Themes & Threats & Aspects

Como o nosso setting refeito está para lá da escala de uma cidade, acho que vou seguir as regras opcionais para criar Themes & Threats mais globais. Neste caso, acho que o "sítio" onde tudo se passa é a Order of Hermes com todo o seu poderio centralizado em Londres, mas com ligações a todos os mundos (incluindo a Umbra.) Parece-me que os PCs se importam muito mais com a ideia da Order of Hermes do que com a cidade de Londres, não é?

Muitas locations, NPCs e facções podem ser reaproveitados, mas acho que, em relação aqueles Themes/Threats globais, vou fazer a mesma coisa do que com os Aspects e tentar descobri-los durante as sessões em vez de os determinar a todos logo à partida. Por isso, estejam atentas e digam se houver alguma característica ou ameaça para a Order of Hermes que vocês queiram destacar para que faça parte do jogo

Em relação aos Aspects, também não estou a dizer que as personagens apareçam sem um único Aspect definido à partida - até porque há sempre acções de assessment (ou um soulgaze, por exemplo) que podem ser feitas para descobrir esses aspects e alguma coisa tem de estar lá para ser descoberta - mas acho que a criação de uma personagem é muito mais fluída se não estiver a atirar barro à parede a ver o que é que pode vir a colar ou não. Assim, acho que também vocês podem achar mais natural não definir todos os Aspects à partida e, mesmo para aqueles que definirem, lembrem-se que podem sempre mudar-los no final de cada sessão.

Outra coisa que também me parece um bocado forçada é ligar de forma exacta o background das personagens aos Aspects que elas têem, algo que nem sempre ajuda a explicar o que o Aspect é e para que é que serve. Acho que, mais importante do que colar Aspects a fases da vida passada dos personagens, é criar Aspects que se queiram ver usados e/ou compelidos em sessão. Claro que a construção daquele background em várias fases é uma grande ajuda (não só como inspiração para os Aspects, mas também para interligar as personagens), mas já não ajuda tanto quando os Aspects estão enfim escritos e agora é preciso jogar-los.

A dificuldade em jogar com o Aspect XYZ é os jogadores e o mestre-jogo terem ideias diferentes sobre o que quer dizer XYZ, por isso acho que é útil escreverem na folha da personagem uma explicação do que o Aspect é. Por exemplo, quando nós ainda estávamos a aprender a jogar Vampire, tínhamos de consultar no livro o que é que a nossa Nature/Demeanour queriam dizer, não é? "Ora, o que é faz Visionary mesmo?" Eu mesmo já não me lembro do que é que fazem as Natures que eu escolhi para a minha personagem de Changeling (provavelmente também deveria ter-las descrito na folha). Como os Aspects nem sequer são algo que possa estar descrito no livro, o seu significado é importante tanto para o jogador como para o mestre-jogo que precisa de saber que vantagens ou complicações os PCs podem ter.

Assim sendo, no limite, até podem chamar-lhe Aspect A, Aspect B, Aspect C, etc. desde que a gente saiba o que cada Aspect é. Antes eu pensava que o facto de os Aspects serem escritos em Português os tornaria mais fáceis de perceber entre nós, mas o que acontece é que os melhores Aspects acabam por ser aqueles que não se conseguem explicar só numa simples expressão. Acho que mais vale porem-lhe um nome que achem fixe (em inglês, se quiserem) e depois explicarem por baixo o que é quer dizer.

Neste caso, escrever aquela descrição toda do background por fases torna-se opcional, até porque nem sempre a história que vocês pensaram para o vosso personagem encaixa naqueles ditames todos, não é? Lembrem-se só de interligarem bem as vossas personagens que é principalmente para isso que aquelas fases supostamente servem.

Finalmente, relembro-vos que, ao contrário dos Natures e dos Demeanours, não dá para jogar isto ignorando practicamente os Aspects. De acordo com as probabilidades, uma personagem tende a falhar nas situações em que a dificuldade seja maior que a sua skill se não usar os Aspects. Mesmo quando a dificuldade é igual à skill, o sucesso não é garantido sem um Aspect. Pode parecer difícil, mas lembrem-se que, desde que eu consiga compelir os vossos Aspects para vocês ganharem Fate Points, podem sempre invocar Aspects presentes não só no vosso PC, mas também em outras personagens ou mesmo na própria cena ou mesmo num theme/threat e acumular bónus de todos eles.

Hei. :) Por um lado parece-me mais facil criar todos os aspects á partida, pq assim tenho uma noçao mto exacta de quem é o personagem e de como o vou jogar; no entanto, muitas vezes so me apercebo das diferentes potencialidades conforme vou jogando com ele, por isso nao definir tudo á partida tb me parece boa ideia.

Agrada-me que os aspects nao tenham de ser retirados de cada bocadinho de historia, porque leva a aspects chunguitas como o "nada me escapa" (XD). Por os aspects de acordo com a ideia que temos do personagem e o que queremos jogar parece-me bem melhor ideia, e torna-os nao so mais faceis de fazer como mais atractivos a jogar. :)

Isto para o meu pc! Qto aos npcs, nao sei mto bem o que te diga, visto que és tu que tens de decidir. Preferes ter tudo definido ou definir conforme formos jogando. Talvez seja melhor definir conforme se for jogando pq podes adaptar os Npcs ao que der jeito na altura. Mas visto que vais ser tu a ter de fazer isso, a opção é so tua. :)