Teoria de Tabuleiro

Sim, sem dúvida. Um dos primeiros boardgames que comprei foi o Britannia da Avalon Hill. O jogo é uma mistura de wargame com boardgame e consideram-no um bom jogo para introdução a wargames.

No Britannia existe esse truque, saber controlar o factor sorte. É fixe, mas mesmo assim continuo a não gostar muito, uma má rodada pode lixar o jogo todo. E é isso que não gosto dos jogos com dados, apesar de todas as probabilidades, uma má rodada prejudica o jogador quando não devia prejudicar.

Existem jogos com dados que têm um certo equilibrio, como por exemplo o Byzantium. Nesse jogo rodas só um número determinado de dados, que tem um limite máximo de dados a rodar. Portanto se tiveres um exército enorme não vão ser os dados que te impedirão de conquistares uma cidade.

Mesmo assim, em boardgames tipo-Alemão, a inexistência de dados é uma mais-valia para mim.


“You can not escape me!” he roared. “Lead me into a trap and I’ll pile the heads of your kinsmen at your feet! Hide from me and I’ll tear apart the mountains to find you! I’ll follow you to hell!”

Essa á a razão porque existem revistas de totoloto que dizem os numero "quentes" e "frios". A chave que sai numa semana, tem exactamente a mesma probabilidade de sair que a chave da semana passada, e a chave da semana anterior (ou outra qualquer que possas pensar).

A probabilidade de sair um 1 depois de 4 1's é igual à de sair um 6. No entanto, a probabilidade de sair um numero diferente de um 1 continua a ser 83% (independentemente do que saiu antes). A probabilidade de sair 11111 ou 12345 ou 65432 é de 0.012%

Yeap, explicaste melhor do que eu podia, já que não me lembro de muita coisa de Probabilidades e Estatistica.


“You can not escape me!” he roared. “Lead me into a trap and I’ll pile the heads of your kinsmen at your feet! Hide from me and I’ll tear apart the mountains to find you! I’ll follow you to hell!”

Sem dúvida alguma estamos perante os Eurogamers vs non-Eurogamers !!! LOL

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Hehehe nem por isso. Eu cresci com jogos do tipo-Americano, que não são eurogames. Civilization da Avalon Hill e o Britannia também da AH. Mas eu gosto tanto de jogos tipo-Alemão, os eurogames, como gosto de tipo-Americano, desde que sejam bons! Eu não distingo os tipos de jogos, mas desde que goste deles, jogo a eles o tempo que for preciso hehehe

Sou da opinião que todos os boardgamers, novos e velhos, novatos e veteranos, devem pelo menos uma vez na vida jogar ao Civilization da AH para verem o que é a exponência máxima de design de boardgames, ou se não acharem o jogo grande coisa, pelo menos terem jogado um boardgame tipico do tipo-Americano.


“You can not escape me!” he roared. “Lead me into a trap and I’ll pile the heads of your kinsmen at your feet! Hide from me and I’ll tear apart the mountains to find you! I’ll follow you to hell!”

Já agora, podem acrescentar/falar de mecanicas que não tenham sido referidas (e respectivo jogo)?

Bem, podemos falar numa mecânica que muita gente acha importante, a interacção entre jogadores.

Pessoalmente, não acho a mencânica muito importante, mas muita gente acha.

Claramente a interacção entre jogadores é uma coisa boa e para mim o seu maior objectivo é prevenir downtime. Esta mecânica traduz-se mais facilmente num jogo como uma fase de comércio entre jogadores, como no Catan ou no AH Civilization. O estranho é haver esta mecânica e o jogo continuar a ser um solitaire, como o Princes of Florence.

Os jogos de negociação e de leilão são os melhores exemplos de interacção entre jogadores. São também os mais divertidos de jogar segundo o meu grupo, pelo menos os de negociação. Chinatown, Traders of Genoa, etc.


“You can not escape me!” he roared. “Lead me into a trap and I’ll pile the heads of your kinsmen at your feet! Hide from me and I’ll tear apart the mountains to find you! I’ll follow you to hell!”

Muitas vezes confundida com tema. Em que o jogo pretende no seu todo ou em parte simular algo, bastante reconhecivel em wargames mas não só: ex: Formula De e a sua simulação de velocidade pelo dado que se pode jogar, Battlestations e a sua simulação de RPG com personagens que se movem e efectuam acções, ou a simulação de fisica de movimento no Espaço Sideral como acontece no Saganami Island Tactical Simulator, em que o modelo de movimento é das maiores aproximações que alguma vez vi da fisica, sendo inclusivé jogado a 3D.

Existem jogos que tentam o mais possivel simular a realidade pelo menos nalguns pontos ou se mantém totalmente afastados do mesmo (normalmente os abstractos caem nesta ultima vertente).

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Estive agora a ver o lin, que o Ricardo pôs sobre o pirates:

https://www.boardgamegeek.com/game/24168

Quando por acaso reparei no resumo da descripção das mecânicas do jogo, e resume-se a "Dice Rolling"...

Acho um tanto ou quanto redutor que um jogo que envolve táctica, um leque enorme de decisões, possibilidade de se falar como um pirata... e é apenas dice rolling...

Acho que se pode não gostar de elementos aleatórios (leia-se dados)num jogo ... mas por causa disso classifica-lo desta maneira já acho um abuso!

Embarassed

Bom, é que não é um “resumo”. É uma classificação nas várias dezenas de categorias que existem e - não conhecendo o jogo de nenhum lado - olhando para elas (https://www.boardgamegeek.com/UserCreateItem.php3 - provavelmente têm de ter o login feito para ver) atrever-me-ia a adivinhar que no máximo o jogo poderia encaixar em mais uma ou nem tanto.

É redutor, pois claro, mas o mesmo se pode dizer de quase todos os outros jogos no geek: Puerto Rico é “só” Variable Phase Order, Caylus nem sequer tem mecânica (é freeform então??), tanto o Carcassone e o Tigris&Euphrates são Tile Placement e têm muito pouco a ver, Power Grid é “só” Auction/Bidding, etc.

Mas se a queixa for que a listagem actual de mecânicas é praticamente inútil para classificar/diferenciar este e aquele tipo de jogos e que devia haver mais umas quantas, aí estou completamente de acordo. :slight_smile:

No BGG faço o ranking Top 25 Miniatures Games mensalmente!!! Como o baseio na categoria Miniatures voces nem imaginam a quantidade enorme de jogos que estão mal classificados!! Cada vez que por lá me dizem isso só respondo q a questão passa pelo facto de não se poder actualizar/corrigir as categorias, pois estas estão como quem (erradamente ou por desconhecimento) introduziu o jogo na base de dados!! Pode-se alterar quase tudo e um par de botas excepto algo que é determinante em grande parte das pesquisas!!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Se queres um jogo de Pirates à grande dá uma vista de olhos no re-print que a GMT vai fazer do Blackbeard (já na minha lista de pré-orders!! LOL)!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Não conhecia de facto isso ... e por acaso só reparei neste jogo em particular ... que é apenas um jogo por que tenho simpatia... mais nada...

nem sequer tenho user no bgg sou só um lurker Embarassed

achei foi apenas redutor ... pois os embora os dados façam parte da mecânica, e aí muito bem assinalado... acho que há mais factores envolvidos ...

de resto as outras caracteristicas do jogo ajudem a defini-lo

 

[quote=Firepigeon]Se queres um jogo de Pirates à grande dá uma vista de olhos no re-print que a GMT vai fazer do [url=https://www.gmtgames.com/blackbeard/main.html]Blackbeard[/url] (já na minha lista de pré-orders!! LOL)!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM[/quote]

é um caso sério! :D

 

Olha o velhinho Blackbeard da AH.

Vou comprar se sair, sem dúvida nenhuma.


“You can not escape me!” he roared. “Lead me into a trap and I’ll pile the heads of your kinsmen at your feet! Hide from me and I’ll tear apart the mountains to find you! I’ll follow you to hell!”

 

É um dos meus jogos favoritos da AH, juntamente com o Rome.

No entanto, este jogo em particular sempre sofreu do problema de excessivo downtime entre as jogadas. Aparentemente, as novas regras visam corrigir esse problema. A questão é saber quanto do "feeling" do velho e experiente BB vai passar para esta nova edição. Eu pelo menos vou sentir falta dos nostálgicos hexágonos...

J.