Through the Ages

Gostava de saber a vossa experiencia com este jogo. Ando a namorar mas tenho medo de o comprar. O meu grupo de amigos nao gosta de coisas muito pesadas mas tambem nao aprecia por exemplo o catan (muito dependente dos dados). Eu por sua vez sempre fui grande fa dos jogos de Pc da serie civilation e por isso tenho muita curiosidade neste jogo. Gostava de saber a vossa opiniao.

Excelente!!!

Mas pesado! eu diria que é melhor experimentares 1º...

De qualquer maneira, para civilization game, até e rápido.

mas é relativamente facil entrar na mecanica ou as regras tornam o jogo pastoso nas primeiras vezes? Eu para conseguir por os meus amigos a jogar isto tenho que ser atractivo na primeira explicaçao.

Entao esquece, é indigerivel pra quem nao tá habituado a regras maradas!

No dreamwithboargames publiquei um resumo alargado das regras do jogo, assim como a minha análise ao jogo. Penso que te pode ajudar na tua decisão:

https://dreamwithboardgames.blogspot.com/2009/02/through-ages-fred-distributionczech.html

Mas tem umas "regras maradas", uns componentes do pior, uma componente bélica e uma duração de jogo exagerada...

Mas isto sou eu que até gosto do jogo...

Para começar e impressionar é melhor uma coisa menos demorada e mais agradável à vista... IMO

_____________________________________

https://numblogso.blogspot.com

O jogo é realmente, na minha opinião, muito bom. O problema é o que a malta diz, demora muito tempo (mesmo muito tempo)e as regras necessitam de serem lidas com algum atenção e és capaz de gastar algum tempo nelas.
Face ao teu post e mediante os gostos dos teus amigos, julgo que não é, pelo menos para já, o jogo indicado, tendo em conta que jogaram apenas Catan. (embora isto dos jogos, como virás a descobrir é muito relativo).
Em termos de jogos de civilização é talvez o melhor. No entanto deixa-me dar-te aqui um titulo que é capaz de ser do teu agrado: Mare Nostrum. É um jogo de civilização bastante interessante onde cada jogador tem uma civilização diferente e isso tem implicações no tabuleiro. Existe a versão original (para 5 jogadores) e a expansão que eleva o nº para 6. O problema é q o jogo é centrado mais na componente militar e para ser engraçado são necessários os 5 jogadores. Com a expansão aquilo fica mesmo muito bom. o Outro problema é que tem dados (se eu fosse a vós não me preocupava muito com os dados, pá para todos os efeitos estamos a falar de jogos).
Por outro lado joguei há uns anos ao Vinci e gostei bastante dessa experiência, e de alguma forma pode ir ao encontro do que tu queres. Agora fizeram o Small World que eu ainda não joguei, mas pega na mecanica do Vinci com bons resultados, segundo o que me parece. E piece de resistence, não tem dados.
O que eu costumo dizer é que se queres gostar de jogos de tabuleiro e teres boas experiências fáceis de perceber e ensinar, começa pelos clássicos. O Puerto Rico, o El Grande, o recente Agricola, O power Grid, ou o Princes of Florence. São jogos em que não existem dados, mais complexos do que o Catan e são amados por milhares de pessoas, inclusivamente por todos os que aqui frequentam os foruns. Dá uma vista de olhos nos blogues e vê o que mais gostas. A minha frase de vida para estas coisas é nunca escolheres um jogo para ti, mas sempre para quem vai jogar contigo ou arriscas-te a ficar com a caixa fechada durante anos. O que é importante é que toda a gente goste da experiência.
Em todo o caso se queres a dica que te vai mudar a vida, pega em ti (ja vi no teu perfil que és do Porto) e vai um dia a um encontro e joga com a malta de lá que te pode aconselhar melhor (eles percebem muito do assunto) e, aproveita e joga com eles. Vais ver que irás apreciar outras coisas que não têm nada a ver com civilização e pior, vais começar a gastar uma fortuna em caixas :slight_smile:
Seja como for o importante é naão confundires o Throught the Ages com o Roll through the ages, este, na minha opinião, francamente mau e vê lá tu, cheio de dados.

Reparei que gostas de jogos de corridas, dá uma vista de olhos ao powerboats e ao Snowtails.

Desculpa lá, a determinada altura a minha resposta ter fugido à tua pergunta, mas como tive um filho há pouco tempo é raro ter 20 minutos para fazer o que quer que seja e por isso estava doido por escrever qualquer coisita aqui. O resultado foi que perdi o controle sobre as palavras e agora estou mais ou menos envergonhado com o tamanho do post.

[quote=hugocarvalho]...é raro ter 20 minutos para fazer o que quer que seja ...[/quote]

Em 20 minutos ou menos, fazes uma partida de RttA...

Não sei porque dizes que é mau... a mim lembra-me Yathzee ou dados de Poker, mas com um tema e até bem aplicado à mecanica.

Se dissésses que não gostas, ainda compreendia, mas daí até classificar um jogo de mau... só para ser mauzinho.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Este:

ou este:

é que o primeiro não tem dados, é um civilization game curto (4 a 6 horas) e minimalista q.b. e que agarra o tempo todo que se joga. convém jogar da primeira vez sem grandes preocupações de se ganhar ou perder pois tem primeiro de se aprender as regras que só lá vai ao fim de algum tempo, para depois se poder começar a escolher estratégias etc

o segundo é um poker dice com tema muito bem colado (oh Knizia aprende!!) que se joga em 15 minutos com até 4 jogadores, e é um filler excelente para além de gateway game

sendo assim, estão afinal de contas a falar de que jogo?

Não gostei muito para ser sincero. É aborrecido e sem sentido, pareceu-me que só estava ali a lançar dados e mais nada. E olha que não tenho nada contra os dados. E depois andar para ali a riscar uma folha de papel não me caiu lá muito bem. Detestei aquilo, pronto!
Mas claro, os jogos de tabuleiro têm esta coisa boa que, se alguns não agradam aos gregos certamente fazem as delícias dos troianos e vice-versa.
Mas sim, tem a vantagem de se jogar em 20 minutos e por isso vou tentar novamente, talvez tenha estado num dia mau.

Estou mesmo tentado a comprar. Já li as regras e parece ser 1 jogo muito interessante. Mais mesmo do que o grande Puerto Rico. Mas tenho 2 pergunta: Qual a diferença entre ediçoes (ainda nao vi isto em lado nenhum), e se corro o risco de comprar uma ediçao alemã?