o mais normal nos jogos queremos estar a fazer algo diferente dos restantes jogadores, por exemplo:
No Agrícola se estiverem todos a fazer pão, quem fica nos animais é que se safa
No Kemet se estiverem todos menos um a ir à tech da corX safa-se quem vai para as outras e não tem competição, etc
No terraforming também há um bocado disso, p.ex. sermos os únicos com plantas é porreiro porque nos deixa apanhar muitos bonus de o2, mas a parte onde o tfmars se diferencia é no “tipo” de jogo estamos a fazer, no que diz respeito a short vs long term
ou seja, se num jogo a 4 estiverem 3 a tentar terraformar muito, e outro com engine lento, então esse vai lixar-se porque não vai ter tempo de tirar partido do seu endgame mais forte
se pelo contrário estiver apenas 1 a terraformar, não vai conseguir ser rápido o suficiente, e provavelmente vai ser ultrapassado pelos outros 3
claro que isto acontece com mais jogos com final variável, por exemplo o Indonésia, mas ai a variação acaba por ser mais pequena, normalmente ±1 turno.
que outros jogos conhecem onde isto acontece?