Top Ten Wishlist Games da GenCon 2014

Decidi fazer mais uma lista Top 10. Só porque sim.

Desta vez decidi pegar na GenCon2014, que aparentemente está a provocar GeekGasms a todos os americanos lá por aquelas bandas que estão envolvidos no hobby. Faz sentido, se tivermos em conta que a GenCon é algo semelhante a Essen, uma feira de jogos (e não apenas de Boardgames), e que é uma das grandes montras internacionais para lançamentos de jogos.

Assim sendo, deixo aqui o Top 10 dos jogos que mais me chamaram a atenção e que, salvo motivos de força maior, serão lançados e/ou apresentados na Feira.

Mais uma vez, não se tratam dos melhores jogos de todos os tempos, mas apenas algo baseado no meu gosto pessoal. Nem sequer tenho grande conhecimento das mecânicas usadas na sua maioria, embora já tenham saído alguns previews. Tendo em conta que se trata de uma Convenção "à americana", esperem muitos jogos do género.

Sem mais demoras, vamos à lista.

Knightmare Chess (third edition)

Sempre fui fã de xadrez. Embora o tenha deixado de jogar quando comecei a entrar no mundo dos Boardgames modernos, ninguém pode negar que é um clássico e um dos grandes abstractos de sempre. A ideia de introduzir caos e imprevisibilidade, num jogo que obriga a pensar 3 jogadas à frente, muda logo a maneira de pensar sobre o jogo. Se elimina a essência do xadrez? Provavelmente! Mas trata-se apenas de uma brincadeira, e o xadrez já precisava de se libertar um pouco do snobismo e elitismo em que caiu. O reprint do Knightmare Chess é uma coisa que já aguardava há algum tempo. E finalmente chegou!

Heroes Wanted

Heroes Wanted aparenta ser um jogo táctico competitivo em que cada jogador é um super herói "wannabe" que tenta ser o melhor super herói da cidade. Só pelo tema já me vendeu (sou fã de super heróis desde miúdo), mas do que vi em videos tamém me pareceu interessante em termos de mecânicas. Tendo que os nossos personagens são criados através de duas cartas (a parte de cima e a parte de baixo), criando coisas completamente imprevisiveis e ás vezes absurdas, torna as coisas divertidas. O jogo vem também com uma variante em que pode ser jogado como um party game, sendo que efectivamente temos quase dois jogos diferentes para jogar na mesma caixa. Quanto mais não seja pelo valor de novelty, ou para dar umas boas risadas de vez em quando.

Shadowrun: Crossfire

Apenas algumas palavras sobre este jogo: Deckbuilder Cooperativo, num setting de Fantasia Cyberpunk, com sistema de evolução de personagem (RPG) em modo de campanha (cenários interligados). Parece-me suficiente.

Hyperborea

Pelo que percebi, é um jogo de civilização, em que construimos a nossa civilização através de um sistema de "bag-building", colocando cubos de acção dentro de um saco próprio e retirando acções para usar nas nossas unidades, edificios ou tecnologias, que vão sendo desenvolvidas com o tempo. Tem cubinhos, meus amigos, tem cubinhos!  Ah e é um setting de fantasia, portanto deve ter anões...

Este pareceu-me bastante divertido. Não só tem a componente dos herois e vilões serem formados por duas partes, como tem uma ação inovadora (do que conheço) em que em determinado momento tem que fazer uma ação pré-definida caso contrário perde-se pontos (exe: fazer uma pose heroica, dizer uma frase chavão, fazer uma dança de vitória, etc). Realmente parece diversão pura. 

Legendary Encounters: An Alien Deck Building Game

2º deckbuilder cooperativo da lista. Este usa o sistema do Legendary: A Marvel Deck Building Game mas incorpora o universo do filme Aliens. Facehuggers (ou facebookers, acho que é tudo igual), Xenomorphs, Alien Queens, Ripley, Bishop, Higgs... Acho que está lá tudo. E se não estiver, provavelmente saem expansões com o que faltar. Ora porra, lá se vai o orçamento...

Dead of Winter: A Crossroads Game

À primeira vista, parece ser (mais) um jogo de zombies. Mas neste caso em concreto, o tema é apenas um meio para contar a história. Trata-se de um jogo meta-cooperativo, em que cada um tem de ajudar o grupo a sobreviver enquanto pensa nos seus obejctivos pessoais. Parece-me semelhante ao Batlestar Galactica, mas sem o elemento traidor obrigatório... mas que afinal até pode ser... mas que sem ele não sobrevivemos... mas que se calhar afinal não é... mas que se calhar até precisava de ser... Confuso? Parece-me que a ideia é mesmo essa. Provavelmente o grande hit da Feira.

Shadows of Brimstone: City of the Ancients + Shadows of Brimstone: Swamps of Death

Um pouco de batota agora, pois aparentemente são o mesmo jogo, embora em iteracções diferentes. O sistema de Shadows of Brimstone usa um sistema cooperativo de RPG, dungeon crawler, no Velho Oeste, com Horror Chtulliano à mistura. Se estes gajos fossem para um sitio feio mais as brincadeiras estupidas deles...

Pandemic: Contagion

Não sou especial fã do Pandemic, embora tenha sido o jogo que colocou os cooperativos no mapa, e é, sem dúvida, um bom jogo. Mas esta versão... Somos um doença, e queremos, competitivamente, destruir e matar o maior numero possivel de pessoas no mundo. O Apocalypse Pandémico ao contrário. Sou apenas eu que acho isto irracionalmente delicioso?

The Witcher Adventure Game

Sou fã dos videojogos The Witcher, pelo que, uma versão analógica iria sempre chamar-me a atenção. Ainda por cima, com a qualidade da Fantasy Flight Games, uma companhia que, por muito que tente, não consigo odiar (mas ver mais abaixo). Há que referir que o jogo foi desenhado por um dos meus designers favoritos (Ignacy Trzewiczek, autor de Robinson Crusoe: Adventure on the Cursed Island e Stronghold) logo tem tudo para ser um vencedor e um bom jogo. Já mencionei que é um jogo de aventura em setting de fantasia?

The Battle at Kemble's Cascade

Ora bem.... Um shooter 2D retro, com mecânica de side scrolling, baseado nos jogos de naves espacias das máquinas de arcada. Competitivo! Com PVP! E ship upgrades! E BOSSES GIGANTES!!!!!

XCOM: The Board Game

Odeio-te FFG! Odeio-te tanto!

estou à espera disto em Setembro na minha caixa de correio… é favor não virem arrombar a dita!

não me digas q nao fizeste o KS disto?

muito!

Este fiz o KS… estou à espera da copia :slight_smile:

Muito interessado neste tb :slight_smile:

Tb tá na lista :slight_smile:

… tanta ignorancia da minha parte! Então não é que de todos os títulos só tinha mesmo ouvido falar do Pandemic: Contagion!? blush

Talvez isto também explique o porquê de quase nunca jogar contigo. frown

Mas haverá, pelo menos, sempre um Mage Knight para jogarmos! yes

Estás melhor do que eu eu não tinha ouvido falar de nenhum. :( 

Mas o Heroes parece prometedor.