Tentando entender a fixação dos Combóios - Ensaio Patético

Se o tema não te disser minimamente nada, jogas o jogo na mesma?!

Eu sou fanboy do Star Wars mas não jogo Monopoly SW só por ser SW! Tal como sou fan do StarCraft, comprei o boardgame do SC e após jogá-lo percebi que está muito aquém do Twilight Imperium!

Mas ao olhar para este tema, mesmo que seja o melhor jogo do Mundo não o vou conseguir jogar porque não gosto do tema, tal como muitas pessoas não acham ponta de graça ao Agricola pelo facto de andarem a criar rebanhos de ovelhas e arar terrenos, e o jogo é o que é (na minha opinião, dos melhores)!

alguem anda com demasiado tempo livre...

Sim, jogo. Dás o exemplo perfeito. O tema do Agricola é do mais desinteressante possível (para mim). Agricultura no século não sei quantos? E mesmo assim é um jogo divertido e excelente. O tema não me empolga, mas jogo-o porque é bom. Tal como jogo abstractos...

Por outro lado, contrapões com dois exemplos de jogos cujos temas te interessam, só que são maus. Também concordo, não consigo jogar um mau jogo nem que o tema seja excelente.

Claro está, como tu, procuro jogos bons E cujos temas me interessem mais. Visto assim de longe, estamos a concordar um com o outro. Smile

[quote=DalimThor]

alguem anda com demasiado tempo livre...[/quote]

Ou também andas com tempo livre?


[url=https://www.google.pt/reader/shared/00602237311482859423?hl=en]Google Reader Shared Itens[/url]

:P tb tenho e agora ainda tenho bastante só não o passo a fazer uma thread dirigida a jogos especificos para ver se alguém que gosta deles se queima e refila de volta pq tou aborrecido lol

Para mim o Agricola é um jogo com um tema assim-assim e com umas mecânicas assim-assim, portanto é um jogo que nem aquece nem arrefece.

(Não é tão bom termos todos gostos diferentes?)

O corolário para isto: "Não consigo jogar um mau jogo nem que o tema seja excelente." seria "e não consigo jogar um jogo bom com um tema horrível".

--

Not a Cylon, nope, very bright green in fact.

[quote=Tiago]

O corolário para isto: "Não consigo jogar um mau jogo nem que o tema seja excelente." seria "e não consigo jogar um jogo bom com um tema horrível".

[/quote]

Lol. Só o primeiro se aplica, no meu caso.

Já tu jogas jogos que usam a palavra do senhor em vão, como o "last night on earth" e tem cenas escusadamente sensuais! Nem falemos do Blue Moon, jogo do belzebu.

(yep, gostos diferentes. Daí estarmos a debater sobre o sexo dos anjos)

[img]https://blog.lib.umn.edu/tuomi047/architecture/children_holding_hands_around_the_world.gif[/img]

Vindo de quem dá um 10 ao Brass (jogo de quimbóios disfarçado) as tuas críticas sobre a minha escolha de jogos são vazias. E nem percebo a escolha de jogos, que nem são jogos pelos quais tenha grande adoração. Inclusive acho que o BMC apesar de ter um muito bom tema está mecanicamente mal construído dando uma enormíssima vantagem ao 1º jogador.

Só quero deixar como nota final que por causa destes jogos de locomotivas o hobby está a sofrer má publicidade com processos legais para trás e para a frente entre a FRED e o sr. Wallace. Acho que as caixas de jogos têm de começar a ter um símbolo tipo o das latas de atum que diz "livre de golfinhos" mas adaptado para "livre de processos legais".

Not a Cylon, nope, very bright green in fact.

Olhei para os teus "recentemente jogados".

Herético! Só vi agora o "Nome da Rosa"!

[quote=Asur]

Olhei para os teus "recentemente jogados".

Herético! Só vi agora o "Nome da Rosa"!

[/quote]

Pelo menos que eu saiba os monges não andavam de comboio e isso só pode ser tido como um ponto positivo.

--

Not a Cylon, nope, very bright green in fact.

[quote=Tiago]

O corolário para isto: "Não consigo jogar um mau jogo nem que o tema seja excelente." seria "e não consigo jogar um jogo bom com um tema horrível".

[/quote]

Eu aplico ambos os casos... não consigo jogar um mau jogo mesmo que o tema seja interessante bem como não conseguir jogar um bom jogo com um tema desinteressante à brava!

Daí ainda andar à procura dos jogos perfeitos (tal como o Marcelo D2 anda à procura da batida perfeita)!

A minha compra de jogos, é mto influenciada pelo BGG. Dando conta q existiam mtos jogos no Ranking q tinham por tema Comboios, senti a «obrigação» de comprar um, qual o melhor Rankeado??? Age of Steam, pois mto bem, estava feita a escolha.Jogo o jogo pq é bom, talvez o meu melhor jogo e n por ser de Comboios, aliás, o PowerGrid, n é c comboios, mas usa mecanicas mto semelhantes e tb é dos meus preferidos. Gosto q os jogos tenham bons temas, mas n é o mais importante.

Eu não criei um thread... lê lá em cima... diz Blog do Johnnybegood.

E para quem segue esta novela mexicana já sabe que este ensaio tinha apenas e só um objectivo (o nome até era para ser outro: "Como picar o Dugy em 2 parágrafos e um copy/paste").

Mas está-se bem... é bom ver que a comunidade mexe... nem que seja pelos motivos mais mesquinhos. Estou a rir a bom rir com os posts da malta. faz tudo parte de um master-plan para semear a discórdia (isto é meta-jogo para futuras sessões de BSG).

Eu sou Cylon!

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Também prefiro, obviamente, um jogo que tenha um tema que me agrade. E aliás, a maioria dos jogos que me interessa comprar, são os que têm um tema que a partida me agradou.

A questão é, e como já disseram: vou deixar um jogo que é bom, só porque o tema não me diz nada? Não, experimento na mesma, e se as mecanicas me agradarem até sou capaz de gostar bastante do jogo. Veja-se o Automobile. (Não fui para o exemplo dos comboios, mas foi lá perto). O tema não me diz nada, mas gostei do jogo. Se fossemos pelo "tema" nem o tinha experimentado.

E depois o exemplo inverso, um jogo que o tema pode ser muito bom....mas nhec. O jogo ser uma porcaria, portanto não o vou querer jogar na mesma.

E a questão do aspecto é a mesma coisa...claro que adoro quando olhamos pro jogo e até fazemos "blink". (Tipo BSG, TI), mas não quer dizer que não possa gostar de jogos que nem têm um aspecto nada de especial...

É a minha opinião.... um factor só não faz a importância toda.

Geralmente o que acontece é: o tema e o aspecto são as coisas que me fazem fazer questão de experimentar um jogo (há aqueles jogos que faço questão de experimentar, outros que experimento só porque sim (porque alguém quis, porque até acho que vou gostar da mecânica... , outros que nem quero mesmo experimentar), a mecânica depois é o que faz com que ache se vale a pena repetir a joga ou não.

[quote=Asur]

[quote=Tiago]

O corolário para isto: "Não consigo jogar um mau jogo nem que o tema seja excelente." seria "e não consigo jogar um jogo bom com um tema horrível".

[/quote]

Lol. Só o primeiro se aplica, no meu caso.

Já tu jogas jogos que usam a palavra do senhor em vão, como o "last night on earth" e tem cenas escusadamente sensuais! Nem falemos do Blue Moon, jogo do belzebu.

(yep, gostos diferentes. Daí estarmos a debater sobre o sexo dos anjos)

[/quote]

Não há nada pra debater, toda a gente sabe que feitos à imagem de Deus e do que de melhor ele tem, é que eles são do sexo masculino óbviamente!!!


[url=https://www.google.pt/reader/shared/00602237311482859423?hl=en]Google Reader Shared Itens[/url]

GIRLS COME OUT!!!! :P

thread blog vai dar ao mm :p

deu pa ver que era pa picares o dugy e deu pa ver melhor que resultou lol :p tb tenho andado a rir com isto td, mas onde queria chegar é que não serviu pa nada

Se serviu pa rirmos, já é bom =D

[quote=Firepigeon][quote=Tiago]A escravatura necessária para construir os ditos carris, milhares de imigrantes enganados pelo sonho americano a darem o coiro para os "magnatas" da altura andarem de rabinho tremido à velocidade espantosa de 20km/h.[/quote]Neste caso só te estás a cingir aos EUA, e mesmo assim faltam-te factos: se não fosse esse meio de locomoção os EUA não teriam conseguido ser a potencia que são hoje, e ainda estariam hoje em dia a colonizar todo o Midwest, limitando-se às faixas costeiras Leste e Oeste!! Para não esquecer a importância do comboio em todos os movimentos politico-militares na Europa desde a guerra franco-prussiana de 1860, aquela em que Paris esteve cercada durante quase 2 anos e que serviu de prelúdio à Grande Guerra, pelo simples facto do nascente estado alemão simplesmente saber usar logisticamente o comboio, coisa que os outros nem sequer começavam ainda a pensar. A Europa é o que é graças ao comboio, com todas as suas aventuras e factos que a moldaram, desde coisas tão simples como as bitolas usadas que ao serem diferentes na Russia (btw: caso não saibam são iguais às da Peninsula Ibérica!!) provocaram transtornos desmedidos aos alemães durante a WWI e a WWII, até feitos notáveis de engenharia e de avanços tecnológicos que durante todo o seu desenvolvimento fizeram do mundo o que é hoje, e contribuindo definitivamente para tornar as distancias mesuráveis em dias, e não em semanas!! É um tema fascinante e só quem não tenha o minimo respeito pela História é que poderá minimizar e desvalorizar o impacto que este meio de locomoção teve e ainda tem no Mundo e na sociedade humana. Por isso é um tema recorrente em que quem mesmo só o tocando de leve mesmo num jogo de tabuleiro lhe é inegável a profundidade que o mesmo tem.[/quote]

Por isto tudo, parece-me que o que falta aos jogos de comboio é mais tema, ou seja, recriarem mais profundamente o ambiente a que fazem referência e contarem histórias mais detalhadas. Muitas vezes, parece que os comboios podiam ser trocados por uma outra coisa qualquer.

Ou pra se chorar perante tanta ignorancia Cry


[url=https://www.google.pt/reader/shared/00602237311482859423?hl=en]Google Reader Shared Itens[/url]

Nesta comunidade não há discórdia!

E agrido fisicamente por email quem disser o contrário!

--

Not a Cylon, nope, very bright green in fact.