"The path to D&D is littered with the bodies of the dead"

Achei este texto num blog.

Ele não espelha a opinião do autor sobre o jogo, nem a minha, mas sim o que acontece quando se discute sobre D&D.

É precisamente por isso que aqui o exponho. A haver flame-war, por favor que não seja sobre se o D&D é bom ou não; como já sabemos, a qualidade de um jogo só depende do seu GM e do gosto de cada um.

"That goes double when we're talking about D&D, of any edition or version. For all sorts of reasons, people are incredibly protective of the game, including the game text, and hyper-sensitive to anything which (a) paraphrases or interprets textual goals and (b) doesn't match what the listener or reader has done with the game. On-line fights about this seem to escalate to Jerry Springer level very, very fast. It's like watching a bunch of people in the same subcommittee of the same political party, gathered to discuss some issue, suddenly have a disagreement over the table arrangements and start stabbing one another to death with the salad forks."

Discutam!

Acho giro o comentário de não é a minha opinião ou a do autor mas é o que acontece....

Como assim? É um facto comprovado? Cientifico? Fizeram-se estudos? Ou esqueceram-se que para haver discussão sobre seja o que for basta duas pessoas? No que toca a jogos então.... basta ver a thread sobre a opinião de uma jogadora dos dm´s que teve....

Como sempre o problema é quem está dois lados, fale-se de D&D, MnM, Call of Cthulu, Vampire, Monopoly, Xadrez and so on....

Agora falar-se do porquê de alguns odios de estimação ao D&D... ah.. isso sim, daria pano para mangas...

Pc´s Deaths, TPK, Fumbles, Dm´s Criticals, and still they play with me! ;)

[quote=Rui]como já sabemos, a qualidade de um jogo depende do seu GM e do gosto de cada um.[/quote]

Só por isto acho que devias levar muito na cabeça... se aparecerem por cá certas pessoas vais ver que ainda te linchamos e queimamos na fogueira. ;)

[quote=ricmadeira]

[quote=Rui]como já sabemos, a qualidade de um jogo depende do seu GM e do gosto de cada um.[/quote]

Só por isto acho que devias levar muito na cabeça… se aparecerem por cá certas pessoas vais ver que ainda te linchamos e queimamos na fogueira. :wink:

[/quote]

Não percebi; queres expandir sobre isso?

[quote=Demonknight]

Acho giro o comentário de não é a minha opinião ou a do autor mas é o que acontece…

Como assim? É um facto comprovado? Cientifico? Fizeram-se estudos? Ou esqueceram-se que para haver discussão sobre seja o que for basta duas pessoas? No que toca a jogos então… basta ver a thread sobre a opinião de uma jogadora dos dm´s que teve…

Como sempre o problema é quem está dois lados, fale-se de D&D, MnM, Call of Cthulu, Vampire, Monopoly, Xadrez and so on…

Agora falar-se do porquê de alguns odios de estimação ao D&D… ah… isso sim, daria pano para mangas…

Pc´s Deaths, TPK, Fumbles, Dm´s Criticals, and still they play with me! :wink:

[/quote]

Acho que vais directamente ao ponto que o autor do texto quer fazer. :slight_smile:

[quote=ricmadeira]

[quote=Rui]como já sabemos, a qualidade de um jogo depende do seu GM e do gosto de cada um.[/quote]

Só por isto acho que devias levar muito na cabeça… se aparecerem por cá certas pessoas vais ver que ainda te linchamos e queimamos na fogueira. :wink:

[/quote]

concordo… nao é só o GM, afinal há algumas coisas chamadas pc´s só para citar um dos exemplos que afecta o jogo em si

Se os RPGs fossem dependentes só dos GMs acho que nenhum de nós jogaria RPG.

RPG-Marionete é definitivamente meu estilo mais detestado de jogo. Não deixam espaço pra nada, és guiado do focinho, e tens sorte de que te dem XPs no final por boa interpretação. Pois a final não fizestes nada original, e sim unicamente o que o GM esperava de tí.

D&D sofre pelo fato de que sendo como é e tendo tantos adeptos como tem ninguém termina por aceitar outrras visões diferentes da propria; mas bom, isso é algo inherente da codição humana também, assim que fiquem todos contentes que por enquanto somos todos humanos (aqueles que tem os melhores benefícios em D&D 3e ;) )

Monsieur Le Rui, estás a entrar em águas muito pantanosas... Se eu tiver de fechar outra thread neste site alguém vai ter de começar a pagar pela reputação de tirano censurador que vou ganhar, e não estou a falar apenas de tu me dares uma boa dose extra de Power Points na tua campanha de MnM.

Visto que foste tu a iniciar a thread, e pelo comentário sobre a flame-wars sabias perfeitamente no que te metias, deixo-te a ti a responsabilidade de a moderar (exclusivamente com o teu carisma e boa vontade, claro) e a levar para águas produtivas. Se isto não chegar a bom porto, encerra-se e acabou (para todos menos para ti, claro, que vais ser condenado a sessões de jogo forçadas e a trabalho comunitário, muahahah)... o pessoal que vá discutir a opinião reproduzida aqui no local onde ela foi emitida, com a pessoa que a emitiu, dentro do contexto em que foi emitida.

Ahey, :)

[quote=Rui][quote=Demonknight]Acho giro o comentário de não é a minha opinião ou a do autor mas é o que acontece....<...>[/quote]Acho que vais directamente ao ponto que o autor do texto quer fazer. :)[/quote]

Eu ia tentar dizer qualquer coisa engraçada, mas o Rui chegou primeiro. :)

Unexpected beauty is always the most striking. ;)

Camaradas,

Hoje alguém com mais sabedoria que eu disse: "discutir em foruns é idiota".

Por isso só irão ver-me aqui como lurker.

Beijos e abraços a todos.

[quote=Rui] Acho que vais directamente ao ponto que o autor do texto quer fazer. :)[/quote]

Não, penso que digo que o problema é geral e nada a ver com o sistema de jogo, mas claro, se defendo que o problema é geral passo por discutir com todos porque defendo o meu sistema preferido, se me calar iria concordar com algo falso, enfim.... Se eu aqui pusesse um texto a dizer o mesmo de outro rpg mais usado por outros useres iriam dizer o mesmo que eu disse.. ou estarei errado?

[quote=Rui]"discutir em foruns é idiota".[/quote]

Nunca vi opinião tão idiota! :P

Bem, há uma coisa chamada sistema! É capaz, só capaz, de ter alguma importância, não sei! ;)