucessiva de alterações mais radicais ao nível do visual (como neste caso fiz ao tirar aquela imagem negra enorme e colocá-la como thumbnail para ilustrar o artigo).

Acho que não é preciso explicar que a primeira página é a cara do site, e que não é aceitável termos lá posts cuja formatação a desfigura ou cujos assuntos claramente não pertencem lá (tipo, houve gente que usou NOTÍCIAS DE PRIMEIRA PÁGINA para colocar dúvidas!). Mais do que isso, a 1a página tem de ter um aspecto minimamente homogéneo, não visualmente mas também ao nível de títulos e mesmo do própria forma de escrever. Finalmente, seja ou não a 1a página, nem toda a gente tem a paciência ou os conhecimentos de HTML/Drupal/webdesign/whatever para dar aos seus posts/comentários a formatação mais agradável e legível possível, e eu (assim como, presumo, os outros) gosto de ajudar (a intenção não podia estar mais longe de ofender); um texto como por exemplo o teu dos prémios Origins que só com muito esforço alguém consegue/tenta ler não serve nem as intenções do autor nem a do seu potencial público (e já agora eu editei-o mal o vi para não rebentar com a primeira página, com intenções de o re-editar depois para tornar minimamente comprensível… mas simplesmente não há tempo nem paciência, eheh). Podem crer que se as coisas têm um aspecto minimamente decente (que mesmo assim não é nada de especial) é por causa do trabalho dos admins.

Para além disso tudo, ultimamente estamos a estudar um novo layout totalmente diferente para a primeira página e como tal estamos já a tornar os novos posts visualmente compatíveis com ele.

Bom, mas isto são as razões para as alterações; não foi isto que perguntaste nem o que te chateou, mas já agora ficam aqui porque se alguma vez outras pessoas viram um seu post alterado/movido/whatever foi seguramente por uma ou mais dessas uma das razões.

Quanto à falta de aviso/cavaco/etc, bom tens toda a razão… e embora seja contra-producente porque assim as pessoas também não aprendem a fazer melhor, pelo menos no meu caso há-de continuar assim porque simplesmente não há tempo; conto com a vossa compreensão e com, caso não estejam satisfeitos (como neste caso), as vossas críticas. Já falta tempo para tudo, e com a velocidade que eu escrevo e-mails e comentários como este (acredita que não queres saber há quanto tempo estou aqui a escrever isto) não conseguia fazer mais nada. É exactamente por essa razão (falta de tempo) que não há sequer publicada nenhuma lista de critérios a seguir para, por exemplo, o que deve aparecer ou não na primeira página, que aspecto deve ter e como é que se colocam aquelas imagenzinhas automáticas à esquerda que a maioria das notícias da 1a página tem neste momento. Nem sequer os outros administradores foram alguma vez “briefados” sobre o que devem fazer ou como o fazer nem que critérios seguir; vão experimentando e, como fizeste agora, vão perguntando, e aos poucos vamos criando uma identidade de grupo absorvendo inconscientemente o que se vai passando em nosso redor (um óptimo exemplo: comecei há apenas uma ou duas semanas a colocar as tais imagens nos artigos da 1a página e quando o Dwarin colocou o seu artigo sobre o RPG Qin, ele fez o mesmo - de outra maneira - mas imitando o estilo quase na perfeição… e ele não é sequer um admin, nem sequer foi alguma vez briefado sobre colocar imagens em posts, nem ouviu falar que o próximo layout vai provavelmente viver disso, etc).

De resto concordo que os utlizadores merecem uma palavrinha de atenção quando os seus tópicos são movidos para aqui ou para ali ou de algum outro modo alterados significativamente… excepção feita para tipos que colocam anúncios do estilo “como ganhar dinheiro” na nossa primeira página; se não perceberam porque é que tiveram o seu tópico e as suas contas apagadas sem qualquer aviso, azar, LOL. Agora mandar uma mensagem personalizada só por alterações visuais que não alteram nada a nível de conteúdo, e que normalmente consistem apenas em dizer ao site onde deve terminar o teaser da 1a página isso tb já é fazer os admins perderem o tempo que infelizmente não têm.

Isto é um site onde os utilizadores têm liberdades e potencialidades que de certeza que nenhum outro site lhes oferece (Full HTML, anyone?), de modo que exige bastante atenção permanente da parte dos admins (que para já nem são nada de organizado ou sequer de oficial) para garantir que nada quebra… e em vez de se exigir responsabilidade aos utilizadores e de lhes darmos regras de formatação que só lhes dão trabalho para cumprir ou impõr limitações técnicas aos seus posts, em vez de se moderar as suas submissões e fazê-los esperar antes de mostrar os seus artigos na 1a página, em vez disso tudo só pedimos a sua compreensão para as reformatações que os seus posts podem sofrer. É um trade-off tão bom e tão imperfeito como qualquer outro.