Nome: Duel of Ages II
Posição no BGG: 1462
Link: https://www.boardgamegeek.com/boardgame/129459/duel-ages-ii
No mundo cinematográfico, um dos conceitos a que as pessoas mais torcem o nariz é o conceito de um remake de algo que teve um público alvo. O remake pode abranger algo que teve relativo sucesso, algo que atingiu um patamar de culto, ou algo que não correu bem da primeira vez, considerando-se o remake como uma segunda oportunidade.
No mundo dos Boardgames, um remake de um jogo é normalmente visto com bons olhos, porque permite uma actualização da qualidade de um determinado jogo ou conceito, utilizando tecnologia e mecânicas mais modernas para garantir um produto com melhor qualidade. Há imensos exemplos de jogos cujas 2ªs edições melhoraram substancialmente o original.
Hoje quero falar de Duel of Ages II (DoAII). DoAII é um algo muito dificil de descrever. É uma entidade própria e um conceito extremamente abrangente. De uma forma resumida, DoAII é um wargame de aventura, com ambiente de ficção cientifica, história e fantasia. DoAII representa o conceito de WorlSpanner, um jogo de realidade virtual, num futuro distante, ondes os jogadores utilizam avatares de figuras reais ou imaginárias, de várias eras temporais distintas, colocando-as numa arena virtual, onde as personagens são divididas por equipas, tentando completar objectivos, ao mesmo tempo que combatem contra os adversários.
DoAII é um jogo de aventura: as personagens avançam pelo terreno, à procura de completar desafios para ganhar pontos;
DoAII é um jogo de guerra: o movimento e posicionamento no terreno é táctico, dando lugar a possibilidade de combates individuais;
DoAII é um jogo de estratégia: as personagens avançam até à base inimiga de forma a causar o máximo de danos possiveis e ganhar o máximo de vantagem possivel.
Cada equipa é composta por várias personagens, de eras temporais variadas, que são colocadas no terreno, e tentam sobreviver e completar objectivos para a sua equipa.
Na realidade DoAII é mais do que isto; aliás DoAII é muito mais que a soma das suas partes. O alcance de DoAII é imensurável. O jogo é complicado de aprender, mas mais pelo volume de informação do que acontece ao mesmo tempo, do que propriamente por complexidade de regras. Todas as regras são altamente intuitivas. O problema é que… são muitas. Em DoAII, existe movimento táctico com modificadores de terreno, equipamento ou habilidades especiais; existe combate corpo-a-corpo, combate à distância, tiros de oportunidade, equipamentos, animais de estimação, lacaios, desafios, aventuras, recompensas que geram mais modificadores, bases aliadas, bases inimigas e outra infinidade de pormenores que criam uma história diferente de cada vez que se joga.
Em termos de variedade é um jogo com combinações incontáveis: inúmeras placas de terreno, 192 personagens (completando o jogo com o Master Set), equipamento, aventuras, desafios, etc. Todas as variáveis juntas geram um número astronómico de variações de jogo. Já para não falar que o modo de jogo também é configurável: temporizado, por turnos, por pontos, por objectivos, ou qualquer mistura escolhida pelos jogadores. A experiencia de jogo é aquilo que quisermos fazer dela.
Não existem palavras suficiente para descrever o que é DoAII. Imaginem o jogo mais complexo de paintball futurista, no holodeck da SS Enterprise, augmentado com esteróides e numa trip de ácidos e terão algo aproximado. Sempre quiseram ver o William Wallace a lutar pela Liberdade, empunhando uma bazuka laser e cavalgando um Velociraptor? Eu também não sabia que queria até ter jogado DoAII!
DoAII é o Vingadores: Endgame dos jogos de tabuleiro. Tudo o que sempre quiseram ver num jogo deste género, provavelmente está disponivel. As combinações são praticamente infinitas. Spartacus a lutar contra uma alienigena de 6 braços? Buffallo Bill a caçar horrores tentaculares com Sabre de Luz? Alexandre, o Grande a cavalgar um T-Rex em batalha empunhando uma espingarda de plasma e um lança-granadas? Em DoAII, a imaginação não tem limites, e o mais importante é que no fim, os pormenores é que fazem o jogo.
É possivel ganhar um jogo de DoAII sem entrar em combate? Claro que é! A questão é: qual é a piada disso?
Por outro lado, cumprir objectivos e completar aventuras é uma parte muito importante do jogo. A Princesa dos Elfos a fazer a Corrida da Trincheira da Estrela da Morte? Claro que sim!; Gimli a procurar pedaços de bacon para entregar à deusa Lith? Podes dar-vos a vitória; Tarzan a usar uma espingarda sniper para matar nazis? Qual é o mal disso?
DoAII é um evento cinematográfico interactivo. DoAII é uma categoria de jogo própria. Não existe nada igual. E o melhor é que o jogo não se leva a si próprio demasiado a sério, nem o tenta fazer. Sabe perfeitamente o que quer fazer e fá-lo sem máculas ou arrependimentos.
Esta experiência única, na opinião dos hobbyistas, vale apenas a posição 1462. É indescritível!
Conclusão: há jogos cujo nome é a própria definição de épico. DoAII é lendário!