The Red Box

A saudosa caixa vermelha, que me iniciou nos RPG's, é a nova aposta da WotC para iniciar novatos no D&D na sua 4ª edição para 2010! Até tem a mesma capa!

Mais um regresso às origens?

[url=https://www.wizards.com/dnd/Product.aspx?x=dnd/products/dndacc/244660000]THE RED BOX[/url]

A caixa vermelha não me iniciou nos rpgs, longe disso. Mas tenho-a lá em casa pois quando foi editada me sentia na obrigação de apoiar qualquer iniciativa editorial de rpgs em português. Mau timing (fase de crescimento exponencial do Magic), a editora não era a melhor e má escolha do produto (à época havia bem melhores opções ao DD básico e este nem era o produto chave de casa mãe - era o ADD), um flop, enfim.

Quanto a uma caixa vermelha de DD4... deve ser coisa lá deles, uma forma de combaterem os retro-clones.

Sérgio Mascarenhas

Regresso as origens? Acho que não, só se for estético e com o intuito de confundir o consumidor.

Concordo com o Sérgio em que isto deve ser uma medida anti-retroclones. Parece mesmo o tipo de sacanagem que a WoTC gosta de fazer; primeiro foi o retirar os PDFs das versões antigas de D&D do mercado online...agora isto.

Os mestres e senhores da WoTC devem arrancar os cabelos e crispar os dentes de fúria de cada vez que pensam no Ryan Dancey e na OGL que ajudou a criar.

Mas e tarde demais para eles. Jogos como D20, OD&D, AD&D, Gamma World, Star Frontiers e outros estarão disponíveis ate ao final dos tempos de graca, sem termos de pagar um chavo aos [CENSURADO] duma grande [CENSURADO] que são os zombies corporativos que controlam a "Lizards of the Toast" actualmente.

Sim, não sou um grande fã destes senhores, admito. Para mim D&D começou a morrer quando saiu a 3.0. com a 4.0 já estão na fase em que se começa a canibalizar o corpo.

Estrelas: o Meu Destino um Blogue dedicado a Traveller RPG - https://vargr-traveller.blogspot.com/

Na verdade, o facto de ter a mesma capa sugere que o objectivo é mais seduzir os nostálgicos do que aceder a novos públicos.

A versão portuguesa sofreu de mau timing e de falta de visibilidade da editora (temos o caso inverso da colecção Aventuras Fantásticas, que tinha uma editora portuguesa forte por trás). Mas duvido que fosse boa ideia começar por lançar o AD&D em Portugal. Quem é que se iria aventurar a comprar três calhamaços, mais dados, a um preço caríssimo, para experimentar um jogo em que ninguém ganhava?

Pelo que li nos blogues , o objectivo da Wotc é lançar um novo produto introdutório ao D&D4e , neste caso optaram por usar uma "capa" já conhecida como estratégia de venda.

Numa altura em que o tempo da atençao do publico é cada vez menor, onde o que saiu faz 1 mês já é antigo , a necessidade de continuamente lançar produtos novos , mesmo com conteudos repetidos , mas com nova roupagem , é imperativo para as vendas.

Ninguem nega que os mais nostalgicos e antigos jogadores tambem são visados , e este piscar de olhos a uma edição que teve exito no passado é claramente marketing . E sim ela teve enorme exito a nivel mundial , por muito mal que tenha corrido em Portugal , onde alias , gostava que me explicassem um dia , o que consideram um grande exito , pois convenhamos , Portugal nunca teve tradiçao nenhuma de jogos RPG , Boardgames e afins. Infelizmente , somos , todos nós frequentadores deste e outros forums tugas , uma minoria , orgulhosa , mas bem pequena minoria.

Por fim quero só deixar um aparte, relativo á continua e irritante propensão de alguns membros em denegrir tudo o que simplesmente não gostam.

Já toda a gente sabe que muita gente não gosta das novas edições , seja do que for de novos jogos. Paciência. Agora não precisam , nem nós frequentadores queremos isso , de continuamente "xingar" os jogos que não gostam com termos arrogantes , e que , no meu caso concreto , ofendem quem gosta desses jogos e versões. Isto é tipica mentalidade Tuga , onde para se fazer valer uma opiniao , tem sempre que se ofender a dos outros. Não gostam , de algo , muito bem , expliquem as razoes porque não gostam , e deixem ficar por aí , para que quem concorde se identifique com a opiniao, e quem não concorde , não se sinta mal por ter uma opinao diferente . Até porque isto faz com que os novos jogadores que leem este forums fiquem logo a partida condicionados em terem opiniao propria.

Em bom Português Nortenho , "Não gostam , não comam. Deixem de lado que há sempre quem coma, carago!!" Smile

Peço desculpa pelo desabafo , mas a atitude " A minha opinão e tão melhor que a vossa , por isso levem com ela á força" irrita-me....

O objectivo desta comunidade é partilhar conhecimentos e opiniões uteis aos outros membros, não opiniões individuais radicais.

Bem, eu que nunca fui consumidor de produtos TSR ou WotC não tenho uma visão tão negativa daquela rapaziada. E a verdade é que quem se atira a eles por terem tirado o d20 OGL da ficha são os mesmos que tiveram mercado à custa da WotC. Porque é que esse pessoal não se meteu a fazer os seus próprios sistemas e jogos sem qualquer referência à WotC e ao DD? E porque é que a WotC os devia andar a apaparicar?

Quanto à nova caixa vermelha a ideia até pode ser outra. Vejamos, a WotC pertence à Hasbro e a Hasbro tem alguns produtos bastante curiosos. O Monopólio, por exemplo. Existe há décadas e contínua a ser vendido da mesma maneira: a mesma caixa, os mesmos componentes, as mesmas regras. Os apreciadores de jogos de tabuleiro arrepelam-se que aquilo não vale nada mas é o jogo que está à venda nos supermercados e que os papás dão às crianças assim que aprendem a ler e fazer contas. E é o jogo que lança mais tarde os jovens na senda dos jdt «inteligentes».

Ora bem, se eu estivesse na Hasbro e na WotC pensaria o seguinte: que tal existir um jogo de rpg que seja o equivalente ao Monopólio? Um jogo com uma imagem clássica, uma estrutura clássica, um jogo para pormos à venda nos supermercados e para o vendermos aí daqui para frente, ano após ano, década após década, sem mexermos nele?

Aí entra a caixa vermelha na liça. O seu conteúdo, tal como descrito no sítio da WotC, é semelhante ao da caixa vermelha do passado. A única coisa diferente serão as regras que terão sido actualizadas para funcionarem como as do DD4. O que é bastante bom, diga-se de passagem.

Se a ideia da WotC e da Hasbro for esta, faz todo o sentido e é de aplaudir, do meu ponto de vista.

Sérgio Mascarenhas

Eu comeceu pela caixa vermelha. Numa altura em que contava os tostões, era a introdução ideal para o rpg: não tinha de passar fome para a comprar, tinha todo o material incluído, era fácil de perceber e explicar. E durante anos não havia alternativa disponivel. Quando mais tarde um amigo meu comprou AD&, foi uma temporada para digerir as regras e descobrimos que não vinha nenhum background ou um miseravel cenário incluído (ao contrário da caixa vermelha, que tinha um e várias ideas para outros) e nem sequer tinham a porcaria dos dados- tivemos de utilizar os da caixa vermelha. Quando inicar o meu filho nos RPG's vou começar por aí.

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

Normalmente, os veteranos não costumam prestar atenção aos starter kits e estes produtos acabam por servir apenas para novos jogadores. Ao pintarem a caixa de uma cor nostálgica estão só a tentar abranger um maior número de possíveis compradores. Se mais jogadores experientes de D&D tiverem um kit de iniciação, mais facilmente ensinam pessoal novo a jogar. Se, ainda por cima, a Hasbro quiser eventualmente pegar nisto para forrar prateleiras dos Toys R Us, é perfeito.

[quote=wulfgars]Até porque isto faz com que os novos jogadores que leem este forums fiquem logo a partida condicionados em terem opiniao propria.[/quote]Felizmente, não costumam faltar opiniões diferentes a este site - aliás, muito mais difícil é toda a gente estar de acordo em relação a alguma coisa Ashamed

No entanto, concordo que anda no ar algum mal-entendido segundo o qual supostamente ninguém daqui gosta de D&D - o que é para mim incompreenssível, a menos que seja possível tirar alguma conclusão sobre todo o abreojogo a partir de apenas uma frase de um comentário de um tópico de um utilizador. O que se passa aqui é que qualquer RPG (ou editora) está bem sujeito a ser calorosamente elogiado ou criticado. Um bocado tipo o Top Gear só que com livros Cool

Happy

Eu não acho qeu aja mal-entendido nenhum, Rick. O que se passou foi uma "knee-jerk reaction" de um fã que não gostou de um posto jocoso contra a companhia que publica o seu jogo favorito. Hilariante, mas muito compreensível dado o seu amor pelo jogo.

Estrelas: o Meu Destino um Blogue dedicado a Traveller RPG - https://vargr-traveller.blogspot.com/

O teu comentário, Vagr, não me fez rir nem esboçar um sorriso. Talvez tenha demasiada agressividade para eu o poder fazer.

E olha que eu acho piada ao Dennis Leary portanto deve ser mesmo outra questão que não o inerente a um estilo em particular.

Por outro lado ficaria bastante surpreendido que se um dia destes um fã conseguisse processar uma empresa de RPG por alegados danos morais. :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos

O problema com esta edição Red Box é que cheira a insulto aos veteranos do D&D. Porque vejamos, quem começa agora provavelmente não vai achar piada ao aspecto retro da caixa (é um layout que é mais foleiro que retro, na minha opiniao). E como existem muitos veteranos que começaram com a caixa antiga e que não concordam com o rumo que o jogo está a tomar, diria que isto é uma espécie de "private joke" entre a WotC e os jogadores velhotes, sob a forma de insulto, colocando dentro de um objecto adorado por muitos algo que é visto pelos veteranos como um pedaço de cócó (D&D4).

Correndo o risco de entrar em teorias da conspiração, diria que a WotC prefere gastar dinheiro a insultar os veteranos do que a ter um produto visualmente mais apelativo que atraia mais receita! Smile

Quem gostar, faça bom proveito Wink

…Ainda vai uma grande diferença. Além do mais suspeito que não será o design da capa final já que esta é bastante foleira (como dizes e bem) aos nossos olhos mais modernos e porque os restantes produtos da linha Essentials têm um design mais apelativo sem cores básicas tão… básicas. Eh, eh.

O meu comentário, jrmriano, não foi pensado nem escrito com o intuito de te fazer (a ti, propositadamente a ti, jovem) rir nem esboçar um sorriso.

O Dennis Leary, nao sei quem e esse senhor. Logo nao me posso manifestar sobre isso.

O mais que posso sugerir e que trabalhes em aumentar a tua tolerancia a agressividade na forma escrita e assim poderas apreciar mais as minhas contribuicoes.

Espera ai Rick...

A dos Toys R Us concordo, mas...

De que modo e que uma caixa no mesmo tom de cor, e com a mesma capa de um produto que saiu faz 20 e tal anos vai atrair novos jogadores, em maior numero do que uma caixa elaborada com uma estetica mais actual?

Mas como disseste que era jocoso… Bem, vou trabalhar na minha desensibilização então. Aconselhas algum RPG em específico para desenvolver essa “skill”? :stuck_out_tongue: D&D?

Nao homem, porque havia de aconselhar RPGs a alguem para desenvolver skills?

Quanto muito posso aconselhar RPGs como modo de entertenimento em geral. E em particular alguns titulos a quem saiba que tenha gostos semelhantes aos meus.

E a que D&D te referes? Porque existem para ai umas 10 versoes differentes da ultima vez que contei. Da jeito especificar para evitar confusoes.

[quote=Vargr]Eu não acho qeu aja mal-entendido nenhum, Rick.[/quote]Na verdade, este mal-entendido precede a tua chegada ao abreojogo, mas digamos que, sem consciência dele, deste o teu contributo para perpetuar-lo Ashamed

[quote=Vargr]De que modo e que uma caixa no mesmo tom de cor, e com a mesma capa de um produto que saiu faz 20 e tal anos vai atrair novos jogadores, em maior numero do que uma caixa elaborada com uma estetica mais actual?[/quote]

Do mesmo modo que um Monopólio continua a ser o jogo de tabuleiro mais vendido no mundo apesar de manter practicamente o mesmo design há décadas. Ou um Trivial. Ou um Scrabble.

[quote=dpontes]E como existem muitos veteranos que começaram com a caixa antiga e que não concordam com o rumo que o jogo está a tomar[/quote]Diga-se isso tendo em conta que D&D 4a edição foi votado pelos fãs nos ENnies de 2009 como o melhor produto do ano, melhores regras, melhor monstro/adversário e melhor jogo.

Na minha humilde opinião, o actual melhor rpg de introdução (e foi escrito e pensado como tal), é Mouse Guard. A estrutura assenta na introdução gradual das regras em que cada regra é apresentada assentando na regra anterior, ou seja, o autor (Luke Crane) apresenta as bases e expande a partir daí, apresentando sucessivamente os vários componentes de jogo de modo a que o leitor (que nunca jogou roleplay) se vá familiarizando com a dinâmica das regras e como cada uma interaje com as restantes. Tem a desvantagem de não ter o nome D&D pespegado na capa e, admitamos, só o nome vende. É como alguns de vocês dizem: basta ter Monopólio na capa para garantir a sua compra. Estou a preparar uma review de Mouse Guard para publicar aqui para breve.

Sendo ou não a caixa vermelha adequada para os tempos que correm, qual o público alvo? Os nostálgicos? Elucidem-me lá: isto tem as regras do actual D&D 4ª ou do velhinho D&D, vulgo D&D Básico (ou como os nostálgicos lhe chamam OD&D)? Se for o primeiro caso, os nostálgicos continuarão a jogar OD&D. Se for o segundo caso, os nostálgicos continuarão a jogar OD&D com as caixas que já compraram (eu, incluído). Há por aí bastantes sites (www.dragonsfoot.com) onde o amor por OD&D ainda é muito grande, mas o estilo chamado "Old School" de jogar requer uma mudança de mentalidade e uma metodologia que já não se usam hoje em dia. Daí eu estar um bocado confuso quando ao lançamento desta nova caixa.