Through the age

Recentemente tive a sorte de ter como prenda este jogo de civilizaçao. Desde o seculo passado que gozei horas/dias de grande intensidade com o respectivo jogo de PC. Desde a semana passada fiquei grande fa do jogo de tabuleiro.

No entanto as regras/mecanismos do jogo sao imensas e nao esta a ser facil este inicio. A maior dificuldade que tenho esta ralacionada com as acçoes politicas, eventos futuros e actuais no modo jogo avançado.

Se alguem tiver a paciencia suficiente para me ajudar a perceber melhor esse mecanismo ficava muito, mas mesmo muito reconhecido.

Obrigado.

Pois eu tive a sorte de o receber hoje pelo correiro... como prenda a mim mesmo. Por me andar a portar bem Smile .

Infelizmente ainda não te posso dar grande ajuda. Nem sequer li as regras.

Ficam algumas dicas porém:

- atenção que se não for a 3ª edição - 3ª impressão tem alguns misprints a corrigir em cartas e no tabuleiro. Podes verificar desta forma;

- tens aqui as regras estruturadas de outra forma, talvez sejam mais facéis de perceber;

- uma sempre preciosa faq;

- e aparece num dos encontros do Porto. Tens aqui um Civ-maniac para jogar isso contigo.


Oi! Espero que tenhas mais sorte que eu que até agora mal consegui jogar uma vez a esse jogo, que acho brilhante.

A minha resposta não é portanto profissional, mas acho que tenho as regras bem aprendidas. Vale pelo que vale, portanto.

Começas com uns quantos eventos na pilha de "current events". Quando jogas um evento da tua mão, em vez de resolveres esse evento imediatamente, poe-lo na pilha de "future" e resolves o primeiro da pilha de "current" (biscas, lês em voz alta e aplica-se a todos os jogadores). Se este evento que biscaste foi o ultimo na pilha de current, os que foram anteriormente jogados para a "future" baralham-se e fazes assim uma nova pilha de current.

Mais concretamente:

No início do jogo colocas <NumJogadores>+2 cartas do deck militar da era A na zona do tabuleiro que diz "current events". As cartas são tiradas à sorte do molhinho que existe para essa era e vão todas viradas para baixo.

Durante o jogo, os jogadores vão biscando cartas dos decks militares para a sua mão de acordo com as acções militares que não fizeram (este mecanismo é explicado na secção de regras para as acções militares, fora do âmbito da tua pergunta).

Durante o jogo, na fase política de cada jogador, este pode jogar uma carta de evento, pacto, guerra ou agressão. As regras para jogar um evento são as seguintes:

- Colocar a carta na zona do tabuleiro que diz "future events", virada para baixo

- O jogador ganha pontos de cultura igual à era da carta de evento que jogou (fácil de esquecer... cuidado aqui)

- A carta no topo da pilha de "current events" é virada para cima, o seu efeito aplica-se imediatamente a todos os jogadores e é finalmente posta na zona de "past events" (descarte).

- Se com isto esgotaste a pilha de "current events", agarras nos "future events" (jogados em turnos anteriores), baralhas, separas por eras e fazes assim uma nova pilha de "current events".

Espero ter ajudado. Se vires nas regras escritas algo que me contradiga, obviamente foi o autor que se enganou ;)

Apenas para clarificar: a carta que colocas no "future events" tem de ser uma carta verde (pode ser uma colonia ou pode ser um evento global). Se um "present event" for uma colonia faz-se um leilão da força militar que queremos gastar (não interessa a nossa força militar actual e temos de sacrificar no minimo 1 tropa).

Quando descartas essa carta, podes modificar o teu jogo sabendo que eventualmente ela há-de aparecer (nem que seja no fim do jogo, quando são todos resolvidos).

Muito boas estas explicaçoes. Logo vou ver se arranjo tempo para experimentar.

Obrigado

Se quiseres tens por [url=https://www.abreojogo.com/blog/firepigeon/2009/08/rulebook_through_ages_story_civilization]aqui[/url] a versao em PDF do rulebook para te ires entretendo no trabalho!! Cool

Isso é que é coisa de gabarito!

Obrigado, o meu patrão não vai dizer o mesmo... Smile

Ai se os gajos da Fred sabem... Cool

De repente deu-me uma vontade enorme de jogar um Through the Ages :D

Que cada carta verde colocada no future envents, dá pontos de cultura, consoante a era da carta. (era 1 dá um ponto; era 2 dá dois etc...) A nossa civ. está a alterar o futuro e é premiada por isso.