Mage Knight é um jogo de aventura/exploração, semelhante a um RPG, que envolve um ou mais jogadores percorrerem um determinado cenário, num setting de fantasia, na tentativa de completar um objectivo final e ganhar a maior quantidade de Fama (
pontos de vitória) possiveis.
Vantagens: Mage Knight envolve muito tema. O conceito do jogo é pegar numa personagem e desenvolve-la de forma a ter força suficiente para completar o objectivo do jogo antes de terminar o tempo estipulado no inicio do cenário. Em muitos aspectos é semelhante a um RPG, no sentido em que a personagem vai evoluindo e ganhando habilidade e poderes adicionais. O tema e os componentes estão bem agregados ao jogo e dificilmente se encontrará algo no jogo que não esteja relacionado com o tema de fantasia inicialmente previsto. O jogo tem também uma boa quantidade de cenários disponiveis, o que permite uma boa jogabilidade. Adicionalmente, alguns dos cenários têm regras para modo solitário, o que não só aumenta a jogabilidade do jogo, como é uma boa forma de aprender as regras.
Neutro: À primeira vista, Mage Knight parece mais um jogo de fantasia como muitos outros no mercado. Escolher uma personagem, combater uns monstros para ficar mais forte e combater monstros ainda mais fortes. Puro engano! O jogo envolve uma logística de gestão de recursos que o coloca mais perto de um Eurogame, embora nem esse conceito possa ser aplicado ao jogo. Cada jogador dispõe de um baralho de cartas, com 16 cartas (
sendo 15 delas iguais e uma distinta para cada personagem), que fornece as acções disponiveis a cada turno. As acções envolvem coisas tão distintas como Mover, Influenciar (
reservado para certas localizaçoes), Defender ou Atacar (
reservado para Combate), ou Outras acções especiais. Cada carta pode ser jogada pelo efeito primário, ou pelo efeito Secundário, que é mais poderoso, mas implica o custo de uma determinada cor em Mana (
recurso que pode ou não estar disponivel na altura). Adicionalmente, todas as cartas podem ser jogadas na horizontal para adicionar pontos a uma determinada acção. Todas as localizações envolvem pontos de movimento para viajar até elas; todos os combates envolvem pontos de Defesa e/ou Ataque, que são gerados pela mão de cartas disponiveis. Este sistema pode causar determinadas complicações logisticas, pois poderão nem sempre estar disponiveis as acções necessárias para o que é pretendido no turno de cada jogador. Após um jogador ganhar um certo numero de pontos de Fama (
com as acções que executa no jogo), a sua personagem vai subindo de nivel, conforme uma tabela pré-determinada num tabuleiro à parte do jogo, e vai ganhando novas habilidades, e ainda novas Acções Avançadas, Feitiços e Unidades (
de uma pool comum) que vão ajudar a nossa personagem a mais facilmente completar o objectivo final. As novas acções e feitiços são representadas por cartas que são adicionadas ao baralho, usando para tal a mecânica de Deck Building (
embora de forma ligeira), que representa a capacidade de poder avançado da personagem.
Desvantagens: Uma das principais caracteristicas do jogo é o facto de ser excepcionalmente complexo. Existe uma infinitude de regras para todas as nuances do jogo, desde movimento, a combate, a influência e recrutamento de cada unidade, que torna o jogo como um dos mais complexos em termos de aprendizagem. A complexidade do jogo e a curva de aprendizagem são extremamente elevadas, e mesmo jogadores experientes, poderão não ficar completamente familiarizados com o jogo à primeira. O livro de regras é particularmente denso, mas felizmente, o jogo vem com um livro adicional que exemplifica um jogo de exemplo com todas as regras básicas necessárias. Contudo, a complexidade inerente ao jogo, faz com que o mesmo não seja de fácil introdução e afaste potenciais interessados, mesmo que tenham interesse no tema. A explicação é obrigatoriamente complexa, devido às imensas regras de excepção existentes para cada fase do jogo, consoante os inimigos presentes para combater, ou as localizações disponiveis para explorar. Adicionalmente, o jogo torna-se particularmente longo consoante um maior numero de jogadores, pelo que quanto menor o numero de jogadores, mais facil se torna gerir a complexidade do jogo e reduz-se o tempo de espera entre cada turno e consequentemente o tempo final de jogo.
Finalização: Mage Knight é um jogo complexo, complicado e de aprendizagem dificil. Não é um jogo de facil introdução a ninguém, embora jogadores experientes possam ter maior facilitismo em aprendê-lo e jogá-lo. O jogo envolve mecânicas híbridas e invulgares, com interacções complexas e uma quantidade quase infinita de excepções. No entanto, a forma como todas as mecânicas e todas as pequenas nuances foram implementadas, demonstra que o
design do jogo é de uma genialidade dificilmente vista anteriormente. Todas as acções estão sujeitas a logistica, todas as cartas são importantes, todas as excepções se fundem numa jogabilidade inacreditavelmente simples para um jogo com este nivel de complexidade. A forma como as personagens evoluem é palpavel em turnos futuros e nada é deixado ao acaso. A unica sorte existente no jogo é representada pelos recursos de Mana disponiveis (
são rolados dados para o efeito), pelas Unidades, Acções Avançadas e Feitiços que surgem na oferta comum, e pelas cartas que saem no nosso baralho. Tudo o resto que acontece no jogo é resultado de uma escolha directa do jogador e da forma como o mesmo gere os recursos que lhe foram atribuidos. E é aqui a grande força do jogo. O poder de decisão de cada um influencia o resultado final no tabuleiro, e a transformação da nossa personagem, de um pequeno guerreiro, para uma força de destruição imparável que conquista cidades inteiras com um único estalar de dedos, é perfeitamente visivel à medida que o jogo avança. Mage Knight tem a capacidade de conquistar um nicho de jogadores que nem sequer se sabia que existiam. E fá-lo com força idêntica ao impacto de um asteróide, porque não existe outro jogo igual.
Nota: Ver ainda: