Na tentativa de entender a mente desses 14 jovens portugueses que se sentem fascinados por jogos de Combóios, decidi estudar o fenómeno, que os leva inclusivé a travar lutas ferozes em defesa dos seus princípios.
Teria que começar por algum lado, e decidi seguir a sabedoria popular: "O Homem sonha, a obra nasce", elo que o início é mesmo por aí, pelos Sonhos.
Atentem neste texto, que aparenta ser uma tentativa de interpretar o significado dos Combóios nos Sonhos.
«
comboio (simbologia)
No contexto da análise dos sonhos, o comboio é um símbolo de evolução, no seguimento de outros símbolos mais antigos como a serpente, e significa uma opção e um destino. Pode também ser um sinónimo de uma mudança para uma nova vida. Todos os pormenores associados à viagem de comboio têm a sua simbologia, nomeadamente a bagagem, a locomotiva, as carruagens e também todas as situações associadas ao percurso. Sendo um objecto relativamente recente, o comboio assumiu um lugar no imaginário das crianças e dos adultos e na análise dos seus sonhos, como um dos principais meios de transporte público, substituindo as carruagens, as diligências e os cavalos de outrora. Enquanto rede viária, os caminhos-de-ferro são um sinónimo de organização e mecanização, da lei e do ritmo do Cosmos que regulam a vida universal de uma forma constante e segura. O comboio é assim o meio de transporte simbólico dessa organização cósmica, a sua escolha revela um destino e uma mudança e o seu movimento encerra sempre um sentido de evolução. A locomotiva é o nosso consciente e as carruagens são o nosso inconsciente, subconsciente e o nosso corpo. Um comboio velho e sujo significa uma situação de pobreza material ou espiritual. As carruagens luxuosas significam que a evolução pessoal está a desenvolver-se de forma positiva. As bagagens simbolizam os nossos bens materiais ou as nossas qualidades mentais e psicológicas, e perdê-las significa estar em desvantagem e insegurança, enquanto que abandonar as bagagens significa independência, evolução espiritual e despojamento das coisas inúteis. O cais de partida é o ponto de início dessa evolução e também o momento da escolha enquanto que a estação de chegada significa o sucesso e o alcance dos objectivos. Perder o comboio ou atrasar-se, apanhando-o em movimento, significa que se perdeu uma oportunidade ou que quase a perdemos e esta acção está normalmente associada a sentimentos de frustração e insegurança. A dificuldade em subir para um comboio apinhado significa problemas de integração na sociedade por egoísmo ou infantilidade. O chefe da estação é uma figura de autoridade e controlo que tanto pode ser o nosso eu supremo ou alguma força exterior à nossa vontade. Estar na classe errada relativamente à qual se comprou o bilhete pode significar o enganar-se ou iludir-se a si próprio relativamente às qualidades próprias se a classe é superior. Se a classe é inferior, significa que existe um subestimar das qualidades e do valor da pessoa que sonha. O descarrilamento significa dificuldades e contratempos enquanto que um choque de comboios indica conflitos interiores. O ser atropelado por um comboio traduz angústia ou quando são pessoas ou coisas esmagadas pelo comboio significa que o sonhador tem um recalcamento de qualquer ordem. »
comboio (simbologia). In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2009. [Consult. 2009-07-28]. Disponível na www: <URL: https://www.infopedia.pt/$comboio-(simbologia)>.
Dada a profundidade da dupla-dualidade metafísica que ocorre em simultâneo e ao mesmo tempo na mente intrincada de quem joga estes jogos, desisto de tentar compreender algo tão intangível quanto o Big-Bang.
Fiquem lá com a locomotiva, carruagens, bagagens e 1150 indianos pendurados no combóio que eu vou jogar Tic-Tac-Toe... pelo menos não tenho pesadelos.
Mas prometo continuar a assisitir à novela mexicana: "Magnates del Ferrocarril"
«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»
.... eles em criança gostavam de ter tido aqueles comboiinhos grandes, que se metem no quarto, a dar voltinhas nos seus carris..mas como nunca os tiveram em pequeninos, agora descobriram o fantástico mundo dos jogos de tabuleiros de comboiinhos, e é uma grande alegria. É ter aquilo que sempre quiseram ter e nunca conseguiram!!
(Nem partilho do ódio cerrado aos comboiinhos, mas não resisti, desculpem lá ==X)
Só espero que nesses devaneios... sejam todos maquinistas... ou o combóio descarrila (deixa lá ver o que significa descarrilar um combóio em linguagem de sonho).
Nota mental: Levar para o próximo encontro, uma panela de pressão, só para criar o ambiente... o apito da panela, o vapor....
«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»
A escravatura necessária para construir os ditos carris, milhares de imigrantes enganados pelo sonho americano a darem o coiro para os "magnatas" da altura andarem de rabinho tremido à velocidade espantosa de 20km/h.
Ja chegaram a haver encostos de cabeça nos encontros...
aquele tipo de encosto de choradinho... sabes como é.
Por acaso a tua sugestão é deveras curiosa... amendoins... hummmm, interessante!
Que tal um jogo onde uns Filipinos tinham que transportar amendois, todos nús e sem poderem usar as mãos? eheheh é quase meio Steam... se ao menos o Wallace nos tivésse conhecido antes... damn
«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»
E não terás outros tantos exemplos onde foram praticadas atrocidades (bem maiores, nalguns casos)... A revolução industrial, a regência de certos impérios antigos, a pesquisa genética, o desenvolvimento da bomba atómica. Não serão todos exemplos do que o Homem é capaz de fazer para tentar progredir (se é que esta palavra se pode aplicar, sequer, nalguns casos) ?
[quote=Tiago]A escravatura necessária para construir os ditos carris, milhares de imigrantes enganados pelo sonho americano a darem o coiro para os "magnatas" da altura andarem de rabinho tremido à velocidade espantosa de 20km/h.[/quote]
Neste caso só te estás a cingir aos EUA, e mesmo assim faltam-te factos: se não fosse esse meio de locomoção os EUA não teriam conseguido ser a potencia que são hoje, e ainda estariam hoje em dia a colonizar todo o Midwest, limitando-se às faixas costeiras Leste e Oeste!!
Para não esquecer a importância do comboio em todos os movimentos politico-militares na Europa desde a guerra franco-prussiana de 1860, aquela em que Paris esteve cercada durante quase 2 anos e que serviu de prelúdio à Grande Guerra, pelo simples facto do nascente estado alemão simplesmente saber usar logisticamente o comboio, coisa que os outros nem sequer começavam ainda a pensar. A Europa é o que é graças ao comboio, com todas as suas aventuras e factos que a moldaram, desde coisas tão simples como as bitolas usadas que ao serem diferentes na Russia (btw: caso não saibam são iguais às da Peninsula Ibérica!!) provocaram transtornos desmedidos aos alemães durante a WWI e a WWII, até feitos notáveis de engenharia e de avanços tecnológicos que durante todo o seu desenvolvimento fizeram do mundo o que é hoje, e contribuindo definitivamente para tornar as distancias mesuráveis em dias, e não em semanas!! É um tema fascinante e só quem não tenha o minimo respeito pela História é que poderá minimizar e desvalorizar o impacto que este meio de locomoção teve e ainda tem no Mundo e na sociedade humana. Por isso é um tema recorrente em que quem mesmo só o tocando de leve mesmo num jogo de tabuleiro lhe é inegável a profundidade que o mesmo tem.
E BTW, ainda hoje tenho o meu comboio em miniatura, um hobby actualmente secundarizado que aguarda pelos dias de mais velhice!!
E respondendo à Starita, o tema é muuuuuuiito importante!! E é claro que o aspecto visual é de somais importância!!!
Só porque também não acho ponta de graça a comboios. Lembro-me quando era puto deram-me um kit da Lego para construir uma locomotiva e "n" carruagens... usei-o para peças suplementares dos meus robots e naves espaciais!
Quanto aos jogos... também não percebo muito bem a febre dos jogos de comboios como o Ticket to Ride, Age of Steam e afins... já vi videos deste tipo de jogos e não me conseguem convencer... também já me disseram que os tinha de experimentar para gostar, mas se nem gosto do tema porque é que o vou experimentar?! Só porque é "trendy" e há muita malta a jogar?!
Neste caso só te estás a cingir aos EUA, e mesmo assim faltam-te factos: se não fosse esse meio de locomoção os EUA não teriam conseguido ser a potencia que são hoje, e ainda estariam hoje em dia a colonizar todo o Midwest, limitando-se às faixas costeiras Leste e Oeste!!
[/quote]
Por isso é que os dólares que eu tenho no paypal valem tanto como folhas de papel cavalinho.
Mas há jogos de comboios sem ser sobre os EUA? (O ticket to ride europa contaria, se não fosse tanto sobre comboios como a TVI é sobre notícias imparciais).
Mas agora a sério, não tenho nada contra comboios... Simplesmente não os acho um tópico interessante. Eu como com garfo e faca todos os dias, mas não acharia um jogo sobre a invenção do garfo e da faca uma coisa muito interessante.
E podem dar a desculpa: "Mas Tiago, o tema é secundário! O que interessa é como se joga.", mas toda a gente sabe que isso só é assim para um subsegmento da população boardgamer.
Quem gosta de jogos económicos, acções, pick up & delivery, depara-se eventualmente com jogos de comboios. Porque se criou um género à volta disto, porque o tema e as mecânicas encaixam bem, sei lá, não sou nenhum especialista.
Da minha parte, não é porque ache piada a comboios (porque nem acho). É porque são bons jogos.