Pessoal quero oferecer um Ticket to Ride, qual é a versão que recomendam? Salvo erro o Usa é mais simples, o europe é mais complexo. Como é para jogar com non-gamers e com miudos, estou renitente em ir para o europe e mais inclinado para o usa que parece ser mais "straightforward".
Opiniões de quem já jogou os dois?
Não ha outra forma de fazer isto aparecer ao lado logo, pois não?
O Ticket to Ride Europe tem as seguintes regras adicionais (espero não me esquecer de nenhuma):
- Tunéis - São linhas de comboio que têm o comprimento que está desenhado no mapa, mas que para construir podem ter um custo maior. Após o jogador declarar que quer fazer o tunel, são viradas 3 cartas do monte, e por cada carta da cor jogada, ou locomotiva, o jogador terá de pagar uma carta adicional (caso não possa ou não queira pagar, as cartas jogadas inicialmente voltam para a mão).
- Ferries - São linhas que têm de ser pagas em parte ou na totalidade com locomotivas. De acordo com o número de locomotivas indicadas no mapa.
- Estações - Os jogadores dispõe de 3 estações que podem ser colocadas nas cidades e que permitem usar uma linha, a linha tem de estar feita por outro jogador para poder ser usada, essa linha é então considerada para efeitos de objetivos como sendo uma linha do jogador. (apenas uma linha pode ser usada por estação e apenas pode existir uma estação por cidade). As estações não usadas valem 4 pontos no final do jogo.
Deixo a opinião dos users do BGG relativamente à idade recomendada de cada um dos jogos:
Ticket to Ride:
Idade | % | Votos |
5 | 1.7% | 3 |
6 | 23.7% | 41 |
8 | 60.1% | 104 |
10 | 10.4% | 18 |
12 | 2.3% | 4 |
Ticket to Ride: Europe
Idade | % | Votos |
6 | 12.9% | 13 |
8 | 57.4% | 58 |
10 | 23.8% | 24 |
12 | 5.9% | 6 |
Cerca de 90% dos utilizadores considera que o Ticket to Ride pode ser jogado por miudos de 8 anos.
Cerca de 70% dos utilizadores considera uqe o Ticket to Ride Europe pode ser jogado por miudos de 8 anos.
Espero ter ajudado.
Excelente, bela ajuda, obrigado! De facto penso que vou manter o mais simples possivel e adquirir o original. Torna mais rapido as explicações e a entrada no jogo.
Não me parece que tenhas feito má escolha, longe disso. Até porque nada impede de apreciar um e outro de igual forma. Para já o USA, mais tarde o Europa…
Deixo só uma breve nota.
É possível explicar o Europa sem as regras adicionais, fazer uma ou duas partidas e depois acrescentar essas regras. Normalmente, com miúdos ou pessoal menos paciente para ouvir regras uso este estratagema.
A versão Europa não funciona nas melhores condições sem essas regras mas, para criar habituação à mecânica base, dá.
_
Nunca joguei a versão US, mas a versão Europa já joguei bastante com crianças de 8 anos e até mais novas. e não houve qualquer dificuldade.
Aliás, parece-me que após algumas partidas o Ticket to Ride: Europa torna-se bastante linear, pelo que se a outra versão é ainda mais simples como foi referido, eu optava pela Europa, pois vais acabar com um jogo que oferecerá um desafio demasiado banal.
Parece que estou a puxar a sardinha à brasa, mas sim, a versão Europa é uma excelente escolha, e sempre se trata do mapa europeu que nos diz mais respeito.
Aquelas 3 estações no Ticket to Ride Europe tornam o jogo menos dificil, pois consegue-se passar por cima de algumas situaçoes em que se impede um jogador de chegar a um destino. O TtR original torna-se mais cuththroat exactamente por não ter essa mecânica. Para além disso o mapa da Europa, quanto a mim, é mais acessivel aos garotos do que o mapa dos EUA, porque estão mais habituados a ve-lo.
A versão Europa é a melhor para a família. Pelo menos, é o favorito na minha família, para miúdos e graúdos.
Pessoalmente prefiro o mapa de Portugal, criado pelo Hélio. O tema e os passageiros dizem-me mais.
Como o Firepigeon disse, as estações evitam que alguém fique totalmente cortado na sua rota e com a frustração de não completar um bilhete grande.
O mapa USA é muito mais implacável para erros e podemos dar cabo do jogo de alguém.
Estes são aspetos que non-gamers detestam, garanto.
O pessoal reconhece cidades e países que lhe são mais familiares no mapa da Europa.
Na versão que tenho, não é a anniversary, as cartas são muito mais pequenas do que as da versão Europa.
Os túneis e os ferries tornam as escolhas mais interessantes, pois não estás sempre a fazer a mesma coisa.
Por fim, existe uma versão portuguesa, com regras em português. Assim. podem ser os próprios miúdos a rever e a aplicar as regras por eles mesmos.
Bem, no final, é só a minha opinião.
Cumps