Terraforming Mars tem uma variabilidade brutal! pass, pass, pass :D

Tenho 46 partidas registadas ao vivo
e ~100 online

E ainda me surpreendo com a diferença que pode haver entre 2 partidas

Por um lado há a questão das expansões, jogar com apenas o base, que faço raramente, vs jogar com tudo, que tb é raro, é uma experiência completamente diferente

No número de jogadores é igual, jogar a 2 é completamente diferente de jogar a 6, em particular pelo número de gerações que o jogo em principio vai ter, o que muda muito a estratégia / viabilidade de ter um engine mais lento, e gosto muito de ambas.

E o clique que me fez vir escrever foi a experiência num jogo online, que vai agora para a geração 5

Comecei com uma das corps mais “ricas” do jogo, que entre $ e steal tem ~70$

Numa primeira geração não é super raro jogar logo 3 ou 4 cartas, talvez mais se forem baratas e/ou a corporação tiver muito $, e seguir jogando cada vez mais, mas eu…

…na 1ª geração dei pass sem fazer qq jogada
Na 2ª joguei duas cartas que custaram 30 e 4
Na 3ª não fiz nada
Na 4ª não fiz nada xD

E agora na 5ª vou finalmente “começar” a jogar (:

1 Curtiu

Já não jogo Terraforming Mars desde dezembro de 2020. Mas mesmo assim, continua a ser o meu jogo de eleição, principalmente para partidas a solo. O tema diz-me imenso (adoro ficção científica) e mesmo graficamente gosto do jogo (se ignorar a arte das cartas, claro).
Tenho 88 partidas registradas, a maior parte delas a solo. No entanto também registrei algumas no tabletop simulator quando joguei com pessoal através do discord.
Mesmo com este nº de jogadas, não me considero propriamente um bom jogador.
Quanto às expansões, por norma gosto apenas de ir alterando o board com a primeira expansão. As restantes já experimentei todas, exceptuando a Turmoil.

Entendo perfeitamente o que dizes quando as sessões de jogos vão sendo diferentes, não só pela corporação, mas também pelas cartas que temos no início e muitas vezes também por algumas jogadas dos adversários que fazem com que a nossa estratégia inicial tenha que ser alterada de forma bem vincada. No entanto acho que a maior parte dos jogos pesados de hoje em dia provocam esse tipo de sensação.

Voltarei a jogar brevemente, já que é um dos jogos que faz parte do torneio que estamos a fazer em Viana do Castelo.

1 Curtiu

sim, sem duvida que nos pesados isso acontece, mas acho que nunca é tão extremo, vou dar o exemplo do Gaia Project que também está no meu top5

é impensável não fazer nenhuma jogada na 1ª ronda, quanto mais em 2 seguidas, o que, tendo em conta que o jogo tem aproximadamente metade das rondas de 1 jogo de tfmars, ainda é significativo

aliás, diria que no Gaia o normal é fazer sempre, no mínimo, umas 4 jogadas na 1ª ronda

e depois tens sempre de expandir para novos planetas, subir nas tracks, usar as power action, etc

enquanto no TFMars é perfeitamente possível fazer um jogo todo e não pagar por nenhum milestone/award, ou não meter nada no mapa, etc

noutra partida podes ter facilmente 90% dos teus pontos entre o mapa e milestones/awards.

ps: e porque estamos a falar em variabilidade, recomendo muito que experimentes turmoil, é de longe a que muda mais o jogo acho eu (:

1 Curtiu

O Gaia Project também é dos meus preferidos e sim, é um jogo que a estratégia habitual é gerir os recursos de forma a tentar fazer o máximo de jogadas possível, coisa que pode não acontecer no Terraforming Mars.
Na altura que o Turmoil apareceu não andava a jogar muito o Terraforming, provavelmente por isso passou-me um pouco ao lado. Como tenciono voltar ao jogo em breve, se sentir que após uma temporada ainda há espaço para mais uma expansão, sim, tentarei experimentar.

1 Curtiu