Nunca tinha ouvido falar no evento "Tokyo Game Market", mas uma notícia chamou-me a atenção.
Como achei interessante resolvi partilhar a mesma.
Resumidamente, a 4 de Novembro 2013 decorreu em Tokyo mais uma edição deste evento que conta actualmente com mais de 200 designers amadores que apresentam as suas ideias em mesas de 50 x 100cm.
Também achei curioso saber que este evento, que começou no ano 2000, era inicialmente para venda de jogos de tabuleiros usados e era organizado por uma única pessoa!
Tóquio tem uma lei de motivação e propósito dúbio que previne que sejam mostradas imagens de representações "sexuais" de jovens de idade indefinida.
Sendo que a parte do "sexual" está bastante indefinida nessa lei e as editoras arriscavam-se a serem multadas e censuradas por factores que não controlam (por exemplo, mostrar um desenho duma rapariga de 17 anos de bikini na praia poderia ser ou não ilegal dependendo do censor).
O próprio cosplay (efectuado por maiores ou menores) também estaria sujeito a regras de pudor que não eram explícitas.
Sendo difícil seguir regras que não são bem definidas (como bem sabemos) e tendo em conta que a maior exposição de anime e manga acontecia em Tóquio as editoras juntaram-se e criaram o seu próprio evento fora de Tóquio.
Desconhecia essa lei. Mas à primeira vista parece-me efectivamente bastante estranha não só por não estar bem definida mas também por não ser válida fora de Tóquio (ou pelo menos, em alguns locais do Japão)
Para quem adora o Japão tem muito para se interessar e perder-se, até criaram um jogo baseado no anime do Berserk https://boardgamegeek.com/boardgame/150576/battle-of-berserk é obra :), mais um para juntar a minha lista enorme de jogos a seguir de lá