Editado: Já está a funcionar! Vejam aqui!
Vou aproveitar a chegada do ano novo para revelar ao mundo o top dos boardgames entre a comunidade do Abre o Jogo. Como funciona e como podem participar? Passo a explicar.
É muito fácil; se adoram mesmo estes jogos, já estão registados no site de referência, o boardgamegeek, onde têm oportunidade de gerir a vossa colecção de jogos, as vossas sessões de jogo, a vossa wishlist, e também as classificações e comentários que atribuem aos jogos; se adoram jogar e não estão registados, do que estão à espera? Corram até lá agora mesmo!
O nosso Top será compilado em tempo real (bom, na verdade de meia em meia-hora) a partir das classificações que nós utilizadores do Abre o Jogo atribuímos no boardgamegeek aos jogos com que vamos contactando. A única coisa que cada um de nós precisa de fazer (caso ainda não o tenha feito), é mesmo indicar aqui ao Abre o Jogo - preenchendo o campo apropriado na vossa página de perfil - qual é o vosso username no BGG. Só isso! O Abre o Jogo é inteligente e trata do resto. ![]()
Já tenho há alguns dias a programação feita para tudo isto, só falta mesmo programar um displayzito para mostrar o top… prevejo ter isso pronto nestes próximos dias e revelar a coisa ao mundo como parte das celebrações do ano novo, o que quer dizer que vocês têm 48h para criarem/actualizarem/reverem as vossas classificações no BGG e garantirem que os vossos jogos preferidos sobem no top e que os outros descem antes da abertura oficial.
O sistema de compilação dos resultados é semelhante ao que o BGG usa. Fazemos uma média Bayesiana das classificações de cada jogo, de modo a garantir que não é um jogo desconhecido com uma única nota de 10 que fica à frente de um jogo com vinte votos quase todos entre 8 e 10.
A fórmula que tenho neste momento em vigor é esta: acrescento a cada jogo 5 votos imaginários com o valor da classificação média global dos jogos no Abre o Jogo. 5 votos é um bocado pesado, mas não penaliza assim tanto os jogos já que neste momento a classificação média global são uns espantosos 7,11. Experimentei usar menos de 5 votos, mas o Top 10 não sofria alterações significativas; apenas se notavam-se bastantes jogos com um único voto de 10 a entrarem no Top 30. Já com os tais 5 votos extra, no Top 30 só aparecem dois jogos com 2 votos e dois jogos com 3, o que me parece bem… de resto, os tais jogos de dois votos acabam por ficar de fora na mesma, uma vez que também estou a usar o critério de compilar o top apenas a partir de jogos com 3 ou mais votos.
À parte deste Top com 5 votos imaginários, vou também ter mais como curiosidade adicional um Top baseado apenas na média “verdadeira” das classificações dos jogos (mas obviamente continuando a deixar de fora os jogos com menos de 3 votos).
E é isto pessoal. Toca a rever esses ratings, e a fazer apostas sobre como será o Top do Abre o Jogo!! Será que o Puerto Rico mantem o trono do BGG cá entre nós? Que diferenças haverá entre os primeiros lugares do BGG e do Abre o Jogo? Algumas surpresas entre os jogos preferidos dos nossos utilizadores? Os resultados estão literalmente nas vossas mãos, e quantos mais utilizadores participarem, mais representativos da comunidade Portuguesa serão os resultados finais. Toca a ir ao BGG votar!