tecnologia ao serviço do roleplay

Gostaria de saber quais as experiências que o pessoal tem tido em usar PDAs/Notebooks/Tablets/Smartphones como apoio numa sessão de RPG, particularmente para o mestre-jogo. Mesmo que seja só para tirar notas, até que ponto se arranja algo verdadeiramente portátil? E um software suficientemente adaptável para se ter um dice roller ou algo semelhante? Alguém tem alguma recomendação?

Neste momento só estou a correr um jogo com suporte tecnológico, D&D (no universo de Warcraft). Sendo o suporte respecitvamente.

- Notepad, onde anoto todos os encontros com as devidas especificações e outras anotações da campanha;
1) Conta do gmail para abrir o notepad (ah ha!);
2) Portatil com net para poder abrir o gmail (peça importante), pdf dos livros, página do WoWwiki, etc.;
3) Este site para rolar dados (visto que com o portátil não sobra muito espaço no meu lado da mesa;
4) Este site para gerar NPCs mais importantes que quero estatificados;

Um dia espero conseguir correr uma campanha de D&D num setting caseiro onde possa usar o DM Genie e escusava de usar os pontos 1, 3 e 4, ou encontrar um add-on que tenham feito ao DMGe para WoW (se alguém encontrar por favor avisem).

Para mim as vantagens deste recursos são:
1) Posso preparar as sessões em pleno horário laboral sem ninguem me perguntar o que são aqueles livros estranhos e folhas que tenho abertas em cima da mesa hehe;

2) Poder transportar aquele material todo numa pen drive ou num email tira-me um grande peso da mochila que levo já carregada para as sessões, com livros, bonecos e mapas de combate. Além que uma pen ou um ficheiro num mail é uma coisa que um gajo pode ter sempre com ele e por isso consegue sacar uma sessão mais em cima da hora sem ter que ir a casa buscar as tralhas;

3) Durante o jogo as coisas tornam-se verdadeiramente mais rápidas, com alguns botões um gajo rola logo 3d20s calcula danos, desconta HPs, conta Rages, duração de spells e passa ao próximo. Tirando essa burocracia da frente consigo concentrar-me melhor nas opções táticas do combate e como gerir aquilo tudo.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Roladores de dados por software deixam muito a desejar. Os dados reais não sao asssim tao pesados que nao os traga contigo para as sessoes.

Eu sou da "velha escola" por isso ainda uso as coisas à moda antiga. Nada com os belos dados a rolar em cima da mesa, as folhas de notas por detrás do shield, um pequeno maço de post-it para escrever notas aos jogadores em segredo, etc. O único hardware é o meu portátil ao lado mas só para ir tocando uma banda sonora de acompanhamento mas como não é essencial...

No início da campanha de Qin ainda usei uma ou duas vezes o portátil mas depois comecei a pensar que, se tinha tudo no portátil (incluindo lançar dados), para que é que queria o shield e como o shield de Qin é mais bonito que o portátil. E ter o shield à frente com o portátil atrás também não servia porque me cobria as tabelas de maneira que foi o portátil ficaram as folhas.


"You think I'm old and feeble, do you? Well, face my Flying Windmill Kick, asshole!"

Bom, eu também tenho um laptop e julgo não haver falta de software de apoio ao roleplayer (agradeços os links do Red). A minha questão era mais a nível de hardware e de sistema operativo. Quão portáteis são os vosssos laptops? Eu precisava de algo pequeno - entre 20 a 25 cm - que ainda permitisse escrever, ler e lançar dados. Talvez o novo Asus 701? O iPhone? O que é que acham?

Eu recomendava-te isto, quando finalmente chegar a Portugal e se a ASUS portuguesa não lhe inchar o preço de forma ridícula:

ASUS eeePC - https://ultraportateis.wordpress.com/category/eeepc/

Dá para escrever, consultar a net, pesa menos de um quilo e tem 7 polegadas de ecrã.

Ah, estavas a falar de portabilidade física e não abstraca, pois, ai não te posso ajudar hehe, até porque o portátil que eu uso não é meu é do pessoal a quem pertence a casa onde vou jogar.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

[quote=neonaeon]Eu recomendava-te isto, quando finalmente chegar a Portugal e se a ASUS portuguesa não lhe inchar o preço de forma ridícula: ASUS eeePC[/quote]Sim, é o Asus 701 de que estava a falar. Obrigado pelo link, ainda não tinha lido essa review. Curto a ideia do sistema operativo feito por eles, só tenho algumas dúvidas se teria problemas em instalar um dice roller. Parece que só poderia aceder a ele através do File Manager ou, eventualmente, online. Entretanto, o preço é muito atraente.

Uso o PDA como biblioteca. Isso é muito interessante para jogos disponíveis em versão digital que se adaptem bem ao software de um PDA, o que nem sempre sucede. É muito prático para evitar carregar calhamaços.

O meu portátil actual é um HP Pavillion Entertainment PC, aquele com o ecran que gira e transforma o portátil em notepad. Quando começar a masterizar isso vai servir-me fundamentalmente para gerir o espaço. É fácil colocar a imagem dos sítios em que o jogo decorre e depois desenhar as situações que se vão sucedendo por cima. Ou mesmo digitalizar planos de sítios e usar minis (COM FELTRO POR BAIXO) a andarem por cima do ecran.

Dependendo do jogo posso digitalizar tabelas e outras ajudas de jogo e tê-las disponível. Mas a utilização concreta é algo que só o futuro ditará.

Eu instalei na minha máquina o ISS com PHP e por isso uso o DokuWiki, que permite me organizar óptimamente com os plots e subplots.

É reamente muito bom para não se perder, principalmente para quem costuma usar jogos com muitas pistas e investigações.

Além disso tenho o freemind que é óptimo para criar brainstormings e organizar ideias.