Sinopse:
The Mind é um jogo cooperativo onde os jogadores vão descartar por ordem crescente, no centro da mesa, as suas cartas numeradas. A particularidade original do jogo é que ninguém pode falar. Para ganhar o jogo é necessário ter sucesso ao longo de vários níveis sem perder todas as suas vidas.
Como se joga:
⇒ Setup
No centro da mesa colocam-se cartas de níveis com o 1 no topo e o 8,10 ou 12 na base (difere devido ao número de jogadores), cartas de vida e cartas de estrelas em função do (também diferente em função do número de jogadores):
- 2 jogadores: 12 níveis, 2 vidas e 1 estrela
- 3 jogadores: 10 níveis, 3 vidas e 1 estrela
- 4 jogadores: 8 níveis, 4 vidas e 1 estrela
Baralham-se as 100 cartas numeradas de 1 a 100 e distribuem-se a cada jogador tantas cartas como o número do presente nível, ou seja, no primeiro nível distribui-se 1 carta a cada jogador, no segundo nível 2 cartas e assim sucessivamente.

⇒ Desenvolvimento
Depois de todos os jogadores terem as suas cartas e as organizarem como desejarem na sua mão, colocam uma das mão sobre a mesa para indicarem aos outros jogadores que estão prontos para começar.
Quando todos tiverem as suas mãos sobre a mesa estão prontos para começar! Todos as retiram em simultâneo e começa o jogo.

O objetivo é todos os jogadores descartarem as suas cartas, com o número voltado para cima, de forma a criar um monte de cartas numeradas por ordem ascendente sem que ninguém fale, mostre as suas cartas ou faça sinais secretos que indiciem o número que têm.
Se todos conseguirem descartas as suas cartas por ordem ascendente, conseguem passar o nível. Retira-se a carta de nível do topo desse monte e ficará visível o nível seguinte. Uma nova ronda começa, baralhando-se todas as cartas de número e distribuindo-se tantas cartas como o número do novo nível.
Há níveis que, quando ultrapassados, dão cartas de vida ou cartas de estrela (2, 3, 5, 6, 8 e 9).
Cartas de estrela
Os jogadores podem, unanimemente, concordar em usar o poder de uma carta de estrela, para isso, durante uma partida, todos os jogadores por iniciativa própria podem levantar o braço e pausar o jogo. Em seguida, todos descartam a sua carta de valor mais baixo. O jogo prossegue normalmente. Todos colocam a mão sobre a mesa e em simultâneo levantam-na para continuar. Se pelo menos 1 jogador não levantar a mão, esta ação não se pode realizar.

⇒ Fim do jogo
O jogo termina se os jogadores conseguirem ultrapassar a carta do último nível.
Avaliação:
O jogo The Mind é um pequeno jogo de cartas lançado por uma editora que já começa a criar reputação nesta gama de jogos (Habe Fertig, Qwinto, Qwixx…). A confirmação desta presunção é a mais recente nomeação para os finalista do Spiel des Jahres 2018.
The Mind é um daqueles jogos muito simples em que os jogadores não podem falar, mas têm de se coordenar para descartarem as suas cartas de forma sincronizada e por ordem crescente. Em termos de produção estamos perante um jogo de cartas de boa qualidade que vem numa caixa pequena de cartão resistente. A ilustração não é nada de especial mas também não se pode dizer que é feia, mas na verdade a ilustração neste jogo nunca seria nada a ter muito em conta, o que conta neste jogo é a produção da experiência de jogo, o meta-jogo como alguns denominam toda a experiência em torno do jogo que provém da ação de o jogar. Nisso The Mind arrasa. É uma fascinante experiência de silêncio lúdico!
Por tudo o que já escrevi e pelo preço (cerca de 10€) não hesitem em comprá-lo, não se irão arrepender!


