The Red Box

Pois... Eu coloco-me a mesma questão, quais as regras? Suspeito que sejam uma simplificação do DD4, até porque é o que faz sentido. Mas uma reedição pura e dura da velha red box também faz sentido. Afinal, quais são os custos de desenvolvimento? Zero. É só reimprimir e pôr à venda. Se há mercado para retro-clones, há seguramente ainda mais mercado para retro-originais. Comercialmente é um produto óbvio.

O único senão de uma re-edição é dificultar a transição para o DD4. O produto ideal seria assim uma caixa que funcionasse ao mesmo tempo como retro-clone do ODD para quem nunca teve este e tenha interesse em retro-clones (há por aí muita gente com estes gostos); e que funcionasse como introdução ao DD4.

Quanto à imagem ultrapassada... bem pelo contrário. Essa imagem permite colocar a caixa vermelha num mercado mais infantil, para crianças. O DD4 claramente não se destina a esse mercado - os seus clientes alvo são os adolescentes e jovens.

Por tudo isso acho que a caixa vermelha é uma ideia muito, muito boa da WotC. Resta saber se os resultados corresponderão às expectativas. Há um par de dias fui ver à Wall Mart e à Tois r' Us americana e não a estavam a vender...

Quanto ao Mouse Guard, tenho lido críticas. Acho o jogo que tem por detrás medíocre, complexo e mal apresentado (o Burning Wheel, para quem não sabe). O universo de fantasia em que se baseia não me despertou o interesse. Fico à espera da tua crítica.

Sérgio Mascarenhas

[quote=smascrns]

Quanto ao Mouse Guard, tenho lido críticas. Acho o jogo que tem por detrás medíocre, complexo e mal apresentado (o Burning Wheel, para quem não sabe). O universo de fantasia em que se baseia não me despertou o interesse. Fico à espera da tua crítica.

[/quote]

Já há algum tempo aprendi que como um jogo se lê é diferente da maneira como se joga. O Mouse Guard é uma versão ultra-simplificada e bastante bem estruturada na apresentação do Burning Wheel. Quando ao Burning Wheel: É complexo? Sim. Está mal apresentado? Admito que sim. Se é medíocre. Aí já tenho as minhas reservas mas ainda estou a ler o Burning Wheel para tirar as minhas conclusões. Mas aqui estamos a afastar-nos do assunto desta thread. Abre um outro se quiseres discutir isto alongadamente.

Não faria sentido isolar esta nova red box dos restantes produtos actuais, pelo que me parece óbvio que as regras vão ser uma versão tipo starter kit de quarta edição (algo que também já está feito). Era pena se a WotC fizeste disto um mero novelty item e não o aproveitasse para vender D&D em novos pontos de distribuição.

Quanto ao Mouse Guard e ao Burning Wheel, ainda estou a lê-los e apenas os referi no episódio 9 do Jogador-Sonhador, mas não me parece que o adjectivo 'medíocre' seja aplicável. Reservo essa classificação para os jogos que são maus porque o autor não se quis dar ao trabalho de fazer uma coisa melhor e esta série de RPGs do Luke Crane certamente mostra muito esforço para fazer um sistema completo. Também não é 'mau', porque mau é algo tipo Cybergeneration (episódio 3 do Jogador-Sonhador ;P) em que há muita pouca interligação e demasiados defeitos entre as várias mecânicas.

(Já que referi os ENnies de 2009 para D&D, Burning Wheel recebeu dos fãs da GenCon uma menção honrosa para melhor jogo de 2005 e foi nomeado para melhores regras e melhores monstros/adversários. Além disso, já sabemos que o Mouse Guard ganhou nos Origins do ano passado o prémio para melhor jogo.)

Também acho que Mouse Guard só consegue ser um jogo introdutório para alguém que, à partida, goste o suficiente do ambiente dos comics para se sentar a ler muitas dezenas de páginas de regras. O livro está bem escrito, mas não deixa de ser um livro e muita gente tem mais que fazer do que estar a ler uma coisa dessas :) Isto nem sequer se compara ao que um starter kit de qualquer jogo tenta fazer, que é pôr toda a gente a jogar um RPG em menos de dez minutos.

Qual o rpg que se começa a jogar em menos de 10 minutos? Estás a contar 10 minutos a partir do momento em que o GM abre o manual a primeira vez e o começa a ler para depois explicar aos jogadores? Acho difícil. Se consideras o facto do GM já ter lido as regras e pôr os jogadores a jogar em menos de 10 minutos quando estes não leram as regras, então certamente que Mouse Guard se insere nesse tipo de jogo. Já experimentei com 2 grupos de composição diferente e em ambos estávamos a jogar em menos de 5 minutos e, em nada, os jogadores acharam complexas as regras.

Certamente que a caixa do OD&D (vulgo, caixa vermelha dos anos 80) não punha ninguém a jogar em menos de 10 minutos. E, pelo que li, parece-me que o que a WotC quer é uma coisa completamente diferente daquilo que a TSR se propôs fazer com OD&D. Se bem se lembra, a caixa vermelha era apenas o início. Depois seria necessário comprar a caixa Expert, Companion e Master. O que eles fizeram foi introduzir gradualmente as regras à medida que os jogadores progrediam.

Ora a WotC, penso eu, quer vender um sistema "lite" das regras da 4ª edição (se de facto, forem as regras da 4ª edição) para depois os jogadores transitarem para o sistema "a sério" quando se ambienterem com as regras. Do ponto de vista de marketing, não me parece que a WotC vá pelo mesmo caminho da TSR em criar dois sistemas (um lite e outro complexo) para competirem entre si. Mesmo a TSR acabou por eliminar o OD&D para se dedicar a AD&D por completo.

[quote=Dwarin]Qual o rpg que se começa a jogar em menos de 10 minutos? Estás a contar 10 minutos a partir do momento em que o GM abre o manual a primeira vez e o começa a ler para depois explicar aos jogadores? Acho difícil.[/quote]Num starter kit, não há manual. A única experiência que tive ainda foi com a caixa de 3a edição e essa dava para começar a jogar em dez minutos, como qualquer boardgame. Claro que era uma versão muito simplificada das regras com tudo já prontinho e somado para rolar.

[quote=Dwarin]

Ora a WotC, penso eu, quer vender um sistema "lite" das regras da 4ª edição (se de facto, forem as regras da 4ª edição)

[/quote]

Já por várias vezes comentaram sobre se seriam as regras de 4ª edição que viriam nesta Red Box ao que me questiono.... Já alguém leu o link colocado pelo Nazgul? Diz lá "The best way to start playing the 4th Edition Dungeons & Dragons Fantasy Roleplaying Game."

Não me parece que vão pôr regras de 1ª 2ª ou 3ª edição quando há uma 4ª edição! Isto é um Starter Set de 4ª edição numa caixa diferente, mais as powercards e um sistema de criação de personagens que é o que faltava no Starter Set de 4ª Edição...

Quanto ao tempo de preparação do Starter Set para correr a aventura que lá está, demora uma 1 hora de preparação com os jogadores! Se o DM nunca jogou qualquer RPG será importante ler a parte inicial a explicar como funciona o jogo e depois com os jogadores perder algum tempo a explicar o sistema de jogo e a preparar-se para iniciar uma aventura!