Tigris & Euphrates - Regras base

Tigris & Euphrates

Quantas revisões já deverão ter sido feitas deste grande clássico de Knizia. Com certeza muitas. No entanto, não posso também eu, deixar de dizer algumas palavras do que se está a tornar num dos meus jogos favoritos, se não mesmo o favorito.

Por vezes, as pessoas sentem-se receosas a tentar compreender ou a explicar este jogo, e gostava de aproveitar para desmistificar um pouco esta ideia de complexidade. Este é sem dúvida daqueles jogos, que segue o ditado “primeiro estranha-se, depois entranha-se”, talvez pela sua natureza abstracta e pelo seu “toque” à Knizia. No entanto, após compreender as regras básicas (que até são simples de se compreender), consegue-se perfeitamente entender o jogo, e a partir dai começar a explora-lo mais intensamente.

Não era bem isto, que ia inicialmente fazer (era um artigo), mas…cá ficam as regras base do jogo (em post de blog):

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- Cada um tem 4 líderes de cores diferente (um azul, um verde, um vermelho e um preto)


- Cada um tem, em cada turno, 6 “tiles” coloridos na mão (há tiles azuis, verdes, vermelhos e pretos, tal como os líderes).


- Cada um tem 2 catástrofes para usar. (que basicamente, servem para destruir um tile da mesa, ou impedir que um tile seja colocado num determinado espaço).


- O grande objectivo do jogo, é adquirir cubinhos de todas as cores, da forma mais equilibrada possível. (isto é, não ter muito cubinhos de uma cor, e nenhum de outra).

-> cubo grande = 5 cubos dos pequenos.

- Existem várias regiões em jogo, cada uma delas, é composta com um tile vermelho, e tem um tesouro (que pode ser apanhado, e é basicamente um cubo sem cor – é um cubo Joker).

- No fim, vão-se contabilizar os cubinhos que temos de cada cor. O número de cubinhos da cor que tivermos menos cubos é o nosso score final. (Ex: temos 10 cubos azuis, 10 verde, 15 pretos, e 5 vermelhos; o score neste caso é 5).

Portanto temos mesmo de conseguir estar equilibrados, porque adquirir cubinhos só de algumas cores, não nos serve de nada…

E como adquirimos os cubinhos?

Precisamos de ter o líder dessa cor em jogo. (líderes são colocados em jogo, ao lado das tiles vermelhas (com ou sem tesouro). – A partir do momento que colocamos um líder numa região, ela passa a constituir um reino. A partir daí, se alguém colocar um líder da mesma cor nesse mesmo reino, ou se por algum motivo se juntarem dois lideres da mesma cor nesse reino, vai haver disputa. – Portanto, em suma - Em cada reino, haverá disputa, sempre que ficarem lá dois líderes da mesma cor. (já lá vamos, ao que são disputas..)

Ok. Temos o líder em jogo. Sempre que metermos (ou alguém meter), uma tile da mesma cor do nosso líder, nesse mesmo reino, ganhamos um cubo dessa cor.

Parece fácil, certo? Líder – Tile – Cubinho.

Isto podia ser relativamente pacífico, se não existissem monumentos. O que fazem os monumentos? Dão-nos cubinhos extras! (whoo hoo, muito bom!). Sempre que tivermos um líder de uma das cores do monumento (os monumentos têm duas cores), no fim do nosso turno, ganhamos um cubinho dessa cor. Portanto, se tivermos lá os 2 líderes da cor do monumento, são 2 cubinhos que ganhamos no fim do turno, quase sem trabalho nenhum.

(isto é um cubinho preto + um cubinho, no fim de cada turno que jogamos)

(se fizermos o mesmo, com um monumento verde e vermelho, dá-nos um ponto (um cubo de cada cor), por turno.

Então perguntam, como se constroem estes monumentos?

Colocando, em quadrado, quatro tiles da mesma cor, pode-se, no momento em que se coloca a 4ª tile, construir um monumento que tenha essa cor.(como na imagem acima)

Como as zonas com monumentos, se vão obviamente tornar mais apelativas, muitas disputas surgirão, para sermos nós a ganhar o bónus, e não um dos nossos adversários…

Existem dois tipos de disputas:

  1. QUANDO ALGUÉM MOVE O LÍDER de uma cor, para um reino, onde já existe um líder dessa cor. – Conflito Interno – Como se resolve? O atacante mostra um número de tiles VERMELHAS que tenha na mão e a esse número soma o número de tiles vermelhas que estejam adjacentes ao seu líder (esse vai ser o seu poder de ataque). O defensor terá de perfazer o mesmo número de tiles vermelhas, entre a sua mão e a mesa, para que consiga defender o seu líder do ataque. – O derrotado, terá de tirar o seu líder da mesa, e o vencedor ganhar um cubo vermelho.
  2. QUANDO ALGUÉM JUNTA DOIS REINOS, o que faz com que fiquem presentes no novo reino reunido, dois líderes da mesma cor. – Guerra – Como se resolve? Com tiles DA COR dos líderes em questão. Ex: se ficam dois líderes verdes no mesmo reino, a resolução é feita com tiles verdes. É uma luta entre os dois reinos que se unem, para ver quem tem mais tiles de determinada cor. (contam todos os tiles de cada reino dessa cor + os tiles que se mostrarem da mão). Mais uma vez, defensores ganham empates. O derrotado, tira todas as tiles da cor que tem no reino (excepto, no caso da guerra vermelha, as tiles que estiverem adjacentes a líderes), e tira o seu líder da cor. O vencedor recebe cubos dessa cor (número de tiles + líder tirados).

Especificidades dos líderes:

O líder verde, é o que nos permite apanhar os tesouros. Quando 2 tesouros são reunidos no mesmo reino, quem tenha o líder verde presente nesse reino, recebe um desses tesouros.

O líder preto, se estiver sozinho num reino, recebe cubinhos de qualquer cor. (ex. mete-se uma tile verde, e o líder preto recebe um cubo verde, desde que não esteja presente nesse reino nenhum líder verde.

As peças azuis só podem ser colocadas no rio. (Líderes nunca podem ser colocados no rio)

E o jogo é isto. Em cada turno temos 2 destas possíveis acções para fazer:

- Colocar um líder em jogo, ou move-lo de sítio.

- Colocar um tile em jogo.

- Colocar uma catástrofe.

- Trocar x peças que tenhamos na mão, por x peças no saco. (Ex: deito fora 5, tiro 5 do saco)


O jogo termina quando só existirem 2 tesouros em jogo, ou quando as peças acabarem do saco.

PS – As diagonais nunca são consideradas no jogo, para nenhum efeito (nem colocação de líderes, nem colocação de peças, etc).

PS 1 – Não esquecer de usar as catástrofes. Elas permitem voltar a separar o que o que os grandes deuses já tinham reunido. =X

Gostei muito, e ainda por cima de um dos meus jogos favoritos! Happy

Agora para quando a minha desforra? Ter sido espancado por ti e pela Lena deixou-me abananado... voces não me deixaram fazer nada de jeito...

Obrigada=)

Também já se tornou num dos meus favoritos ihhiihhi

Espancado por duas raparigas e ainda te queixas mwahhah

A desforra é quando quiseres, ora essa, para um tigris tou sempre pronta =D